Você já conhece a manufatura digital? Ela está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, principalmente, com o desenvolvimento da Indústria 4.0.
A boa notícia é que todos os segmentos podem aproveitar os benefícios dessa tendência. Por isso, qualquer gestor que deseja se destacar no mercado e ver seu negócio crescer precisa dominá-la.
Está pronto para o futuro? Continue a leitura para conhecer as 3 principais características e os 5 maiores benefícios da manufatura digital!
Esqueça a manufatura do passado e dê as boas-vindas à manufatura digital! Agora, a indústria contará com o apoio de tecnologias digitais em seus processos produtivos.
O foco desse modelo é a integração de softwares e processos ao longo da cadeia de valor. Assim, consegue-se otimizar todo o ciclo de vida dos produtos — desde o desenho industrial até a venda ao consumidor final.
É válido destacar que não estamos apenas falando de automação industrial. No caso da manufatura digital, há o emprego de recursos inovadores e que transformam a rotina das empresas, como a Inteligência Artificial.
Imagine uma maquete digital de suas linhas de produção. Nela, é possível visualizar todos os detalhes da fábrica, como ferramentas, insumos, funcionários e até os prazos a cumprir. Ou seja, de maneira digital, você tem acesso a tudo o que precisa para manter a produção nos trilhos.
Como vimos, a manufatura digital chegou para elevar a eficiência e produtividade das empresas. Com auxílio de tecnologias disruptivas trazidas pela Indústria 4.0, ela promete revolucionar o mercado.
Para que você entenda melhor esse conceito, é importante conhecer as 3 principais características desse modelo. Confira!
A conectividade é uma das bases da manufatura digital. Isso porque, para que ela opere, é preciso assegurar um bom fluxo de informações, em tempo real.
Na prática, as máquinas, os sistemas e as pessoas estão conectadas e repassam dados relevantes e estratégicos aos gestores o tempo todo. Com isso, eles podem tomar decisões mais seguras.
Uma manufatura inteligente: é isso que esse modelo proporciona. Para isso, recursos que se baseiam na Inteligência Artificial (IA) e Big Data, por exemplo, são amplamente utilizados com o intuito de tornar os processos mais eficientes.
Um exemplo interessante é o aperfeiçoamento das manutenções preditivas. Diversas ferramentas e equipamentos tornam as análises mais precisas e rápidas, reduzindo custos consideráveis na indústria.
A terceira característica da manufatura digital é a automação industrial. Isso mesmo! Os processos manuais estão sendo abandonados para dar lugar a atividades automatizadas e padronizadas.
Mais uma vez, a tecnologia contribui para a produtividade e redução de erros na cadeia produtiva. Por isso, robôs autônomos e softwares farão parte do cotidiano do setor.
Como é possível perceber, a transformação digital é uma realidade na indústria e está quebrando paradigmas para que uma verdadeira evolução aconteça. Esse é um ótimo argumento para adotar esse conceito em seu negócio.
Mas, caso ainda tenha dúvidas, então, é importante conhecer os 5 maiores benefícios proporcionados pela manufatura digital. Acompanhe!
Se você enfrenta problemas com a execução dos processos dentro da indústria, precisa investir na manufatura digital. Afinal, os recursos tecnológicos utilizados reduzem os índices de erros e a necessidade de refazer tarefas.
Na prática, você terá processos mais eficientes e fluidos. Além disso, com tudo funcionando perfeitamente, ganhará mais tempo para se dedicar a novos projetos e questões mais estratégicas.
Os processos de manutenção são imprescindíveis para o funcionamento da indústria. Porém, como você bem sabe, nem sempre é fácil garantir que todas as máquinas estejam em sua máxima performance.
A manufatura digital promete acabar com boa parte dos seus problemas. Isso porque as atividades de manutenção passam a contar com o apoio de ferramentas inovadoras que ajudam a rastrear falhas com muita antecedência, como o gerador de imagem ultrassônico.
A modernização da fábrica é uma consequência da adoção da manufatura digital. Afinal, os processos passam a ser automatizados e embasados em tecnologia.
Em outras palavras, aquela fábrica repleta de processos manuais — e, em muitos casos, ineficientes — é substituída por uma rotina mais ágil, segura e tecnológica. Isso amplia sua competitividade e credibilidade no mercado.
É importante destacar a importante redução de custos proporcionada pela manufatura digital. Esse benefício é percebido de diversas maneiras, já que há um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Se há menos erros, desperdícios de tempo e paradas não programadas na produção, é claro que a empresa economiza e aumenta sua lucratividade, não é mesmo?
Por fim, a digitalização da manufatura faz com que os gestores aproveitem melhor os dados a sua disposição. Afinal, eles têm acesso em tempo real a tudo o que acontece na fábrica e podem tomar decisões realmente seguras.
Em um cenário de alta concorrência, fazer escolhas certas é um diferencial. Por isso, aproveite as ferramentas de automação, avalie os dados e fique sempre atento aos relatórios.
Depois de tudo o que você leu, deve estar se perguntando: como fazer essa transformação em minha indústria? Para que sua empresa seja considerada manufatura digital, é preciso seguir alguns passos. Conheça-os!
O primeiro passo é investir em automação. Afinal, uma fábrica inteligente não pode operar baseada em atividades manuais e sem padrões definidos.
Sendo assim, modernize o negócio como um todo, incluindo maquinário, sensores e ferramentas. Lembre-se de que quanto mais dados e informações você tem, melhor é a produção.
Com tantas mudanças, é importante investir em treinamento das equipes. Nesse caso, esforce-se para que todos compreendam os benefícios proporcionados pelas alterações realizadas e para que saibam manusear os novos equipamentos.
Não se esqueça de formar boas lideranças, pois elas serão a ponte entre os gestores e os demais funcionários — facilitando o diálogo e a identificação de problemas.
Como vimos, a manufatura digital é o futuro do setor. Como toda tendência, é preciso fazer adaptações e repensar velhos hábitos para colocá-la em prática. Seja qual for o seu ramo de atuação, saiba que esse é um investimento que compensa e colocará você em um novo patamar no mercado.
Que tal aprender um pouco mais? Conheça os tipos de manutenção industrial e as ferramentas que podem torná-las mais eficientes!