fbpx

Gestão de suprimentos na indústria: confira as melhores práticas

Gestão de suprimentos indústria
30/06/2021

Gestão de suprimentos na indústria: confira as melhores práticas

Alguns fatores são decisivos para o funcionamento e crescimento de uma fábrica, devendo ser dominados pelos profissionais da área. A gestão de suprimentos na indústria é um desses aspectos que merece sua atenção.

Trabalhar com uma previsão de demanda adequada e realizar a reposição de ferramentas, insumos e itens de MRO no momento certo são ações que impactam todos os setores. Afinal, a produção depende disso.

Mas você sabe como melhorar esse processo? Continue a leitura e conheça as melhores práticas para a gestão de suprimentos!

Qual a importância da gestão de suprimentos na indústria?

A gestão da cadeia de suprimentos é um dos pilares para o sucesso da indústria. Isso porque ela envolve diversas atividades de administração e controle dos elementos indispensáveis para a manutenção da produção, como:

  • fluxos de dados;
  • negociação com fornecedores;
  • reposição de insumos, mercadorias e itens MRO;
  • gestão de estoque;
  • rotinas logísticas;
  • controle de custos.

É graças a esse processo que a fábrica consegue operar de maneira estratégica, sempre atenta às demandas do mercado. Com dados de consumo nas lojas, fica mais fácil entender a dinâmica de consumo e decidir o que e o quanto produzir.

Como resultado, a produção está sempre equilibrada, a distribuição dos itens é realizada no ritmo certo (sem atrasos) e não faltam itens no estoque e nem nas gôndolas.

Além disso, a gestão de suprimentos na indústria evita interrupções nos trabalhos, principalmente por falta de matéria-prima ou itens indispensáveis para a manutenção industrial, como materiais de limpeza, EPIs e lâmpadas.

Quais são as melhores práticas de gestão de suprimentos na indústria?

Agora que você já entende como a gestão de suprimentos na indústria pode favorecer seus resultados, é hora de aprender a melhorar esse processo na prática. Para isso, selecionamos algumas dicas interessantes. Confira!

Trabalhar com indicadores

O uso de indicadores de desempenho na cadeia de suprimentos é uma técnica que merece ser destacada. Afinal, ela ajuda o gestor a ampliar sua visibilidade sobre as ações e verificar falhas e pontos de melhoria.

Esse monitoramento constante do que é feito em todas as etapas é essencial para a redução de erros e melhoria contínua dos processos. Você pode, por exemplo, utilizar as seguintes métricas:

Alinhar as equipes

Outra prática que vale a pena ser incorporada ao seu cotidiano é o alinhamento de equipes. Ou seja, todos os profissionais envolvidos com a gestão de suprimentos devem estar em sintonia, empenhados em alcançar os mesmos objetivos.

É isso que acontece quando a equipe de compras atua em conjunto com o financeiro, por exemplo. Juntos, eles podem negociar melhores condições e garantir insumos e produtos de qualidade sem prejudicar o orçamento da indústria.

Otimizar a gestão de fornecedores

Uma indústria não consegue operar sem bons parceiros de negócio. Por esse motivo, a gestão de fornecedores deve ser sempre eficiente e focada nas necessidades da empresa e de seus clientes.

O ideal é ter um cadastro completo e atualizado de negócios que podem fornecer itens essenciais para a produção. Além disso, o diálogo aberto e transparente e a avaliação da logística de entrega, do cumprimento dos prazos e dos preços praticados são ações que fazem a diferença.

Adotar novas tecnologias

A tecnologia ajuda a tornar a gestão de suprimentos na indústria mais segura e eficiente. No contexto da Manufatura 4.0, não há por que deixar de aproveitar todo o potencial de recursos e ferramentas tecnológicas.

  • ERP — software de gestão empresarial;
  • Inteligência Artificial;
  • Big Data.

Implementar uma gestão mais transparente

Sua gestão de suprimentos é transparente? Caso ainda não tenha adotado essa prática, é interessante pensar sobre o assunto. Afinal, o compartilhamento de dados ajuda a indústria a ampliar sua produtividade.

Funciona assim: o setor de compras negocia com o fornecedor a compra de materiais elétricos e eles são entregues. Imediatamente, os itens são cadastrados no estoque e essa informação está disponível para todos os demais setores.

A produção inicia e sempre que um produto é usado, é feito a baixa automática do estoque. Assim, a equipe de vendas e manutenção, por exemplo, consegue trabalhar melhor e sem imprevistos.

Quais são as particularidades desse nicho de mercado?

A indústria é um setor com características bem particulares. Quem atua nesse mercado sabe bem os desafios enfrentados para manter a produção em um nível adequado às demandas do mercado e, claro, do consumidor final.

Em um contexto de alta competitividade, os gestores precisam ser rápidos e eficientes na hora de tomar decisões. Afinal, falhas e interrupções em sua produção impactam toda a cadeia de suprimentos.

Ao longo dos anos, o setor evoluiu bastante e, hoje, vivencia sua fase mais tecnológica e conectada. Com isso, quando o assunto é Indústria 4.0, podemos destacar algumas particularidades, como:

  • flexibilidade — ela se adapta com rapidez à dinâmica do mercado;
  • conectividade — integração entre máquinas e humanos;
  • gestão com base em dados — tem alta capacidade de avaliar dados em tempo real;
  • virtualização — com a ajuda de sensores e tecnologia, ela opera sem a intervenção humana.

Como elas refletem na gestão de compras e suprimentos?

Conhecendo melhor a indústria do futuro, é possível perceber sua importante contribuição para a economia e para o desenvolvimento da sociedade. Mas como as particularidades apresentadas influenciam a gestão de compras e suprimentos?

Não é difícil visualizar essa interação. Na verdade, o processo evoluiu junto à indústria e está cada vez mais tecnológico e preciso. Tudo isso para alcançar a máxima eficiência.

Esse panorama inovador é um dos reflexos da transformação digital. Desse modo, os dados fazem parte das estratégias da gestão de suprimentos e considerados ativos valiosos, capazes de facilitar a tomada de decisão e manter a atividade industrial aquecida, gerando ainda mais valor ao consumidor final.

Portanto, podemos afirmar que as compras e a administração de insumos e suprimentos se tornaram mais eficientes, pois se apoiam em sistemas de gestão, Inteligência Artificial e diversos recursos.

Como vimos, a gestão de suprimentos na indústria é capaz de otimizar seus resultados. As boas práticas apresentadas são um primeiro passo para desfrutar de mudanças significativas em seu cotidiano e melhorar a qualidade de suas decisões. Assim, teremos uma fábrica moderna, inteligente e capaz de se ajustar às exatas necessidades do mercado.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Confira como otimizar o gerenciamento de suprimentos industriais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!