fbpx

Fornecedores industriais: como avaliar e encontrar o parceiro ideal?

fornecedores industriais
26/02/2021

Fornecedores industriais: como avaliar e encontrar o parceiro ideal?

Nenhum negócio cresce sozinho, não é mesmo? Exatamente por isso, a escolha dos fornecedores industriais é estratégica e tem um grande impacto nos resultados da empresa.

A verdade é que essa é uma decisão mais complexa do que muitos imaginam. Aliás, a maioria dos gestores e empresários só entendem a dimensão desse desafio quando os erros começam a gerar prejuízos.

Sendo assim, é preciso se dedicar ao processo, avaliar com atenção e tomar decisões conscientes. Quer aprender a encontrar os melhores parceiros para sua empresa? Confira!

Qual a importância de contar com bons fornecedores industriais?

Ter um time de fornecedores industriais de alta performance é essencial para o bom andamento das operações de todo negócio. Afinal, com uma cadeia de suprimentos eficiente, tudo flui naturalmente.

Em outras palavras, bons parceiros ajudam a gerar vantagens estratégicas. Eles impactam positivamente a capacidade produtiva da indústria e elevam a qualidade do produto que chega ao cliente final.

O desempenho industrial está intimamente ligado à confiabilidade dos seus fornecedores, ou seja, ao sucesso das compras B2B. Isso significa que eles precisam cumprir prazos, entregar insumos de qualidade, oferecer suporte e trabalhar com produtos e serviços que cabem no orçamento da empresa.

Como avaliar os fornecedores industriais?

Como vimos, os fornecedores industriais são peças fundamentais para o seu sucesso operacional. Daí a importância de fazer uma correta gestão desses parceiros — que minimiza riscos e potencializa as oportunidades existentes nesse relacionamento.

Cada um de seus fornecedores é importante para o cumprimento do planejamento. Alguns são mais estratégicos e outros substituíveis, mas nenhum pode ser ignorado. A questão é: como avaliar essa cadeia? Continue, para aprender de uma vez por todas!

Observe o tempo da empresa no mercado

A confiança é um elemento indispensável para o sucesso da relação com seus fornecedores. Mas como garantir que eles cumprirão com o prometido e ajudarão sua empresa a crescer?

Uma das melhores maneiras de atestar a confiabilidade e credibilidade de um negócio é observar há quanto tempo ele atua no mercado. Afinal, empresas mais robustas e com anos de experiência já demonstraram seu valor e competência.

Prefira fornecedores transparentes

Uma das principais bases para uma parceria de sucesso é a transparência. Fazer negócio com empresas honestas é o primeiro passo para crescer de forma planejada e estruturada.

Sendo assim, o ideal é optar por negócios que tenham essa característica em seu DNA. Como verdadeiros parceiros estratégicos, o relacionamento se fortalece e todos saem ganhando.

Conheça o sistema de entregas

Qual o sistema de entregas do seu fornecedor? É importante conferir se eles serão capazes de suprir a sua demanda, cumprindo prazos e não deixando o estoque zerar. Afinal, uma parada na linha de produção pode ser fatal para os seus contratos.

Lembrando que de nada adianta encontrar uma empresa que oferece bons insumos, mas que não tem uma logística eficaz e capaz de atender ao seu negócio em tempo hábil.

Verifique a qualidade dos itens fornecidos

A compra de itens MRO e insumos industriais precisa ser feita com muita cautela, pois pode impactar a produção. Por esse motivo, é importante verificar a qualidade dos produtos entregues pelo fornecedor.

Em muitos casos, o baixo preço praticado está relacionado à má qualidade dos itens. Já pensou nos danos que uma iluminação de emergência inadequada pode causar ao seu negócio? Portanto, fique atento e pense nos custos como um todo — materiais de baixa qualidade são prejudiciais para a reputação da indústria e seu posicionamento no mercado.

Fique atento à sua gestão de estoque

A gestão de estoque é um processo que merece ser avaliado durante a seleção de fornecedores. Será que a empresa está preocupada em assegurar que os itens nunca faltem ou em adequar a reposição do estoque à sua demanda?

Fornecedores integradores ajudam sua empresa a fazer um bom planejamento de compras e devem ser priorizados. Isso porque nenhuma indústria quer ter um estoque em excesso ou enfrentar rupturas em sua cadeia produtiva.

Como encontrar o parceiro ideal?

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de contratar um bom parceiro para sua indústria, é hora de aprender a encontrá-los! Antes disso, é preciso identificar suas necessidades.

Saber exatamente o que precisa ajudará você a selecionar melhor os fornecedores e encontrar aqueles que se tornarão verdadeiros parceiros estratégicos. Sendo assim, responda às seguintes perguntas:

  • O que meu negócio precisa?
  • Qual a quantidade necessária?
  • Em quanto tempo a entrega deve ser realizada?
  • Qual o orçamento disponível para o estoque?
  • Preciso de itens para pronta entrega ou posso encomendar?

Depois de entender o cenário, é hora de ir à procura dos melhores fornecedores do mercado. Confira algumas dicas!

Faça uma pesquisa online

Em um mundo cada vez mais conectado, o uso de plataformas digitais no processo de compra B2B ajuda a economizar tempo e dinheiro. Naturalmente, você não deve fechar negócio com o primeiro que encontrar. É preciso ir mais fundo na pesquisa e buscar mais informações sobre as empresas escolhidas.

A pesquisa online é, na verdade, um facilitador. Empresas de sucesso estão na internet, então, fica mais fácil de encontrá-las, certo?

Participe de feiras em sua área

A participação em feiras voltadas para o seu nicho de atuação é mais uma ótima maneira de encontrar os melhores fornecedores. Esses ambientes são propícios para networking e podem render bons negócios. Além de acompanhar as principais tendências, você conhece de perto diversas empresas e pode selecionar os contratos mais vantajosos.

Por que contar com a Nortel?

Você já conhece o trabalho da Nortel? Somos a maior distribuidora de suprimentos na categoria em MRO (Manutenção, Reparo e Operação) do Brasil. Temos um catálogo de produtos completo, que inclui itens de:

Muito mais do que um simples parceiro que representa as melhores marcas do mercado, como 3M, Siemens e Honeywell, atuamos como fornecedor integrador de MRO. Além disso, temos infraestrutura logística para atender a indústrias de norte a sul do Brasil.

Portanto, somos uma empresa que sabe como ajudar sua indústria a crescer. Toda nossa experiência e capacidade técnica são direcionadas para que seu negócio tenha um estoque equilibrado à demanda e livre de problemas.

Aprendeu a avaliar e encontrar os melhores fornecedores industriais? Não há dúvidas de que esse seja um dos processos mais importantes para o setor, pois reflete em todas as etapas de produção e garante que os seus produtos cheguem ao consumidor de forma competitiva. Por isso, aproveite bem as dicas e informações apresentadas e vá atrás dos parceiros ideais!

Quer saber mais sobre o trabalho da Nortel? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!