fbpx

Iluminação para galpão: 6 fatores que devem ser considerados para melhorar o ambiente

Iluminação para galpão
05/07/2021

Iluminação para galpão: 6 fatores que devem ser considerados para melhorar o ambiente

O planejamento da iluminação para galpão deve levar em consideração diversos fatores. Ainda assim, não é raro encontrarmos erros e fatores de riscos no dia a dia das empresas. A verdade é que um projeto luminotécnico eficiente amplia a produtividade da indústria.

Além disso, alguns cuidados ajudam a reduzir acidentes de trabalho e a gerar economia para o negócio. Ficou interessado e quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura e conheça os 6 fatores que melhoram a iluminação industrial!

Por que se preocupar com a iluminação do galpão industrial?

A iluminação de um galpão industrial é considerada um desafio para muitos gestores. Afinal, estamos falando de ambientes extremamente importantes e que não aproveitam bem a iluminação natural. Em geral, é necessário manter luz artificial durante todo o tempo, o que aumenta os gastos com energia elétrica e com a compra de insumos e materiais indiretos, como lâmpadas e cabos.

E essas não são as únicas preocupações quando o assunto é iluminar galpão. Trata-se de um fator intimamente ligado aos resultados da indústria, capaz de melhorar sua produtividade, a gestão dos itens e a própria segurança dos colaboradores.

Em outras palavras, a iluminação do galpão industrial é assunto sério e jamais deve ser negligenciado. A empresa que entende isso sai na frente e desfruta de diversos benefícios.

Quais são os 6 fatores essenciais para a iluminação de galpões?

Agora que você já entendeu a importância do controle da iluminação industrial, é hora de aprender a torná-la realmente eficiente. Para isso, selecionamos os 6 fatores que devem ser avaliados ao montar o projeto luminotécnico do local. Ao observar essas particularidades, você terá a certeza de que o planejamento está correto e adequado às necessidades do seu negócio. Confira!

1. Economia e praticidade

Economia e praticidade são elementos importantes dentro de um projeto luminotécnico para a indústria. Isso porque os espaços são usados com frequência e precisam ser adequados aos trabalhos ali executados.

Os galpões industriais geralmente mantêm as luzes acesas por várias horas no dia — em muitos casos, por 24 horas. Sendo assim, quanto mais econômicas e práticas forem as lâmpadas e equipamentos escolhidos, melhor para a empresa.

2. Iluminância

O que isso? De maneira simples e resumida, estamos falando da quantidade de luz que incide sobre um determinado lugar. Por serem locais espaçosos e altos, a iluminação dos galpões nem sempre é simples de ser executada.

Assim, a iluminância definirá quantas luminárias serão necessárias, levando-se em consideração o tamanho e a altura do ambiente. Vale destacar que ela é medida presencialmente com o auxílio de um aparelho chamado luxímetro, mas pode ser calculada digitalmente por meio de softwares.

3. Temperatura de cor

O terceiro aspecto que merece ser observado com atenção é a temperatura de cor. A temperatura de cor ou cor da luz influencia diretamente na performance dos profissionais e uma boa aplicação é essencial. Essa temperatura de luzes é medida por Kelvin (K). Assim, você encontrará lâmpadas com diferentes espectros, variando de:

  • 2.500K a 3.000K, no caso das quentes;
  • 4.000K a 5000K, no caso das neutras;
  • 5.000K a 6.500K, no caso das frias.

4. Reprodução de cor

O quarto fator importante para o seu projeto de iluminação é a análise da necessidade de reprodução de cor do seu negócio. Ou seja, se a indústria depende ou não que as cores sejam fielmente reproduzidas. Gráficas e fábricas de tecidos, por exemplo, precisam que as cores dos produtos sejam visualizadas com exatidão. Mas isso pode não ser tão relevante em uma fábrica de chocolates, não é mesmo?

Diante disso, é preciso identificar suas demandas e analisar o Índice de Reprodução de Cor (IRC), que normalmente vem descrito nas embalagens das lâmpadas e luminárias. Em geral, quanto mais próximo o índice de 100, mais fiel será a reprodução de cor.

5. Pontos de iluminação suficientes

Estudar e determinar quantos pontos de iluminação devem existir no seu galpão industrial é o quinto aspecto essencial para um bom projeto luminotécnico. Nesse caso, além de garantir a incidência adequada de luz, é possível reduzir gastos.

Um planejamento eficaz mapeia a necessidade do ambiente e traz com exatidão a quantidade de lâmpadas e luminárias ideal. Além disso, ele informa a disposição dos pontos de iluminação, evitando pontos mais escuros e com baixa visibilidade.

6. Tecnologia sustentável

O sexto e último fator da nossa lista é a escolha de itens e produtos baseados em tecnologias sustentáveis. Afinal, a indústria do futuro é consciente e se preocupa em reduzir seus impactos sobre o meio ambiente.

Invista em materiais econômicos e produzidos com o foco em sustentabilidade. Os benefícios experimentados pelo seu negócio valem a pena e ajudam a conquistar seu diferencial competitivo no mercado.

Quais as consequências de não se atentar a esses fatores?

O planejamento e a execução de uma boa iluminação para galpões industriais são fundamentais. No entanto, nem toda empresa se preocupa em analisar os fatores apresentados. Quando isso ocorre, as chances de enfrentar problemas e sofrer prejuízos são reais. Confira as principais consequências desse descuido!

Crescimento dos riscos de acidentes

Um ambiente mal iluminado gera riscos de acidentes, colocando seus funcionários em perigo. Lembre-se de que, na indústria, especialmente no manuseio de máquinas, é importante que o colaborador tenha uma boa visibilidade.

Encarecimento dos custos industriais

Se o projeto luminotécnico não for bem elaborado e não levar em consideração todos os aspectos necessários, seu negócio pode enfrentar um aumento de gastos. Nesse caso, o principal custo será a conta de energia elétrica.

Aumento das manutenções

Por fim, o aumento das manutenções é mais uma consequência da ineficiência da iluminação dos galpões. Afinal, os equipamentos podem não ser os mais adequados às suas necessidades tanto em potência quanto em qualidade, durabilidade e eficiência.

Viu só como a iluminação para galpão é um assunto importante para o seu dia a dia? O ambiente industrial precisa ser bem iluminado e adequado. Com as estratégias e escolhas certas, você amplia sua produtividade e ainda garante a segurança de sua equipe.

Com dificuldades para elaborar um projeto luminotécnico para sua empresa? A Nortel tem tudo o que você precisa e está pronta para ajudar. Entre em contato agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!