fbpx

8 boas práticas de gestão financeira industrial para você incorporar

19/10/2021

8 boas práticas de gestão financeira industrial para você incorporar

Um dos setores que envolve diversas atividades e se torna complexo é a gestão financeira industrial. Isso porque, para que a organização seja lucrativa e eficiente, a área financeira precisa acompanhar diversos processos, como gestão de estoque, compra de insumos, logística de distribuição, produção, entre outros.

No entanto, ter o controle dessas etapas pode não ser uma tarefa fácil, sendo preciso adotar algumas medidas para identificar as fraquezas atuais e as novas oportunidades a fim de melhorar a gestão financeira. Pensando nisso, separamos 8 boas práticas para você incorporar em seu negócio e ter mais eficiência. Acompanhe!

Entenda o que é e como funciona a gestão financeira em indústrias

Trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas que proporcionam ações para otimizar os resultados e a performance da empresa. O principal objetivo é melhorar os resultados, realizando um planejamento que visa aumentar a lucratividade, reduzir os custos e avaliar e controlar as finanças que compõem a indústria.

O funcionamento da gestão financeira é bastante abrangente, visto que envolve diversos processos e setores. Por isso, é fundamental que ela seja realizada de maneira acertada e eficiente.

Saiba qual é a importância dela

Dentro da empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, esse é um dos processos mais importantes. Isso porque por meio das finanças é possível alinhar os impactos e as tomadas de decisões relacionadas às demais áreas da instituição, envolvendo aspectos gerenciais, econômicos e contábeis. Uma boa gestão financeira industrial evita o acúmulo de contas e traz outros benefícios, como:

  • investimento em novos serviços, produtos e tecnologias;
  • aquisição de talentos;
  • aumento da receita da empresa;
  • atração de investidores e fornecedores;
  • retidão dos compromissos financeiros.

Confira 8 boas práticas de gestão financeira industrial

Agora que você já entendeu o que é esse processo, veja as melhores formas de implementá-lo em seu negócio a seguir.

1. Estudo da gestão financeira

O setor industrial está em constante mudança para se adequar ás novas tecnologias não apenas na área da produção, mas também nos trâmites administrativos, sendo essencial que o gestor evite se acomodar.

Isso porque a gestão financeira exige frequentes atualizações em conceitos e técnicas, necessitando adotar uma visão holística para entender melhor as especificidades de todas as áreas a fim de obter mais eficiência em seus processos.

2. Planejamento eficiente

O planejamento é a base de qualquer gestão financeira industrial, pois nessa etapa vários aspectos precisam ser analisados, como sistema operacional, processos, tecnologias, demandas, previsão dos rendimentos, entre outros, além de serem estabelecidos os objetivos, as metas e as formas de alcançar o crescimento dos resultados em médio e longo prazo.

3. Organização do fluxo de caixa

Ter o controle da entrada e da saída do dinheiro da empresa é uma das principais etapas da gestão financeira industrial. Desse modo, o fluxo de caixa deve ser organizado e positivo para que a indústria tenha condições para futuros investimentos, eventuais emergências e para crescer de forma sólida.

É preciso conhecer e levantar todas as movimentações financeiras da organização a fim de planejar e detalhar as ações tomadas, bem como acompanhar e monitorar o fluxo de caixa, mantendo-o atualizado e preparado para as mudanças do mercado.

4. Separação das contas

Outra prática importante é não misturar o dinheiro pessoal com o da empresa. Em geral, essa situação é um erro que prejudica o desenvolvimento do negócio. Logo, deve-se separar essas duas verbas para que uma não interfira na outra e para fazer com que a empresa se sustente por ela mesma.

5. Acompanhamento da gestão do orçamento

É comum que todos os anos a indústria determine o orçamento disponível, mas acompanhar toda essa movimentação pode ser difícil. Nesse caso, recomenda-se implementar tecnologias que ajudem nessa tarefa, como o uso de software específicos.

Assim, as chances de cometer erros diminuem, já que a obtenção de dados será mais precisa, favorecendo a redução de planilhas e permitindo mapear de maneira eficiente todo o fluxo da indústria.

6. Organização dos documentos

Documentos tributários, fiscais e até os relacionados aos funcionários devem ser mantidos sempre organizados e atualizados. Desse modo, a rotina é facilitada, evitando perdas de documentos e deixando a empresa em conformidade com todas as questões trabalhistas.

Além disso, essa condição traz uma maior segurança jurídica, visto que assegura o cumprimento dos acordos e dos prazos estabelecidos, mantendo a empresa à disposição para qualquer fiscalização ou outras eventualidades que demandem a apresentação de documentos.

7. Padronização das etapas

Essa ação permite que a rotina seja realizada com mais segurança, uma vez que aumenta a eficiência produtiva e reduz os custos com retrabalho nas operações, além de diminuir os erros operacionais.

8. Automação dos processos

A aquisição de um software de gestão facilita a automação dos processos, já que possibilita que os registros de todas as rotinas empresariais permaneçam no banco de dados.

Diante disso, a indústria melhora o fluxo de informações, permitindo uma maior eficiência na tomada de decisões e a redução de despesas operacionais e custos, além de promover uma melhora dos resultados em longo prazo.

Veja os cuidados indispensáveis e os erros comuns que precisam ser evitados

Erros na gestão financeira geram prejuízos para qualquer empresa. Com isso, é preciso ter alguns cuidados indispensáveis, como planejar, organizar e controlar as despesas e as contas, visto que há uma relação direta com outras áreas. Além disso, para alcançar o sucesso da empresa, é fundamental evitar alguns erros, como:

  • não priorizar as contas a pagar;
  • não registrar todos os recursos que entram e saem da indústria;
  • não estabelecer uma cultura organizacional sólida dentro da instituição;
  • misturar as contas pessoais com as da empresa;
  • não definir metas;
  • não usar um sistema para a gestão financeira;
  • não realizar o planejamento tributário.

Como vimos, a gestão financeira industrial contribui para o crescimento, direciona os investimentos e ajuda no seu planejamento, trazendo maiores lucros e resultados e possibilitando um maior destaque no mercado. Assim, vale a pena adotar essas práticas para impulsionar o faturamento da organização.

Gostou do nosso conteúdo? Então, você também vai gostar de conferir as melhores práticas da gestão de suprimentos na indústria. Boa leitura!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!