• Sustentabilidade
  • 28 de abril de 2021

Material indireto e direto: quais são as diferenças entre eles?

Você sabe o que é material indireto? E material direto? Entender esses conceitos é fundamental para quem trabalha com gestão de suprimentos. Afinal, essa classificação influencia bastante o valor final do produto.

Como você bem entende, a aquisição de insumos industriais é uma etapa decisiva para o sucesso da empresa. Exatamente por isso, é preciso se informar e aprender a selecionar sempre os melhores produtos.

Este post foi criado para esclarecer as diferenças entre os materiais indiretos e diretos e ajudar você a se tornar um profissional ainda mais eficiente e preparado. Acompanhe!

O que é material indireto?

De uma forma simples e didática, o material indireto é aquele que não tem relação direta com a produção da fábrica. Ainda assim, ele é extremamente relevante para o seu funcionamento — sua falta pode gerar grandes prejuízos.

Entenda que deixar de repor esses itens pode causar a interrupção de sua linha de produção. Além disso, o problema costuma gerar atrasos nas entregas para clientes e ainda tem o potencial de prejudicar o cronograma de manutenções preventivas.

Portanto, os materiais indiretos são auxiliares ao processo produtivo. Mesmo não sendo usados na fabricação do produto em si, eles servem para manter a indústria operando, como:

  • lubrificantes;
  • combustível para máquinas;
  • itens de limpeza;
  • parafusos;
  • lixas e estopas;
  • EPIs.

O que é material direto?

O material direto é o item essencial para a produção. No contexto industrial, estamos falando das matérias-primas, embalagens e tudo aquilo que é necessário para a apresentação final do produto.

Esse conceito facilita bastante a identificação desses materiais, não é mesmo? Em uma fábrica de móveis, estaríamos falando da madeira, da espuma e do couro, por exemplo. Já em uma gráfica ou editora, o papel e as tintas estariam nesse grupo.

É importante entender que esses materiais variam conforme o ramo de atuação da empresa. Lembrando que, sem eles, é impossível manter a linha de produção ativa.

Quais as diferenças entre material indireto e direto?

Em primeiro lugar, ficou claro que o material indireto e o direto são fundamentais para o funcionamento da indústria. Mesmo tendo funções e aplicações diferentes, é importante que o orçamento de compras os considere.

Com as informações apresentadas até aqui, você já deve ter entendido um pouco suas diferenças. Entretanto, para não gerar dúvidas, preparamos um breve resumo:

  • materiais diretos — são aplicados no produto ou fazem parte de sua composição;
  • materiais indiretos — são usados no processo produtivo e não são componentes do produto.

Como eles interferem no valor final do produto?

Falar sobre materiais diretos e indiretos é muito relevante para gestores da indústria. Esses conceitos fazem parte do cotidiano do setor de compras e têm uma relação direta com a precificação do produto.

Aliás, é válido destacar a maneira com que os custos são distribuídos dentro de qualquer negócio. Isso porque o controle do orçamento é imprescindível para o sucesso da indústria.

É por esse motivo que entender a origem das despesas é tão importante para a definição do custo efetivo do produto. Ou seja, identificar se o gasto tem ligação direta ou indireta com a produção.

Em resumo, sabendo o tipo de material adquirido e, consequentemente, o tipo de custo gerado, é possível melhorar o controle contábil da empresa. Essa classificação correta ajuda, inclusive, na redução de gastos estratégica — o que pode tornar o preço de venda mais competitivo.

Assim, despesas diretas e indiretas interferem no valor de revenda da mercadoria produzida. Conhecendo-as bem, os gestores têm uma visão mais ampla do negócio e podem colocar em prática ações que gerem mais produtividade e lucratividade.

Como fazer a melhor opção de compra?

Não há dúvidas de que todos os valores destinados à compra de insumos e materiais indiretos e diretos precisam ser considerados no cálculo de custos da empresa. Portanto, as estratégias de gestão de suprimentos devem ter o foco em reduzir gastos e melhorar os níveis de serviço.

Por representar uma parcela expressiva no orçamento da indústria, a compra de suprimentos não pode ser feita de qualquer maneira. É preciso planejamento e muitas análises para se fazer escolhas seguras e vantajosas.

Decidir qual a melhor opção de compra, portanto, depende de uma boa estratégia do responsável pela tarefa. Ele deve ficar atento a tudo o que pode gerar economia, sem jamais perder o foco na qualidade daquilo que adquire e, claro, dos fornecedores escolhidos. Nesse sentido, é importante observar algumas questões, como:

  • capacidade logística do fornecedor;
  • mix de produtos variado e de qualidade;
  • reputação e credibilidade do parceiro;
  • valor dos itens negociados.

Por que investir em gestão de suprimentos?

Para finalizar este post, precisamos falar um pouco mais sobre o papel da gestão de suprimentos no cotidiano da indústria. Afinal, ela é relevante para a aquisição de qualquer tipo de material. Ainda tem dúvidas? Veja os seus benefícios!

Redução de custos

A gestão de suprimentos permite que os gestores identifiquem gargalos e situações que aumentam os gastos da indústria. Cortando desperdícios e eliminando problemas, é possível reduzir custos sem afetar a qualidade dos trabalhos e do produto.

Otimização do estoque

A otimização do estoque é mais um benefício do bom gerenciamento dos suprimentos disponíveis na indústria. Com controle sobre tudo o que tem armazenado, o gestor pode evitar desperdícios e fazer compras de itens diretos e indiretos de forma mais inteligente.

Melhoria do relacionamento com fornecedores

A gestão de suprimentos também favorece o relacionamento com os fornecedores industriais. Em geral, para que a cadeia funcione corretamente, é preciso estabelecer verdadeiras parcerias, em que todos saem ganhando e se preocupam com os resultados globais.

Atração de novos clientes

Empresas que se preocupam com a cadeia de suprimentos conseguem estabelecer boas relações no mercado e garantem que as compras e entregas sejam cumpridas dentro dos cronogramas. Entendendo a capacidade de resposta de seus fornecedores, fica mais fácil atrair clientes e aumentar as vendas.

Conseguiu entender as diferenças entre material indireto e direto? Conhecer esses conceitos é uma das premissas para adquirir bons itens para sua indústria e, claro, alcançar a máxima performance de sua linha de produção. Daí a importância de sempre se atualizar e buscar novos conhecimentos.

Aliás, que tal seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro das tendências para o setor industrial? Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter