fbpx

O que é a metodologia Just in Time e quais as suas vantagens?

just in time
02/02/2022

O que é a metodologia Just in Time e quais as suas vantagens?

Com a concorrência crescente do mercado e a pressão cada vez maior para aumentar a lucratividade, muitas empresas adotaram a metodologia Just in Time para impulsionar seus resultados financeiros — o que pode ser problemático quando as cadeias de suprimentos chegam a uma parada brusca. O que ocorre é que grande parte das empresas cria e mantém estoque em excesso, e isso pode ser bastante prejudicial.

Just in Time surge como uma forma de gestão de estoque, que requer um trabalho próximo aos fornecedores para que as matérias-primas cheguem quando a produção está programada para começar, mas não antes disso. O objetivo é ter o mínimo de estoque disponível para atender a demanda. Mas você sabe sabe como a metodologia funciona na prática e como ser vantajosa para sua empresa?

Neste post, tiraremos suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é metodologia Just in Time?

Just in Time ou JIT é um método de gerenciamento de estoque, no qual as mercadorias são recebidas dos fornecedores apenas quando são necessárias. O principal objetivo desse método é reduzir os custos de manutenção e aumentar o giro de estoque.

O conceito foi popularizado pela produtividade da indústria japonesa, no início dos anos 1970 nas fábricas da Toyota, que atenderia às demandas dos consumidores com atrasos mínimos, utilizando uma abordagem focada em pessoas, fábricas e sistemas.

O objetivo principal da metodologia é zerar os estoques em toda a empresa e em sua cadeia de suprimentos. Isso utiliza completamente os recursos organizacionais e maximiza o ROI. O Just in time requer um planejamento cuidadoso de toda a cadeia de suprimentos e o uso de software superior para realizar todo o processo até a entrega, o que aumenta a eficiência e elimina a margem de erro, à medida que cada processo é monitorado.

A metodologia de estoque Just in Time é considerado uma abordagem “puxada” na manufatura. O que acontece é que quando as atividades de vendas asseguram uma produção maior, o estoque é então “puxado” e são solicitados mais suprimentos de fabricação. O resultado é um fluxo uniforme de produção e custos de estoque mais reduzidos.

O Just in Time se baseia em sinais fornecidos em diferentes pontos do processo de produção, que informam ao fabricante quando fazer o próximo item. O esgotamento do estoque indica que novas peças serão solicitadas.

Como essa metodologia funciona na prática?

Primeiro, um cliente faz um pedido ao fabricante. Quando o fabricante recebe o pedido, ele faz um pedido aos seus fornecedores. Os fornecedores recebem o pedido e fornecem ao fabricante os materiais necessários para atender à solicitação do cliente. A matéria-prima é então recebida pelo fabricante, montada e vendida ao cliente.

As empresas utilizam o método Just in Time de contabilidade de estoque para que se alinhe diretamente com as mercadorias que estão produzindo. São criados produtos diretamente relacionados aos pedidos que estão sendo feitos, em vez de fazer produtos extras com o intuito de atender às necessidades de quaisquer pedidos em potencial que possam ser feitos.

Quais são as vantagens de implementá-la ?

São muitas as vantagens de implementar a metodologia Just in Time em uma empresa. A seguir, listamos as principais delas. Confira!

Reduz o risco de desperdício de estoque

Uma estratégia Just in Time ajuda a eliminar a superprodução, que ocorre quando a oferta de um item no mercado excede a demanda e leva ao acúmulo de estoques invendáveis. Esses produtos invendáveis ​​se transformam em estoque morto, aumentando o desperdício e consumindo espaço no estoque. Com a metodologia, você pede apenas o que precisa, portanto, não há risco de acumular produtos inutilizáveis.

Diminui o custo de manutenção do armazém

A grande realidade é que o armazenamento é caro e o excesso de estoque pode dobrar seus custos de armazenamento. Em um método Just in Time são reduzidos ao mínimo os custos de manutenção do depósito.

Como você faz o pedido apenas quando o cliente solicita um produto, seu item já foi vendido antes de chegar até você, portanto, não há necessidade de armazená-lo por muito tempo. As empresas que seguem o método serão capazes de reduzir o número de itens em seus depósitos ou eliminá-los completamente.

Oferece mais controle

Na metodologia, o fabricante tem controle total sobre o processo de fabricação, que funciona de acordo com a demanda. Eles podem suprir as demandas dos clientes aumentando rapidamente a produção de um produto sob demanda e reduzindo a produção de itens de movimentação lenta. Isso torna o método mais flexível e capaz de atender às necessidades do mercado em frequente mudança.

Por exemplo, a Toyota não realiza a compra de matéria-prima até que um pedido seja recebido. Isso permite que a empresa mantenha um estoque mínimo, minimizando assim os seus custos e viabilizando uma adaptação rápida às mudanças na demanda, sem ter que afetar o estoque existente.

Permite que recursos sejam utilizados em outras áreas

Outra grande vantagem do sistema de gerenciamento de estoque Just in Time é que os fundos que estavam amarrados aos custos de estoque podem ser usados ​​em outro lugar. Do mesmo modo, áreas voltadas para o armazenamento de estoque se tornam livres para que a indústria utilize na produção ou para outros tipos de demandas dentro da empresa.

Aumenta a produtividade

A metodologia Just in Time aumenta a produtividade, reduzindo o tempo e os recursos envolvidos nos processos de fabricação dos produtos. Ela, basicamente, elimina desperdícios e potencializa a produtividade na empresa. A fim de viabilizar essa otimização, os processos são simplificados. Com objetivo de produzir somente o necessário, a organização acaba se tornando mais produtiva.

Melhor relacionamento com os fornecedores

Outra vantagem significativa da metodologia é que se torna mais efetiva a comunicação entre os seus fornecedores e a empresa. O que ocorre é que por ser necessário realizar um planejamento mais rigoroso, isso faz com que tenha mais exatidão nessa relação. Inclusive, os pedidos são mais exatos, no que tange o tempo de entrega e sua quantidade. Todavia, é muito importante possuir uma base de fornecedores de fato confiáveis.

Por fim, é essencial que a implantação da metodologia Just in Time seja bem executada, a fim de que essas vantagens sejam realidade na empresa. Lembrando que é extremamente importante oferecer treinamentos às equipe, realizar investimento para otimizar cada um dos processos, assegurar o controle de qualidade dos produtos, a fim de iniciar a implementação da metodologia na empresa.

Você curtiu nosso post? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e leia mais conteúdos como este!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!