fbpx

Materiais para automação industrial: quais são os itens essenciais?

materiais para automação industrial
18/01/2021

Materiais para automação industrial: quais são os itens essenciais?

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no mercado global de materiais para automação industrial. De acordo com a Fortune Business Insights, o patamar deverá atingir a quantia de US$296,70 bilhões até 2026.

Isso se deve à crescente adoção de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), e a demanda por robôs em indústrias de manufatura em todo o mundo. O momento é promissor para o futuro da manutenção dos itens na indústria.

Continue a leitura para saber a importância de adotar as ferramentas certas, os materiais necessários para gerenciar a automação industrial e como adquiri-los.

Qual a importância de investir em bons materiais para automação industrial?

A necessidade de executar trabalhos sofisticados e intensivos em mão de obra direcionou o desenvolvimento de programas modernos de operação automatizada. O escopo dos produtos de automação se expandiu para agendamento, controle de mensagens de console, impressoras e todo tipo de hardware.

Nesse sentido, implementar tecnologias inovadoras contribui para a maior confiabilidade de sistemas, máquinas e equipamentos. A seguir, confira outros motivos que comprovam a relevância de adotar essa estratégia para ter certeza de que o seu dinheiro será bem aplicado.

Produtividade

Os sistemas possibilitam a automação de fábricas e processos industriais, permitem a produção em massa contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso melhora a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de montagem.

Qualidade

Por meio de controle adaptativo e monitoramento em diferentes etapas e processos industriais, os sistemas eliminam o erro humano e, assim, melhoram a qualidade e homogeneidade dos produtos oferecidos. A performance não diminui depois de horas de trabalho contínuo.

Maior consistência

Máquinas e computadores funcionam em uma dinâmica constante e intermitente. Dessa forma, os processos de produção automatizados têm mais durabilidade, são estáveis e sólidos. Principalmente porque são administrados com tecnologias de automação.

Flexibilidade

Implementar uma nova atividade na cadeia de produção tradicional envolve horas ou dias de treinamento da pessoa responsável. Por outro lado, com o sistema automatizado, a reprogramação de um robô ou máquina se torna um processo simples e rápido, com maior flexibilidade no processo produtivo.

Redução de custos

A implementação da automação industrial resulta na redução dos custos de análise de dados. Além disso, graças à análise automatizada, o risco de falha da máquina e interrupções de serviço cai drasticamente.

Aumento do valor agregado

Os sistemas de automação liberam os funcionários de funções tediosas e rotineiras. Quando isso acontece, eles ficam livres para realizar tarefas em outras áreas da indústria que proporcionam maior benefício.

Melhor capacidade humana

Os softwares de automação de serviços não apenas realizam as tarefas que um colaborador realizaria, mas são capazes de desempenhar funções que vão além da capacidade de um humano. São melhores em velocidade e resistência.

Quais são os materiais essenciais para automação industrial?

Anteriormente, o objetivo da automação era apenas aumentar a produtividade e reduzir o custo associado aos operadores humanos (ou seja, salários e benefícios). No entanto, o foco foi ampliado para aumentar a qualidade e flexibilidade no processo de fabricação. Para que isso seja possível, é fundamental adotar algumas ferramentas. Conheça!

Software de automação

O software de automação garante que as tarefas não sejam esquecidas ou executadas fora da sequência. As atividades prioritárias são concluídas com êxito, os dados de entrada permanecem corretos e qualquer processamento especial é executado.

O sistema lida, também, com ações complexas de forma dinâmica e inteligente, com base em parâmetros predefinidos. Assim, todas as funções são executadas de forma confiável pelo software de automação, livrando o pessoal de operações tediosas e manuais.

Software de Gerenciamento de Operações de Fabricação

O gerenciamento de operações de fabricação inclui o uso de ferramentas úteis, como software de gerenciamento de estoque, software de produção, rastreadores de defeitos e programas de reengenharia de processos. Todas elas auxiliam no aumento da eficiência das instalações.

Ao gerenciar as operações comerciais, cada chefe de departamento assume a responsabilidade de garantir que todas as tarefas sejam realizadas de maneira legal. Isso protege a empresa de possíveis multas governamentais e decisões regulatórias severas.

Outro benefício de adotar o software é a aplicação de sistemas de manufatura que auxiliam na redução da produção de resíduos. É que o sistema inclui técnicas de gerenciamento de estoque para organizar espaços e melhorar a precisão.

Portal TIA

O TIA Portal é a plataforma de automação de fábrica da Siemens. Foi projetada para automatizar todas as máquinas ou unidades dentro e ao redor da fábrica — independentemente de serem robôs, máquinas de enchimento de garrafas, máquinas de esterilização e unidades individuais menores, como compressores ou grandes drives, por exemplo.

Ferramenta de programação de PLC’s Step 7

Um controlador lógico programável (PLC), também conhecido como controlador programável, é o nome dado a um tipo de computador comumente usado em aplicações de controle comercial e industrial. Os PLCs diferem dos computadores de escritório nos tipos de tarefas que executam e no hardware e software de que precisam para executar as tarefas.

Embora as aplicações específicas variem amplamente, todos os PLCs monitoram as entradas e outros valores variáveis, tomam decisões com base em um programa armazenado e controlam as saídas para automatizar um processo ou máquina.

Ferramenta de programação de Supervisórios WinCC

A nova versão da WinCC foi desenvolvida para simplificar o processo de criação de uma interface gráfica de usuário homogênea e contemporânea por meio de gráficos SVG dinamizados. Com a versão V7.5, o WinCC agora oferece engenharia ainda mais simples, juntamente com flexibilidade aprimorada e maior segurança.

Onde esses materiais podem ser adquiridos?

As soluções desenvolvidas pela Siemens são projetadas especificamente para permitir que os operadores nas indústrias de processo criem, visualizem e analisem os gêmeos digitais de seus projetos e ativos. De um jeito inédito, as equipes podem ter dados existentes e interfaces de ferramentas acessíveis para garantir que as mudanças nos processos sejam capturadas e gerenciadas de forma precisa e oportuna por meio do sistema.

Na Nortel, é possível encontrar componentes e softwares da mais alta qualidade a um preço justo, uma seleção de produtos intuitiva e entrega rápida. A ampla variedade das ofertas se adapta à maioria das aplicações, então, você não paga mais do que é necessário.

Além disso, todos os itens funcionam de acordo com as especificações, com os serviços e suporte que a sua empresa precisa. São diversas soluções que atendem a diferentes necessidades. Entre em contato agora mesmo para obter todos os benefícios em materiais para automação industrial.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!