fbpx

Descubra como estruturar a gestão de materiais de forma eficiente

gestão de materiais
15/11/2021

Descubra como estruturar a gestão de materiais de forma eficiente

Gestão de materiais é uma atividade realizada para controlar e planejar as compras, além de cuidar da manutenção dos insumos usados pela empresa. Os gestores bem-sucedidos costumam aplicar várias práticas para manter a qualidade de seus serviços, evitar gastos em excesso e assegurar o fluxo contínuo do estoque. A organização desse departamento é muito importante para os demais setores.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona a gestão de materiais, além de ressaltar a importância dessa prática na indústria. Aqui, você vai descobrir como ela ajuda a reduzir perdas, a diminuir custos, a aumentar a margem de lucro e a melhorar a organização geral da empresa.

Além disso, encontrará várias dicas para aprimorar a sua rotina. Gostaria de saber o que significa fazer gestão de materiais? Então, acompanhe a leitura!

Saiba o que é gestão de materiais

Trata-se de um conjunto de medidas e ações aplicadas para o suprimento de todos os demais departamentos de uma empresa com os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades. A gestão de materiais faz a reposição dos itens utilizados em uma companhia, tais como matéria-prima e materiais que servem para dar suporte às tarefas administrativas.

O objetivo é manter um nível de estoque apropriado, sem falta ou sobra de produtos. A prática também visa realizar as entregas dos pedidos dos clientes dentro do prazo combinado, ou seja, no tempo ideal. Por outro lado, também garante a alta qualidade dos produtos e a satisfação dos consumidores.

Entenda como ela funciona

A gestão de materiais se baseia em 3 pilares. O primeiro é o gerenciamento de estoques, que serve para estipular datas de reposição de materiais, indicar as quantidades necessárias para aquisição, estabelecer o que deve ser comprado, determinar os prazos de entrega de produtos, armazenar conforme as condições de qualidade e monitorar entradas e saídas de insumos.

O segundo é a gestão de compras, que é realizada para definir as condições de pagamento e os fornecedores de quem a empresa vai comprar. Nesse planejamento, entram o fechamento de contratos, as negociações das formas de aquisição, as licitações e o relacionamento com os parceiros. Ele envolve pesquisa de mercado, processo de decisão e coordenação.

O último pilar é a gestão dos centros de distribuição. Essa atividade é primordial para que haja um controle físico de insumos e de materiais. Por meio dela, acontecem os recebimentos de matérias-primas, o armazenamento, o fornecimento dos itens para os departamentos que os utilizam e a entrega dos produtos solicitados pelos clientes.

Compreenda a importância dessa gestão na indústria

Como você viu, a gestão de materiais é muito importante para a indústria, pois ajuda a elevar a lucratividade, a reduzir despesas e a eliminar desperdícios. As suas práticas não permitem a falta de materiais na linha de produção e diminuem os excessos no estoque, permitindo a economia de recursos financeiros que podem ser utilizados para outros investimentos.

Ao colocar esse processo em prática, é possível minimizar a perda de insumos e de produtos no almoxarifado e no estoque, economizar tempo nas requisições e nas entregas de materiais, aumentar a produtividade dos demais departamentos, fidelizar clientes, cortar custos e muito mais. A gestão é relevante ainda para a administração dos recursos financeiros.

Confira as principais dicas de como estruturar a gestão de materiais

Para estruturar a gestão de materiais de forma eficiente na indústria, é preciso entender vários conceitos e saber lidar com uma série de fatores. Inicialmente, você precisa analisar as demandas dos clientes, observar o comportamento do público consumidor, a economia etc. Veja a seguir as melhores dicas para fazer um gerenciamento efetivo dos itens!

Saiba do que a sua empresa precisa

É possível descobrir do que a sua indústria precisa para ter eficiência em suas operações fazendo um levantamento interno. Converse com as equipes para conhecer as atividades realizadas e verifique se há brechas para melhorias. Os times sabem o que acontece no cotidiano corporativo e podem oferecer informações valiosas para um bom planejamento.

Identifique os materiais a serem utilizados

Conheça todos os itens utilizados pela indústria e faça uma listagem que contenha todos eles. Estude cada departamento para saber o que os seus colaboradores fazem e compreender quais são os itens indispensáveis. Anote os detalhes importantes, como quantias, datas, marcas etc., pois isso ajuda a manter as linhas de produção ativas.

Faça a classificação

Depois de fazer a sua lista, você precisa organizar os produtos. Faça uma classificação separando os itens por categoria e, na hora de registrá-los, utilize códigos de barras e etiquetas. Um registro automatizado aumentará a praticidade e a simplicidade sempre que for preciso localizar ou rastrear os materiais, bem como aumenta a segurança dos dados.

Organize o estoque

Comece a organizar o estoque fazendo uma limpeza e retirando os itens que não serão mais utilizados na produção. Avalie o espaço para ter certeza de que ele comporta o volume de produtos que serão armazenados. Averigue também se o local é adequado para preservar os materiais conforme as instruções dos fabricantes.

Preserve o controle de qualidade

Na hora de fazer o controle de qualidade, o comprador ou o gestor precisa conferir todos os itens para ver se eles são ideais para atender às necessidades da indústria. Verifique as datas de validade e reabasteça o estoque com quantidades menores. Essa conferência evitará dificuldades na produção e problemas no pós-venda.

Planeje adequadamente as compras

Ao planejar as suas compras, considere a realidade da sua indústria e os seus aspectos operacionais. Inclua em seu planejamento os melhores fornecedores, as mercadorias de boa qualidade e a frequência das aquisições. Essa tarefa é crucial para um bom gerenciamento dos materiais e para acertar na quantidade dos itens. Se você precisa fazer previsões da demanda, será um desafio a vencer.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Os fornecedores são os principais parceiros de uma indústria e podem ser os responsáveis pelo seu sucesso. Mantenha uma boa relação com eles, seja transparente e ajude-os a atingir os seus objetivos. Um bom relacionamento facilita as negociações, favorece a identificação de soluções e permite a realização de adaptações para manter a credibilidade de uma marca.

Descobriu como estruturar a gestão de materiais de forma eficiente? Saiba que a tecnologia ajuda no processo de estruturação do gerenciamento dos itens. Você pode encontrar um sistema perfeito para a sua indústria que ofereça a oportunidade de automatizar funções e muito mais. Algumas ferramentas são ótimas para gerenciar produtos e departamentos.

Quer obter mais informações interessantes? Então, leia o próximo artigo sobre como escolher fornecedores de materiais elétricos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!