• Ferramentas
  • 23 de agosto de 2021

Como escolher máquinas de serra de fita? Entenda as diferenças entre elas

Para realizar cortes precisos e profissionais em materiais duros, é necessário contar com ferramentas de qualidade, como as máquinas de serra de fita. Elas são capazes de atender a diferentes necessidades, como a de fazer cortes em madeiras, em metais e até mesmo para serem utilizadas no corte de carnes em açougues.

Entretanto, assim como existem diferentes possibilidades de utilização, também há vários modelos dessa ferramenta, como a serra de fita vertical, a horizontal de bancada, entre outras. A escolha do tipo de máquina mais adequado à atividade é essencial para garantir o máximo aproveitamento dessa poderosa ferramenta.

A seguir, mostramos quais os principais modelos de serra de fita, suas principais características e como escolher a melhor para cada necessidade específica. Continue conosco e boa leitura!

Quais são os tipos de máquinas de serra de fita?

Com uma máquina de serra de fita é possível cortar materiais rígidos de diferentes maneiras, são elas: de forma reta e precisa, em uma determinada angulação e em formatos curvos ou irregulares. Por isso, é uma ferramenta indispensável para empresas que trabalham com cortes em metais ou madeiras, por exemplo. Confira os tipos de máquinas existentes.

Máquina de serra de fita com serra vertical

Esse modelo de máquina tem a serra posicionada de forma vertical e é indicada para a realização de cortes que tenham mais detalhes, como curvas e ângulos, embora também realizem cortes retos e precisos. Na prática, o material a ser cortado é movimentado em direção à lâmina, o que possibilita a variação no formato de cortes.

Vale ressaltar que essa liberdade de manuseio reduz a segurança das pessoas que trabalham com esse modelo de serra, embora ela tenha dispositivos de segurança, como o empurrador vertical e lateral. Apesar disso, o uso de equipamentos de segurança, como óculos de proteção e luvas, é indispensável.

Máquina de serra de fita horizontal de bancada

Esse modelo conta com lâminas afiadas e dentadas que cortam no sentido horizontal, semelhante a uma tesoura, e é indicado para cortes retos e precisos. Em alguns modelos de máquina, também é possível realizar cortes angulares, mas não cortes curvos.

O modelo de bancada tem menor porte, o que significa que ele pode ser transportada com facilidade e é indicado para trabalhos menores. Ele contém uma morsa para ajudar a prender o material e, assim, proporcionar o corte perfeito. Além disso, ele pode ser utilizado para cortar diferentes tipos de materiais, basta escolher a lâmina mais apropriada, conforme a necessidade.

Máquina de serra fita horizontal com cabeçotes

Esse modelo de máquina é utilizado para corte de peças maiores, ela pode receber peça única ou até um feixe de peças, desde que respeite sua capacidade máxima de corte. Sua capacidade e velocidade já é bem conhecida no mercado de usinagem, manutenção e produção industrial.

A máquina de serra fita horizontal possui um cabeçote que avança sobre a peça realizando um corte preciso e com acabamento usinado. Esse avanço pode ser de modo manual, gravitacional ou automático, isso varia de equipamento para equipamento e a escolha vai de acordo com a necessidade de produção e demanda. Alguns equipamentos possuem cabeçote articulado onde é possível realizar cortes em ângulos.

Máquina de serra fita à bateria 

Ideal para trabalho em campo, onde não há energia elétrica ou em locais de difícil acesso. Recomendada para pequenos cortes e trabalhos rápidos. Geralmente o equipamento não possui base e deve ser operado por pessoas previamente orientadas.

Quais são suas características?

Além das características em relação ao formato da máquina, que pode ser vertical ou horizontal em função da disposição dos volantes e das lâminas, o modo de funcionamento também pode ser variável. Isso porque existem modelos manuais, automáticos, semiautomáticos e programáveis, o que permite sua utilização na indústria 4.0.

O modelo das lâminas utilizadas para o corte de materiais também contém características específicas. Basicamente, é preciso observar o formato e o espaçamento dos dentes, a largura e espessura da lâmina e o seu comprimento, que deve ser de acordo com o modelo da máquina usada. Por fim, é necessário verificar a indicação em relação ao uso da lâmina para o tipo de material a ser cortado.

Quais as diferenças entre elas?

As máquinas de serra de fita podem cortar diferentes tipos de materiais duros, como madeira, metal, tubos etc. As principais diferenças entre elas são a forma de disposição dos volantes e da lâmina, como mencionamos, além do tamanho e potência do equipamento.

Portanto, existem máquinas que podem ser utilizadas para a realização de trabalhos em empresas de pequeno porte, até máquinas robustas utilizadas por indústrias para o corte de materiais diversos.

Como escolher a melhor máquina de serra de fita para cada caso?

A utilização de máquina de serra de fita permite a realização de cortes precisos e profissionais, além de ajudar a aumentar a produção. Entretanto, é preciso atenção ao escolher o modelo mais adequado, pois, como mencionamos, existem diferenças importantes entre os tipos de máquinas disponíveis.

Uma avaliação essencial é em relação ao tipo de corte que será realizado. Assim, se for necessário fazer cortes curvos, a máquina de serra de fita vertical será o modelo mais indicado. Também é preciso verificar o tamanho da garganta, que corresponde à distância entre a lâmina e a coluna da máquina vertical.

É necessário analisar essa distância, porque esse será o espaço disponível para inserir o material que será cortado. As máquinas verticais são utilizadas em marcenarias, açougues, serralheiras etc.

Já as máquinas do modelo horizontal de pequeno porte (de bancada ou portáteis) são ideais para o corte reto ou em ângulo e podem ser carregadas para outros locais. Portanto, são úteis para empresas como marcenarias, serralherias etc.

Já os modelos de maior porte, são mais usados pelas indústrias para o corte de materiais duros e de grandes espessuras, como chapas de metais, madeiras etc. Vale ressaltar que a escolha do porte da máquina também deve considerar a quantidade de trabalho que será realizada e o tipo de material que será cortado.

Onde adquirir uma máquina de serra de fita?

A máquina de serra de fita pode ser adquirida em lojas de suprimentos industriais, como a Nortel, que é uma empresa fornecedora de materiais para MRO (Manutenção, Reparo e Operação). Ela também é parceira de seus clientes, pois, além de produtos, oferece serviços para garantir o abastecimento contínuo de suprimentos para evitar a interrupção da linha de produção.

As máquinas de serra de fita são equipamentos utilizados para a realização de cortes retos, angulares ou curvos em materiais rígidos e espessos. A escolha do modelo ideal deve considerar diferentes fatores, como o objetivo do corte e a necessidade de uso. Portanto, pegue o modelo mais apropriado para a sua empresa e conte com a Nortel para auxiliar nesse momento.

Gostou do nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de máquinas de serra fita? Então assine a nossa newsletter para receber outras publicações como essa!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter