fbpx

Ferramentas pneumáticas: quais os cuidados ao adquirir uma?

Ferramentas pneumáticas: quais os cuidados ao adquirir uma?
05/02/2021

Ferramentas pneumáticas: quais os cuidados ao adquirir uma?

É comum o operador de manutenção industrial se sentir pressionado a maximizar o tempo de produção. As ferramentas pneumáticas são ótimas para conquistar esse objetivo, principalmente, quando estão sendo usadas de forma adequada para entregar resultados de qualidade.

Porém, o cuidado com os acessórios é fundamental para garantir a produtividade, atender às demandas dos clientes e a segurança dos operadores.

Continue a leitura para saber o que são ferramentas pneumáticas, como funcionam, tipos, aplicações e a atenção que elas requerem.

O que são ferramentas pneumáticas?

São máquinas operacionais que funcionam utilizando o ar comprimido, em vez de eletricidade. Exemplos comuns de ferramentas pneumáticas incluem chaves impacto, pistolas de pintura, lixadeiras e outros.

Mesmo que a compra de um compressor seja um investimento necessário, o baixo custo das ferramentas se torna uma grande vantagem. Ao mesmo tempo, como elas não usam motor elétrico ou bateria, são mais leves e fáceis de manusear.

Além disso, o sistema é seguro: não produz faíscas e os itens podem ser operados em ambientes úmidos, se for preciso.

Como funcionam?

A força do ar é o que faz o sistema funcionar. Esse ar é gerado por um compressor com sistema a parafuso ou pistão, que continuamente produz o ar que é armazenado em um cilindro. A ferramenta pneumática é conectada a uma mangueira, que é ligada a rede de distribuição do ar por meio de tubulações.

Como em outros sistemas mecânicos, a manutenção é essencial: não só para assegurar os melhores resultados, mas para preservar as especificações, como potência e agilidade.

Dessa forma, as ferramentas pneumáticas oferecem maior produtividade e maximizam o tempo de atividade, evitando interrupções inesperadas do trabalho. Ao mesmo tempo, ajudam a garantir a segurança do pessoal.

É importante lembrar que todos os trabalhadores autorizados a utilizar as pneumáticas devem ser treinados para ter uma operação segura da ferramenta, bem como inspeção, riscos do ar comprimido, requisitos de EPI adequados e armazenamento dos acessórios.

Quais os tipos e aplicações?

Conheça diferentes tipos de ferramentas pneumáticas, bem como cada utilidade.

Lixadeiras e esmerilhadeiras

Normalmente usadas no corte, lixamento e desbaste de materiais metálicos, as esmerilhadeiras pneumáticas são utilizadas em fundições, metal mecânico para desbastar rebarbas e cordões de soldas.

As lixadeiras, por sua vez, são utilizadas em todas as linhas industriais e principalmente na linha automotiva, na preparação para pintura. É importante lembrar da importância de usar acessórios novos ou em bom estado. Lixadeiras com disco de desbaste devem ser evitadas, pois não possuem protetor de disco.

Pregadores pneumáticos

São indicados para indústrias de palete, construção civil (principalmente em telhados), caixarias, trabalhos em madeira, armários e etc. Normalmente não exigem muito em termos de manutenção. Se houver vazamento, por exemplo, apenas o ar escapará, o que pode ser facilmente substituído.

Pistolas de pintura

As pistolas com sistema HVLP (Alto Volume Baixa Pressão) são responsáveis por permitir uma pintura bem acabada e econômica. Outra vantagem é que o trabalho é feito rapidamente. Esse tipo de ferramenta possibilita a troca do kit A, B, C (capa, bico e agulha) seguindo as medidas que cada modelo possui. Muito útil também em setores automotivos.

Marteletes pneumáticos

São usados em superfícies duras, como pedra e concreto. Lascam e trituram facilmente qualquer base sólida. Uma variedade maior desse tipo de ferramenta é aproveitada em obras massivas, a exemplo de abertura de furacões para dinamite em minas e demolições de alvenarias em geral.

