• Indústria
  • 4 de outubro de 2022

Manufatura 4.0 e o poder da transformação digital nas fábricas

Fábricas inteligentes fazem parte da Indústria 4.0 e ocupam local de destaque no cenário da inovação. Conheça os pilares e benefícios da manufatura 4.0 e saiba por que implementar na sua empresa

A utilização de dispositivos e máquinas inteligentes que se comunicam entre si e têm a capacidade de auxiliarem na tomada de decisões estratégicas estão ganhando cada vez mais força com a expansão da manufatura 4.0.

O cenário proposto pela Indústria 4.0, aliado aos benefícios da transformação digital, está mudando a gestão das fábricas e reforçando cada vez mais a necessidade de pensar de forma inteligente, conectada e unificada.

Dessa forma, a implementação dos caminhos da manufatura 4.0 atende uma necessidade crescente do mercado, que busca cada vez mais por inovação e soluções tecnológicas.

Saiba mais sobre manufatura 4.0 e conheça os benefícios de aplicar as tecnologias na sua fábrica.

O que é manufatura 4.0?

A manufatura 4.0 chega para transformar a cadeia de produção, levando o conceito de fábricas inteligentes para empresas de diferentes setores.

Com uma ideia de modernizar a rotina fabril, otimizando recursos, tempo e mão de obra, a manufatura 4.0 é o processo de transformação digital das fábricas com maquinário integrado a sensores que se comunicam entre si.

Esse sistema de automação industrial é capaz de monitorar operações, tornar os trabalhos mais assertivos e ainda antecipar e corrigir possíveis falhas na cadeia de produção.

O objetivo da manufatura 4.0 é levar mais economia e produtividade às fábricas, tornando os processos mais tecnológicos e conectados. Esse processo de transformação digital exige não só o equipamento necessário para que as operações sejam efetivamente digitalizadas e automatizadas, mas também uma mudança na mentalidade e na cultura da empresa para que cada vez mais os processos possam ser otimizados por meio da tecnologia.

O conceito de manufatura 4.0 baseia-se na implementação de uma série de tecnologias que podem automatizar os processos por meio da conexão entre dispositivos. Esses equipamentos IoT coletam dados, que por meio do Big Data são analisados e os sistemas inteligentes passam a compreender as informações e tomar decisões inteligentes e autônomas.

Os principais meios da manufatura 4.0

Para que seja possível aplicar as inovações da manufatura 4.0 nas empresas, é necessário ter em mente algumas tecnologias que proporcionam meios para que as fábricas passem pelo processo de transformação digital. Alguns deles são:

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, em inglês) é base para criação desse processo. Nesse estágio, há utilização de maquinário inteligente, sensores para coleta de informações e dispositivos conectados que criam uma rede de comunicação e permitem a ligação entre as máquinas e os sistemas.

Cibersegurança

Quando pensamos em soluções conectadas, é importante levar em consideração a quantidade de dados gerados e analisados pelos sistemas. Para garantir a proteção dos mesmos e evitar falhas e invasões que coloquem em risco o bom andamento dos processos fabris, é fundamental contar com sistemas de cibersegurança.

Sistemas ciber-físicos (CPS)

Esse conceito significa a união do mundo virtual com o mundo físico. Essas soluções são baseadas em sensores e atuadores que interagem com o mundo físico, possibilitando o uso das tecnologias para análise de dados, armazenamento e gestão das informações.

O uso desse tipo de sistema oferece mais produtividade no dia a dia da rotina fabril com o compartilhamento de informações em tempo real na cadeia entre o maquinário, a logística, os gestores e os parceiros de negócios.

Big Data

O Big Data é uma tecnologia de armazenamento em larga escala, que é capaz de gravar um grande volume de dados para que sejam utilizados nos processos de learn machine (aprendizado de máquina). Esses sistemas permitem a análise de dados de forma que o maquinário compreenda os padrões e passe a tomar decisões inteligentes de forma autônoma.

Esses dados são gerados pelos dispositivos IoT (sensores) que fazem parte da rede de máquinas e equipamentos da indústria.

O que sua empresa tem a ganhar com a manufatura 4.0?

Com potencial transformador, a implementação da manufatura 4.0 nas empresas pode levar inúmeros benefícios, sendo os principais:

  1. Descentralização de operações: a conexão entre as máquinas e os sistemas da fábrica fazem com que as informações sejam compartilhadas em tempo real, permitindo que o maquinário tome decisões, mas também registre para que os gestores tenham ciência dos processos. A autonomia desses equipamentos faz com que as operações sejam descentralizadas e otimizadas.
  2. Automação industrial: base da manufatura 4.0, a automação industrial leva modernidade, tomadas de decisões assertivas e otimização das operações dentro das fábricas.
  3. Prevenção e solução de problemas: com o monitoramento das operações e com as tomadas de decisões inteligentes, os sistemas têm capacidade de prevenir falhas e, no caso de eventuais problemas, resolver com mais facilidade.
  4. Otimização da mão de obra: os processos da manufatura 4.0 permitem o direcionamento da mão de obra para atividades específicas, tornam as operações mais assertivas, diminuem a necessidade de retrabalho e ainda elevam o nível de produtividade das equipes.
  5. Redução de custos: essas alternativas são lucrativas, uma vez que, quando falamos de soluções integradas, processos automatizados e tomadas de decisões inteligentes, as empresas só têm a ganhar no quesito orçamento.

Conte com as soluções da Nortel

A manufatura 4.0 está ocupando cada vez mais um local de destaque no cenário da inovação industrial. Adequar-se às necessidades do mercado para tornar essa transformação possível faz parte do desenvolvimento de fábricas inteligentes.

Conheça nossas soluções para manufaturas digitais e conte com nossa equipe de especialistas para levar a inovação para sua empresa.

Entre em contato agora para saber mais detalhes.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter