• Indústria
  • 16 de agosto de 2021

Saiba como identificar as falhas na gestão de compras e suprimentos

A gestão de compras e suprimentos de uma indústria é um dos departamentos mais estratégicos do negócio. O gerenciamento da aquisição de suprimentos pode aumentar os lucros e trazer vantagem competitiva para as organizações. Isso depende das tomadas de decisões acertadas pelos gestores que devem estar sempre atentos para identificar erros e criar processos eficientes.

As estratégias de compras podem evitar custos desnecessários e gerar resultados satisfatórios quando existe um bom gerenciamento. Ele manterá o departamento de estoque em equilíbrio com as demandas dos clientes e evitará atrasos nas entregas dos pedidos. A má gestão, por outro lado, pode trazer vários problemas para as indústrias e ser a causa de muitos prejuízos.

Deseja entender como é possível identificar as falhas na gestão de compras e suprimentos? Leia este post e descubra como fazer um gerenciamento correto!

Qual é a importância de manter uma boa gestão de compras e suprimentos?

É muito importante manter uma boa gestão de suprimentos porque essa atividade aumenta a qualidade das matérias-primas e dos produtos produzidos pela indústria. Esse setor pode conseguir comprar com preços atrativos e diminuir o valor dos itens oferecidos aos clientes. Dessa forma, a competitividade do negócio aumenta e há mais chances de superar a concorrência.

Além disso, a gestão de compras desempenha um papel fundamental para as tomadas de decisões dos líderes da indústria. Ela também está relacionada ao posicionamento estratégico das indústrias no mercado, de modo que exige planejamento e sinergia para o atendimento das necessidades da organização. Esse gerenciamento influencia outros departamentos e é responsável pelo aprimoramento dos processos internos.

Como identificar falhas na gestão?

As falhas na gestão de compras e suprimentos podem estar ligadas a outros setores da indústria. Os responsáveis pelas compras precisam das informações do estoque para comprar os insumos certos e na hora apropriada. A comunicação com o setor comercial também precisa ser fluída em virtude das previsões de demandas. Veja, a seguir, como identificar os erros de gerenciamento!

Mapeamento de processos

O gestor deve fazer o mapeamento dos processos, estudar métodos e buscar os pontos fracos que influenciam negativamente os resultados. Essa atividade ajudará a perceber as causas das deficiências, e o profissional conseguirá realizar ações mais eficientes para resolver os problemas. A ideia não é minimizar os sintomas, e, sim, levantar as fraquezas que precisam de cuidados.

Os gestores de compras e suprimentos precisam avaliar os fornecedores, as entradas dos recursos que serão utilizados nos processos produtivos, o fluxo das atividades realizadas pelos colaboradores, as saídas dos produtos, os parceiros e os clientes finais. Eles farão um desenho do fluxo dos processos para compreender onde estão as falhas.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gerenciamento que permitem a análise dos resultados de cada processo industrial. Essas métricas revelam se os esforços direcionados e os recursos ajudaram a atingir as metas elaboradas pelo gestor. Ao perceber que o desempenho não alcançou o nível planejado, o líder perceberá que houve uma falha ou que o método é ineficiente.

Seleção de fornecedores

A seleção de fornecedores é um dos passos mais importantes para evitar os erros na gestão de compras e suprimentos. Eles serão os parceiros da indústria e poderão afetar o desempenho da indústria se não concordarem com o padrão mínimo de qualidade exigido. Planeje com cuidado a escolha deles, analise o mercado, peça referências e ouça os clientes.

Caso a sua indústria já tenha fornecedores consolidados, invista no desenvolvimento deles. Dê sugestões para a realização de melhorias e faça com que esses parceiros se alinhem às suas metas e aos seus valores. Solicite uma certificação de qualidade e não decida com base apenas nos preços. Considere os prazos de entrega, a eficiência e outras questões importantes.

Software de gestão

Um software ou sistema de gestão de compras e suprimentos é um investimento que requer a padronização dos processos. Consequentemente, ele ajuda a localizar e corrigir os erros de gerenciamento. Por outro lado, automatiza as tarefas repetitivas, elimina retrabalhos e diminui consideravelmente o índice de erros decorrentes da realização de trabalhos manuais.

A solução vai reduzir a demora na finalização dos processos, centralizar as informações em um único ambiente e integrar todos os departamentos da indústria. Em virtude disso, os dados serão mais confiáveis e seguros, enquanto uma série de dificuldades será solucionada com facilidade e agilidade. A tecnologia promove melhorias, gera relatórios e ajuda a criar planos de ação.

[rock-convert-cta id=”2077″]

Como fazer uma gestão correta?

Uma boa gestão de compras e suprimentos auxilia outros departamentos a terem resultados mais promissores. A indústria inteira é beneficiada com a adoção de melhorias e a correção das falhas, sendo que os demais setores sentem os reflexos positivos. Observe algumas dicas relevantes para fazer um gerenciamento adequado e garantir o funcionamento das indústrias!

Conhecer a demanda da indústria

O gestor precisa conhecer a demanda da indústria para fazer um bom planejamento para os processos de compras e a redução de custos. O profissional terá que fazer previsões sobre o que precisa ser feito para o perfeito funcionamento da organização. Ele deverá saber o que precisa ser comprado e qual é a hora certa para fazer a aquisição.

Analisar o estoque periodicamente

A gestão adequada requer a análise periódica do estoque e alguns cuidados para eliminar as falhas do processo. O líder precisa avaliar as necessidades da indústria, determinar o nível mínimo de estoque e evitar a falta dos suprimentos. Isso dependerá do controle de entrada e saída dos produtos e da quantidade máxima estabelecida pelo profissional para garantir o equilíbrio.

Contar com fornecedores confiáveis

Muitos problemas na gestão de compras e suprimentos poderão ser evitados pela construção de um relacionamento sólido com os fornecedores. Esses parceiros devem ser de confiança e jamais atrasar a entrega das matérias-primas. Contrate aqueles que têm credibilidade no mercado e são reconhecidos como confiáveis pelos seus clientes. Esclareça para eles as expectativas da indústria antes de fazer acordos.

Agora você já sabe como identificar as falhas na gestão de compras e suprimentos! Saiba que, para fazer um bom gerenciamento dessas áreas, é necessário contar com o auxílio de soluções tecnológicas apropriadas. Invista na automação 4.0, utilize ferramentas que aumentarão a eficiência da indústria e reduzirão os índices de erros humanos.

Gostou do conteúdo? Se quiser receber mais informações gratuitas em seu e-mail, assine nossa newsletter e observe o seu e-mail!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter