• Indústria
  • 23 de setembro de 2022

Fitas adesivas industriais e a contribuição da 3M

Descubra a versatilidade do uso das fitas adesivas industriais

Fita de demarcação, fita crepe, fita adesiva transparente, fita isolante: são todos tipos de fitas adesivas de ampla utilização. Criada na década de 1930 para atender uma demanda dos profissionais de pintura, a fita adesiva tem ampla aplicação em diversos segmentos da indústria, do comércio e de serviços.

Seu uso expandiu graças ao segmento de embalagens, que impulsionou a evolução do produto para atender principalmente a demanda da indústria alimentícia.

Hoje, as fitas adesivas são produzidas com alta tecnologia, ainda mais quando são fitas adesivas industriais. São fáceis de utilizar, possuem uma gama de modelos e aplicabilidades variadas, atendendo desde as necessidades domésticas, de escolas e de escritórios até colagens de alto desempenho em ambientes industriais.

As fitas industriais são capazes de facilitar e acrescentar agilidade aos processos produtivos, instalações ou reparos. Tudo isso com custos relativamente baixos. Vamos agora entender melhor como elas são produzidas e como podem ser utilizadas na indústria.

 

Como são produzidas as fitas adesivas?

Trata-se de um produto versátil, fabricado a partir da união de rolos de materiais — que variam de acordo com o tipo de fita — em ciclos ininterruptos. Um ajustador automático pressiona esses materiais sem rasgá-los, enquanto a desenroladora aplica um solvente na superfície do filme para que não grude durante esse processo.

Após essa etapa, um dos lados da fita é coberto por um conteúdo adesivo a temperaturas elevadas — a chamada fusão a quente. Seu conteúdo é o resultado da borracha unificada ao protetor ultravioleta que garante flexibilidade e impede o ressecamento da fita. Alguns processos também incluem a adição de antioxidantes para evitar envelhecimento precoce e comprometer a vida útil do produto. A fita adquire, então, o aspecto adesivo devido a uma resina sintética.

A última etapa da confecção é introduzir as fitas em uma máquina rebobinadora, que enrolará em carretéis e só então elas seguirão para os cortadores. Esses são programados de acordo com comprimento e largura definidos pela fabricante.

Pronto! Agora é só passar pelo controle de qualidade e as fitas seguem para distribuição e comercialização.

 

Quais os tipos de fitas adesivas?

Alguns tipos de fita adesiva estão mais presentes no cotidiano da maioria das pessoas, como a fita crepe, a fita isolante, a fita adesiva transparente (cujo nome acabou por se confundir à principal fabricante) e a fita de demarcação, bastante utilizada na indústria.

De acordo com o método de fabricação e indicação de uso, as fitas adesivas podem ser:

  • Fitas de face simples, com adesivo cromado em uma face;
  • Fitas de face simples, com adesivo em uma face;
  • Fitas dupla face, com aderência em ambos os lados;
  • Fitas transversais para laminação de materiais;
  • Adesivos feitos em diversos materiais.

Agora vamos nos aprofundar nas fitas adesivas industriais.

 

Em quais setores são utilizadas as fitas adesivas industriais?

As fitas adesivas industriais são úteis em muitos processos produtivos que variam desde o automotivo até o alimentício.

As fitas adesivas de demarcação 3M, por exemplo, são versáteis e indicadas para marcação de faixas de segurança e sinalização em geral em solos, vidros, portas e outras superfícies, mas também podem codificar cores em tubulações, cabos e emendas, ou ainda mascaramento de pintura.

Fitas adesivas podem ser aplicadas na montagem de veículos, para agrupar cabos, para diminuir ruídos, enfitamento de chicotes automotivos, na fabricação de produtos eletroeletrônicos, no isolamento elétrico de geradores, capacitores e motores, entre outras muitas aplicações.

Por serem fabricadas com alta tecnologia direcionada ao seu uso, são bastante resistentes a altas temperaturas e apresentam excelente adesão.

Outra aplicação que tem se tornado comum é a fixação de LED, teclados de membranas e placas eletrônicas. Na indústria de papel e impressão, as fitas adesivas estão nas emendas de bobinas que imprimem livros, revistas e jornais, sempre respeitando a função requerida para a melhor produtividade da gráfica.

Outros setores que utilizam muito as fitas adesivas industriais são o hospitalar, o petrolífero, o aeroviário, o da construção civil e o de eletrodomésticos. Por ter grande aceitação e adaptabilidade, além do custo acessível, é um produto que vem evoluindo junto com os diferentes ramos da indústria, por mais complexos que sejam.

 

Quais as vantagens das fitas adesivas industriais?

São as particularidades de cada modelo de fita industrial que vão definir as suas vantagens específicas. Porém, alguns benefícios são amplos e comuns a todo tipo de fita adesiva industrial. São eles:

 

Alta resistência

Fitas industriais são sempre bastante resistentes à água, poeira, sujeira e variações climáticas. Dependendo do tipo de fita, podem também resistir a produtos químicos e temperaturas bastante altas ou baixas.

 

Fácil manuseio

Aplicar fitas adesivas industriais é um processo prático e simples, muito mais fácil do que fixar um parafuso. Não necessita de força, nem habilidades especiais, otimizando tempo e reduzindo desperdícios na fábrica.

 

Melhoria de acabamentos

O acabamento das fitas adesivas industriais é naturalmente mais bonito porque não há rebarbas e imperfeições visíveis. Como não requer habilidade especial, força ou soldagem para sua aplicação, causa menos sujeira do que outros métodos.

 

Distribuição das tensões

As fitas adesivas industriais são funcionais e seguras, distribuindo a tensão de forma igualitária, sem concentração em pontos específicos como aconteceria com pregos, parafusos e rebites.

 

Remoção limpa

Alguns modelos de fitas adesivas industriais são compostos por adesivos formulados para não deixar resíduos onde forem aplicadas. Isso evita problemas com acabamento e reduz o tempo de limpeza.

Entre tantas vantagens das fitas adesivas industriais, basta escolher a que melhor se adapta ao seu negócio.

Fale com nossos especialistas e saiba qual modelo de fita adesiva 3M melhor atende suas necessidades.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter