fbpx

KPIs: o caminho para monitorar o desempenho da sua empresa

KPIs nas indústrias
29/04/2022

KPIs: o caminho para monitorar o desempenho da sua empresa

Entenda o papel dos indicadores-chave para o sucesso das estratégias corporativas no segmento industrial. Você também vai conhecer alguns dos mais importantes.

As indústrias que atuam com inteligência e competitividade aplicando estratégias de sucesso, nas mais diversas áreas de atuação, têm algo em comum. Falamos em acompanhar a performance de suas ações por meio de indicadores-chave, os chamados KPIs.

Essas ferramentas de mensuração do desempenho são decisivas para garantir o sucesso das estratégias adotadas pela empresa. Com base nos KPIs, é possível desenvolver ações mais assertivas, garantindo melhoria contínua dos processos produtivos e administrativos.

Este artigo foi preparado para que você conheça os dados a serem mensurados e monitorados. Falaremos de alguns indicadores de desempenho mais utilizados pelas grandes marcas do mercado.

 

Tempo Médio para Reparo – MTTR

A primeira das métricas que trazemos como indispensáveis no acompanhamento da performance de uma empresa do segmento industrial é o Tempo Médio para Reparo (MTTR). É um KPI que mensura quanto do tempo a organização investe na manutenção de componentes, sistemas, máquinas ou equipamentos, além do período ocioso de cada um e a possibilidade real de solucionar os eventuais problemas detectados.

 

O MTTR contribui para a elaboração de modelos de apresentação para indicadores de manutenção. Não é apenas um índice de mensuração; é um indicador-chave que possibilita melhorias constantes da indústria, com menos desperdício de materiais e tempo na solução de gargalos na produção.

Um ponto importante a destacar é que não existe um valor ideal de MTTR. É preciso considerar porte, necessidades, máquinas, situações, equipes e equipamentos de forma específica. Por isso, cada indústria deverá ter um MTTR diferente, sempre considerando o somatório dos tempos para reparo (Tempo Total de Manutenção Corretiva), dividido pelo número total de ações de manutenção corretiva durante um determinado período.

 

  • MTTR = somatório dos tempos de reparo / número de intervenções realizadas

 

Nível de Utilização da Capacidade Instalada

Para aproveitar de forma adequada a capacidade da sua empresa, é preciso considerar um indicador que mensure o uso do maquinário e das instalações. Existe um KPI fundamental para entender, acompanhar e melhorar essa performance. É o Nível de Utilização da Capacidade Instalada.

Por meio dele, é possível acompanhar o desempenho e detectar o uso pleno ou ocioso do maquinário. Dados que, por sua vez, apontam-se como fundamentais para as estratégias focadas na solução de problemas operacionais, com otimização do aproveitamento e da produtividade da empresa.

 

Custo Total de Produção

O Custo Total de Produção é um indicativo importante para diferentes análises referentes ao maquinário industrial, incluindo depreciação, suprimentos, força de trabalho e demais insumos.

Esse KPI também permite identificar o lucro final após a venda dos produtos, além de criar estratégias por setor, por linha de produção e por período de atuação. Informações importantes no caminho de assegurar menores custos operacionais com maior eficiência. Uma equação imprescindível no cenário industrial.

Eficiência Global do Equipamento – OEE

O Overall Equipment Effectiveness (OEE), ou Eficiência Global do Equipamento, é, sem dúvida, um dos principais indicadores de performance operacional. Ele é bastante utilizado na indústria, principalmente no planejamento da produção, por estar diretamente ligado à capacidade de fabricação de novos itens.

Isso acontece porque o OEE é um KPI que aponta o nível de eficiência de um equipamento trabalhando, na comparação com a filosofia da manufatura enxuta. Ou seja, a partir dele, analisa-se até que ponto a quantidade de produtos entregue por aquela máquina atende à sua capacidade de produção total. É uma métrica que viabiliza calcular possíveis desperdícios e aumentar o desempenho do maquinário, além de mensurar quanto tempo é realmente gasto na produção.

Para indústrias que adotam o lean manufacturing como postura-padrão, o OEE é fundamental e está associado aos três fatores a seguir:

 

Disponibilidade

Compara a quantidade de tempo de trabalho do equipamento com o período pausado em que ficou disponível para funcionamento, viabilizando a definição de estratégias de paradas planejadas (manutenção preditiva, limpeza, dias não úteis etc) e não planejadas (queda de energia, falta de matéria-prima, ausência do operador, defeito e outros imprevistos).

 

Qualidade

Indicativo de mensuração dos itens que apresentam defeitos e não podem ser entregues aos clientes. Quanto mais produtos não atenderem ao padrão de qualidade, maior o indício de que algo precisa ser corrigido no processo de fabricação.

 

Performance

Indicador de desempenho que avalia o ritmo produtivo, comparando a velocidade da produção e o nível de agilidade esperado no planejamento.

 

Percentual de Entregas Realizadas no Prazo (OTD)

O On-Time Delivery, ou Percentual de Entregas Realizadas no Prazo tem como objetivo mensurar a quantidade de pedidos entregues de acordo com o cronograma previsto.

É certamente um dos mais importantes KPIs para a indústria, por repercutir em imagem positiva ou negativa para a marca. E toda empresa quer ter boa reputação, não é mesmo? Para garantir um OTD que represente com fidelidade o desempenho logístico da empresa, é importante conferi-lo diariamente.

Rotas de entrega organizadas, agendadas e otimizadas facilitam o resultado para um bom índice nessa métrica, aumentando ainda a satisfação dos clientes. Os benefícios refletem diretamente no planejamento de produção industrial, já que a operação é monitorada e integra os diversos setores da empresa, utilizando o tempo de forma inteligente, corrigindo erros, reduzindo desperdícios e retrabalhos. O potencial máximo dos equipamentos é aproveitado, com altos níveis gerais de qualidade.

 

O que os indicadores-chave têm a ver com a sua empresa?

Agora que você já conhece alguns dos principais KPIs utilizados na indústria, é hora de aplicá-los. Grandes empresas, com autoridade no mercado, acompanham constantemente as suas performances.

São números que direcionam as ações, corrigem erros de percurso e permitem traçar estratégias mais inteligentes, de acordo com a necessidade e exigência da carteira de clientes.

Um conjunto de benefícios ainda mais bem aproveitados com o apoio de tecnologias adequadas, facilitando o fluxo de dados constante, com correta aplicação nos diferentes setores da empresa. Esse acompanhamento é a melhor maneira de analisar os resultados da sua gestão. Ele assegura que tais resultados estejam de acordo com os objetivos traçados no planejamento, alinhando a produção às ações de marketing e indicando o Retorno sobre Investimento (ROI) atingido.

Sua empresa já vem fazendo dos indicadores de desempenho uma ferramenta de melhoria contínua e para injeção de inteligência e competitividade aos processos produtivos e de gestão?

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!