Para realizar cortes precisos e profissionais em materiais duros, é necessário contar com ferramentas de qualidade, como as máquinas de serra de fita. Elas são capazes de atender a diferentes necessidades, como a de fazer cortes em madeiras, em metais e até mesmo para serem utilizadas no corte de carnes em açougues.
Entretanto, assim como existem diferentes possibilidades de utilização, também há vários modelos dessa ferramenta, como a serra de fita vertical, a horizontal de bancada, entre outras. A escolha do tipo de máquina mais adequado à atividade é essencial para garantir o máximo aproveitamento dessa poderosa ferramenta.
A seguir, mostramos quais os principais modelos de serra de fita, suas principais características e como escolher a melhor para cada necessidade específica. Continue conosco e boa leitura!
Com uma máquina de serra de fita é possível cortar materiais rígidos de diferentes maneiras, são elas: de forma reta e precisa, em uma determinada angulação e em formatos curvos ou irregulares. Por isso, é uma ferramenta indispensável para empresas que trabalham com cortes em metais ou madeiras, por exemplo. Confira os tipos de máquinas existentes.
Esse modelo de máquina tem a serra posicionada de forma vertical e é indicada para a realização de cortes que tenham mais detalhes, como curvas e ângulos, embora também realizem cortes retos e precisos. Na prática, o material a ser cortado é movimentado em direção à lâmina, o que possibilita a variação no formato de cortes.
Vale ressaltar que essa liberdade de manuseio reduz a segurança das pessoas que trabalham com esse modelo de serra, embora ela tenha dispositivos de segurança, como o empurrador vertical e lateral. Apesar disso, o uso de equipamentos de segurança, como óculos de proteção e luvas, é indispensável.
Esse modelo conta com lâminas afiadas e dentadas que cortam no sentido horizontal, semelhante a uma tesoura, e é indicado para cortes retos e precisos. Em alguns modelos de máquina, também é possível realizar cortes angulares, mas não cortes curvos.
O modelo de bancada tem menor porte, o que significa que ele pode ser transportada com facilidade e é indicado para trabalhos menores. Ele contém uma morsa para ajudar a prender o material e, assim, proporcionar o corte perfeito. Além disso, ele pode ser utilizado para cortar diferentes tipos de materiais, basta escolher a lâmina mais apropriada, conforme a necessidade.
Máquina de serra fita horizontal com cabeçotes
Esse modelo de máquina é utilizado para corte de peças maiores, ela pode receber peça única ou até um feixe de peças, desde que respeite sua capacidade máxima de corte. Sua capacidade e velocidade já é bem conhecida no mercado de usinagem, manutenção e produção industrial.
A máquina de serra fita horizontal possui um cabeçote que avança sobre a peça realizando um corte preciso e com acabamento usinado. Esse avanço pode ser de modo manual, gravitacional ou automático, isso varia de equipamento para equipamento e a escolha vai de acordo com a necessidade de produção e demanda. Alguns equipamentos possuem cabeçote articulado onde é possível realizar cortes em ângulos.
Máquina de serra fita à bateria
Ideal para trabalho em campo, onde não há energia elétrica ou em locais de difícil acesso. Recomendada para pequenos cortes e trabalhos rápidos. Geralmente o equipamento não possui base e deve ser operado por pessoas previamente orientadas.
Além das características em relação ao formato da máquina, que pode ser vertical ou horizontal em função da disposição dos volantes e das lâminas, o modo de funcionamento também pode ser variável. Isso porque existem modelos manuais, automáticos, semiautomáticos e programáveis, o que permite sua utilização na indústria 4.0.
O modelo das lâminas utilizadas para o corte de materiais também contém características específicas. Basicamente, é preciso observar o formato e o espaçamento dos dentes, a largura e espessura da lâmina e o seu comprimento, que deve ser de acordo com o modelo da máquina usada. Por fim, é necessário verificar a indicação em relação ao uso da lâmina para o tipo de material a ser cortado.
As máquinas de serra de fita podem cortar diferentes tipos de materiais duros, como madeira, metal, tubos etc. As principais diferenças entre elas são a forma de disposição dos volantes e da lâmina, como mencionamos, além do tamanho e potência do equipamento.
Portanto, existem máquinas que podem ser utilizadas para a realização de trabalhos em empresas de pequeno porte, até máquinas robustas utilizadas por indústrias para o corte de materiais diversos.
A utilização de máquina de serra de fita permite a realização de cortes precisos e profissionais, além de ajudar a aumentar a produção. Entretanto, é preciso atenção ao escolher o modelo mais adequado, pois, como mencionamos, existem diferenças importantes entre os tipos de máquinas disponíveis.
Uma avaliação essencial é em relação ao tipo de corte que será realizado. Assim, se for necessário fazer cortes curvos, a máquina de serra de fita vertical será o modelo mais indicado. Também é preciso verificar o tamanho da garganta, que corresponde à distância entre a lâmina e a coluna da máquina vertical.
É necessário analisar essa distância, porque esse será o espaço disponível para inserir o material que será cortado. As máquinas verticais são utilizadas em marcenarias, açougues, serralheiras etc.
Já as máquinas do modelo horizontal de pequeno porte (de bancada ou portáteis) são ideais para o corte reto ou em ângulo e podem ser carregadas para outros locais. Portanto, são úteis para empresas como marcenarias, serralherias etc.
Já os modelos de maior porte, são mais usados pelas indústrias para o corte de materiais duros e de grandes espessuras, como chapas de metais, madeiras etc. Vale ressaltar que a escolha do porte da máquina também deve considerar a quantidade de trabalho que será realizada e o tipo de material que será cortado.
A máquina de serra de fita pode ser adquirida em lojas de suprimentos industriais, como a Nortel, que é uma empresa fornecedora de materiais para MRO (Manutenção, Reparo e Operação). Ela também é parceira de seus clientes, pois, além de produtos, oferece serviços para garantir o abastecimento contínuo de suprimentos para evitar a interrupção da linha de produção.
As máquinas de serra de fita são equipamentos utilizados para a realização de cortes retos, angulares ou curvos em materiais rígidos e espessos. A escolha do modelo ideal deve considerar diferentes fatores, como o objetivo do corte e a necessidade de uso. Portanto, pegue o modelo mais apropriado para a sua empresa e conte com a Nortel para auxiliar nesse momento.
Gostou do nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de máquinas de serra fita? Então assine a nossa newsletter para receber outras publicações como essa!