fbpx

Fornecedores de materiais elétricos: saiba como fazer a melhor escolha

Fornecedores de materiais elétricos
12/07/2021

Fornecedores de materiais elétricos: saiba como fazer a melhor escolha

Empresas de todos os tipos demandam produtos e soluções com o melhor custo-benefício. É preciso fazer um planejamento estratégico de compras para ter acesso a recursos de qualidade sem comprometer o orçamento disponível. O mesmo vale na hora de escolher os fornecedores de materiais elétricos.

Se você ainda está em busca do parceiro ideal ou pretende substituir algum nome, precisa considerar detalhes como a capacidade produtiva e credibilidade no mercado. Para entender melhor esses e outros fatores, fique de olho em nossa lista de características.

Vamos mostrar os principais pontos a serem avaliados no momento de definir seus próximos fornecedores. Acompanhe agora!

Variedade de estoque

Todo negócio que preza pela eficiência faz uma boa gestão das entradas e saídas de recursos. Sem esse controle, fica difícil determinar as próximas aquisições e até conter o desperdício de insumos, o que pode resultar em perda de mercadorias e de dinheiro.

Uma empresa que não cuida da gestão de estoque também acaba prejudicando sua clientela, uma vez que não consegue entregar os produtos solicitados dentro do prazo combinado. Nesse sentido, é crucial que você confira esse detalhe ao buscar fornecedores de materiais elétricos.

O parceiro em potencial precisa ser capaz de organizar os pedidos no tempo certo e levá-los até o comprador. Isso deve ocorrer para qualquer encomenda, não importando se envolve um conjunto variado de itens ou apenas um tipo de produto.

Qualidade dos materiais

Contar com peças de boa procedência é uma ótima forma de prevenir gastos e manter o funcionamento adequado de cada componente. Afinal, materiais de qualidade têm duração prolongada, são mais resistentes e desempenham suas funções com maior eficiência, conforme esperado pelo fabricante.

Sendo assim, é crucial que você procure saber quais produtos e marcas estão associadas às empresas candidatas a parcerias. Vale a pena conversar com os representantes dos possíveis fornecedores industriais e tirar dúvidas relacionadas à origem dos materiais, incluindo desde detalhes de matéria-prima até opções de acabamento.

Atendimento personalizado

A abordagem dos funcionários da empresa é padronizada e sempre indica os melhores caminhos para sanar seus questionamentos? Pense nisso ao definir os próximos fornecedores de materiais elétricos. A comunicação precisa ser clara e acessível, independentemente da situação.

Esse cuidado é necessário para que, futuramente, sua empresa consiga construir e preservar uma relação de confiança com cada parceiro. Se achar complicado avaliar a qualidade do atendimento em tão pouco tempo, peça referências de outros clientes. Com esses nomes em mãos, você poderá descobrir se a satisfação predomina ou se há questões que deixaram a desejar.

Presença online

Com tantas informações disponibilizadas no ambiente digital, ficou fácil encontrar fornecedores que atendam às necessidades da empresa. O leque de opções é cada vez mais amplo e permite filtrar nomes adequados ao perfil de diferentes negócios, sempre considerando seus respectivos orçamentos de compras.

A vantagem é que você pode aproveitar a comodidade da internet para pesquisar o histórico de fornecedores e até contatar seus representantes. Então, priorize parceiros que já têm uma boa presença em canais online, o que envolve desde site próprio até páginas em redes sociais. Dessa forma, seu negócio terá meios de comunicação adicionais para negociar compras e resolver problemas.

Compromisso com o cliente

Os fornecedores de materiais elétricos precisam cumprir o que foi estabelecido junto aos clientes. Empresas que não se preocupam em fazer sua parte mancham sua reputação aos poucos. Inclusive, isso fica cada vez mais visível por meio de reclamações registradas em canais de avaliações da internet.

Com uma rápida busca do nome da empresa na internet, é possível verificar diferentes depoimentos de pessoas que já tiveram experiências (positivas ou negativas) de compras com ela. Então, tire proveito desses dados para compreender o nível de credibilidade da empresa e tomar a melhor decisão.

Rapidez de entrega

Não adianta encontrar materiais elétricos de excelente qualidade e ter o melhor atendimento se, no dia de receber as encomendas, você precisa lidar com atrasos. Nessa desorganização de prazos, o fornecedor pode acabar fazendo tudo de última hora e esquecer de alguns recursos.

É uma péssima situação para a sua empresa. Imagine ficar sem produtos cruciais para manter os trabalhos em dia? Isso compromete o funcionamento de diferentes processos, reduzindo a produtividade e prejudicando os resultados.

Para não ter surpresas desagradáveis, procure se informar acerca do sistema de entregas de cada fornecedor. Essa análise permitirá saber se o parceiro em questão será capaz de atender você em tempo hábil para todas as compras.

Condições de preços e pagamentos

O custo dos itens é um dos aspectos que orienta a escolha de fornecedores de materiais elétricos. E ainda que os preços variem bastante conforme o modelo ou tipo de produto, é crucial que o responsável pela compra saiba determinar se os valores condizem com a qualidade esperada de cada componente.

O objetivo é chegar a uma negociação que beneficie ambos os lados, sem cobranças injustas. Uma boa forma de reduzir custos, por exemplo, é solicitar descontos para aquisições de grandes volumes. Se o parceiro já trabalha com um preço competitivo, tem condições de aceitar a proposta e tornar o processo vantajoso para as duas partes. Condições de pagamento diferenciadas são outro diferencial a ser considerado na busca.

Suporte apropriado

Além do atendimento personalizado nos primeiros contatos ou durante as negociações, avalie a abordagem do fornecedor após as compras. Você nunca sabe quando precisará de apoio técnico ou de orientações específicas para usar determinado produto.

Seja qual for o volume ou tipo de aquisição, é importante ter a tranquilidade de saber que um time de suporte estará sempre disponível. Essa ajuda posterior faz toda a diferença porque garante que o seu negócio encontre soluções rápidas para possíveis irregularidades associadas aos materiais.

Como viu, são muitas características para incluir no processo de escolha dos fornecedores de materiais elétricos. A Nortel se destaca nesse mercado como a maior distribuidora brasileira de suprimentos da categoria Manutenção, Reparo e Operação (MRO), podendo ser aliada da sua empresa.

Se você gostou do tema do artigo, continue conosco para descobrir o que é e quais são os benefícios de um fornecedor integrador.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!