Parafusadeiras

As parafusadeiras pneumáticas são máquinas muito utilizadas na linha automotiva, moveleira e outros. Produzem torque (controle da força) por intermédio de impacto ou embreagem. Portanto, são capazes de fixar uniformemente os parafusos em diversos tipos de materiais com maior precisão.

Chaves de impacto

São muito utilizadas em linha automotiva e industrial, reparos automotivos e manutenção industrial. As chaves de impacto produzem golpes consecutivos que giram os soquetes com a força rotativa. Elas também permitem a regulagem do ar que influenciam no torque para maior precisão.

Quais os cuidados ao adquirir ferramentas pneumáticas?

Agora que você conhece alguns tipos de itens, confira estas dicas para manter tudo em ordem.

Faça a manutenção das máquinas.

É preciso manter a ferramenta em boas condições de operação. Veja quais são os dois tipos de manutenção:

Preventiva

Envolve todas as ações simples, regulares e previsíveis para reduzir os riscos de falha da ferramenta. Isso vai desde a lubrificação até a substituição das peças que podemos prever que vão sofrer desgaste, antes de causar tempo de inatividade.

Corretiva

É feita de maneira reativa e engloba qualquer ação cujo objetivo seja consertar defeitos na ferramenta, depois que ela sofre uma falha que não estava prevista.

Garanta a qualidade e a pressão do fornecimento de ar

É importante que o ar seja limpo e lubrificado, portanto, o uso de um filtro regulador ajuda a otimizar o desempenho e a vida útil da ferramenta. Siga as especificações dos fabricantes em relação à configuração, lubrificação e peças de desgaste para cada uma delas.

Os kits de manutenção são projetados para tornar o processo ainda mais fácil. A frequência da troca de peças vai depender do que diz as especificações de cada uma. Na dúvida, converse com o seu fornecedor para receber orientações.

Otimize o tempo de atividade e inatividade

Quando uma ferramenta pneumática é retirada da linha de produção para realizar a manutenção planejada, aproveite para fazer a verificação visual e avaliar também o desgaste de outras peças. Se a desmontagem e remontagem forem necessárias, certifique-se de que sejam feitas de acordo com as recomendações do fabricante e também com peças de reposição originais.

Cuide da ergonomia

Se os trabalhadores usarem ferramentas pneumáticas por muitas horas, é importante escolher itens bem balanceados, que sejam confortáveis de segurar e leves o suficiente. Existem modelos com punho emborrachado, com superfícies resistentes.

Use os EPIs adequados

O principal perigo é o risco de ser atingido por um dos acessórios ou pregos, rebites, grampos ou outros fixadores aplicados com a ferramenta. Projéteis e objetos voadores diversos viajam em altas taxas de velocidade e podem perfurar ou penetrar rapidamente o corpo humano. Mais comumente, as lesões acontecem nas mãos, dedos, pernas, joelhos e coxas.

Proteção ocular de alto impacto, como óculos de segurança, é necessária ao trabalhar com ferramentas pneumáticas, mas proteção completa para a cabeça e rosto também é ideal. Além disso, é recomendável fornecer aos funcionários sapatos de segurança para biqueira ou botas de trabalho, capacetes e proteção auditiva.

Encontre um bom fornecedor

A reputação de qualidade de um fornecedor integrador é uma das principais coisas que alguém deve considerar ao comprar suas ferramentas. Existem muitas opções por aí e, se não houver atenção, pode acabar comprando produtos de procedência duvidosa.

Além de dispor de uma variedade de produtos de marcas confiáveis, uma empresa conceituada como a Nortel fornece informações adequadas sobre qual o produto ideal, a quantidade necessária e tudo o mais que você precisa saber para fazer a manutenção correta dos acessórios e equipamentos.

Como você viu, trabalhar com ferramentas pneumáticas é muito prático porque existem diversas aplicações. No entanto, é preciso dar atenção a alguns cuidados, como fazer a manutenção das peças, treinar os funcionários, usar EPIs adequados e comprar os itens de um bom fornecedor.

Nós temos um grande acervo de suprimentos no setor de MRO (Manutenção, Reparo e Operação). Entre em contato conosco agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!