fbpx

Inovações no agronegócio: o que esperar para os próximos anos

O agronegócio deve passar por transformações tecnológicas nos próximos anos. Saiba quais serão as grandes inovações.

27/10/2022

Inovações no agronegócio: o que esperar para os próximos anos

O setor que engloba a agricultura e a pecuária está crescendo e se adaptando às tecnologias do mercado. Conheça o cenário para os próximos anos e as grandes promessas de inovação.

O setor do agronegócio está expandindo na medida em que a demanda por produtos relacionados à agricultura e pecuária cresce. A população mundial está crescendo, a demanda por alimentos está aumentando e a procura por matérias-primas rurais segue nessa mesma linha.

Por isso, a busca por evolução no setor deve ser levada a sério. Ainda que o cenário seja muito diferente e mais evoluído em relação a décadas passadas, o caminho pela inovação é extenso.

Embora a mão de obra seja eficiente e funcional, o auxílio de aparatos tecnológicos variados ajuda na otimização das operações e na transformação dos processos da produção rural.

O uso de maquinário inteligente, a aplicação de sistemas de gestão, entre outras tecnologias, chegam com força para levar a transformação digital ao agronegócio brasileiro.

Leia o artigo e confira algumas das principais inovações que devem movimentar o mercado da agricultura e pecuária nos próximos anos.

O Brasil no mapa da inovação do agronegócio

O Brasil ocupa um local de destaque no ramo do agronegócio mundial. Para se ter ideia, o país ocupa o 4º lugar na lista dos maiores produtores de grãos do planeta, sendo destaque também no ranking de produção de leite, café, açúcar, algodão e carne e responsável por metade da produção da soja consumida no mundo.

O saldo é positivo no Brasil e essa posição deve melhorar ainda mais nos próximos anos, uma vez que o mercado do agronegócio está se mostrando cada vez mais interessado em buscar novas tecnologias e novidades para o campo.

Percebe-se um intenso movimento de transformação digital em todas as áreas do negócio: desde a preparação das lavouras, passando pelo plantio e pela colheita, até chegar ao transporte dos produtos.

Ou seja, essa inovação deve bater à porta não só de quem faz a agricultura e pecuária no campo de frente, mas também nos setores de apoio que atuam em todos os processos da produção rural.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), órgão responsável por representar mais de 5 milhões de produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, o agronegócio tem um papel fundamental no crescimento econômico do país e deve ocupar cada vez mais espaço nesse âmbito.

As inovações que prometem transformar o agronegócio

Cada vez mais o mercado brasileiro está crescendo no ramo. Para que esse processo seja mais tecnológico e produtivo, é fundamental que o setor esteja atualizado e em busca constante de inovação.

Confira abaixo quais são as grandes novidades tecnológicas que prometem transformar o agronegócio nos próximos anos:

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é um dos maiores destaques quando falamos de inovação no agronegócio. Com um conceito que permite conectar e efetuar a troca de dados entre dispositivos através da conexão com a internet, a IoT eleva o aspecto tecnológico no ramo.

Equipamentos e sistemas agrícolas conectados à internet ganham cada vez mais espaço e devem ser a grande tendência dos próximos anos — a exemplo do uso de chips, QR codes, softwares e automação de processos com produtos inteligentes.

Inteligência artificial

Conceito já presente em diversos setores da indústria, a inteligência artificial está ganhando destaque também no agronegócio.

Métodos que utilizam maquinário inteligente podem ser utilizados na gestão de fazendas, monitoramento de lavouras, rastreamento de animais na pecuária, análises de capacidade produtiva, controle de qualidade, combate a pragas em plantações, entre outros.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão tem como função a otimização das operações realizadas nas lavouras. De modo geral, o método permite compreender, por meio de diversas tecnologias, as necessidades de cada local da fazenda.

Isso é feito com o auxílio de diferentes equipamentos, como dispositivos com piloto automático, semeadoras em taxa variável, distribuidores de fertilizantes, irrigadores, sensores, entre outros.

Agricultura digital

Junto com o maquinário, a agricultura digital propõe a utilização de ferramentas digitais como softwares que fazem as análises dos dados desses equipamentos para auxílio na tomada de decisões.

São utilizados também satélites, drones, câmeras e sensores que são analisados por meio de plataformas digitais, com o objetivo de gerar imagens e dados sobre os campos.

Dessa forma é possível que o gestor identifique o que está dando certo ou não e decide quais medidas específicas devem ser tomadas em cada ponto, gerando economia, produtividade e assertividade nas operações.

Blockchain

O blockchain é uma ferramenta utilizada para compartilhar os dados extraídos das lavouras com empresas que realizam a comprovação de cada etapa da produção rural.

Ou seja, esse método ajuda a rastrear todos os momentos do trabalho no local, desde o início do preparo do campo para o plantio, até a colheita e envio aos distribuidores.

Esse processo resulta em dados e relatórios que podem ser avaliados depois que as etapas são concluídas e tem como objetivo principal auxiliar para que os gestores e produtores avaliem os processos e trabalhem em métodos de melhoria e evolução.

Conheça as soluções Nortel para o agronegócio

Sendo muitas vezes uma base estrutural para diversos outros ramos do mercado, o agronegócio ocupará cada vez mais espaço no radar dos grandes destaques de inovação para os próximos anos.

Para acompanhar esse movimento, é preciso que os produtores e gestores estejam atentos para identificar quais caminhos seguir, com o auxílio de bons profissionais, bons equipamentos e visão de mercado aprimorada.

Com mais de 50 anos de história no mercado de materiais elétricos, automação e iluminação, a Nortel se consolida como uma empresa em busca de constante inovação. Por isso, em parceria com a Signify (Philips) e a Esalq/USP, desenvolvemos uma solução de suplementação luminosa, de irrigação de luz para pivôs, para agricultura extensiva.

Com foco no aumento da produtividade e sustentabilidade, o agricultor poderá reduzir o uso de outros insumos por unidade de produção, contribuindo para uma agricultura otimizada e sustentável.

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e um portfólio de produtos modernos, tecnológicos e prontos para transformar negócios para o futuro.

Conheça nossas soluções e saiba como podemos alavancar sua empresa no cenário do agronegócio inovador.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!