fbpx

10 ferramentas para eletricista essenciais para a execução do trabalho

ferramentas para eletricista
01/12/2021

10 ferramentas para eletricista essenciais para a execução do trabalho

O eletricista é o profissional responsável pela reparação e manutenção das instalações elétricas, seja em residências, seja em indústrias. Portanto, é uma profissão que exige bastante conhecimento técnico para saber o que projeta e para trabalhar com qualidade e segurança. Além do conhecimento, algumas ferramentas para eletricista também são necessárias.

O trabalho com eletricidade acaba envolvendo várias atividades, sendo que muitas são complexas. Por isso, é fundamental contar com os equipamentos adequados para desenvolver as tarefas de forma correta e segura. Os benefícios de se trabalhar com esses itens são muitos: o eletricista evita riscos, executa o serviço de forma mais rápida, ganha muita qualidade, entre outros.

Quer saber quais são as ferramentas essenciais para eletricistas? Continue acompanhando o texto, pois vamos falar sobre cada uma delas. Boa leitura!

1. Chave de fenda

Certamente, a chave de fenda é uma das ferramentas mais usadas pelo eletricista. Sem contar que, seja eletricista ou não, grande parte da população tem esse item em suas casas, afinal, sua utilidade é muito grande no dia a dia.

Os profissionais que trabalham com instalações elétricas devem ter, no mínimo, duas peças. O ideal é que uma seja menor, servindo para os parafusos pequenos, normalmente usados em tomadas, por exemplo, e a outra seja uma chave de fenda grande, para parafusos maiores, usados para fixar interruptores, por exemplo.

2. Chave Phillips

Essa chave pode ser resumida como uma variação da chave de fenda, sobre a qual falamos no tópico anterior. Ela traz uma ponta em um formato parecido como uma cruz grega. O eletricista usa essa ferramenta para afrouxar ou apertar os parafusos em disjuntores e muitos outros equipamentos elétricos que acabam usando esse formato.

3. Furadeira

A furadeira é muito útil para várias tarefas que esse profissional desempenha no seu trabalho. Ter um jogo de brocas para madeira, um para alvenaria e outro para metal, por exemplo, vai facilitar bastante a realização de várias atividades no dia a dia. Vale lembrar de que existem diversos modelos de furadeiras, cada modelo pode apresentar melhores performance de acordo com o substrato a ser perfurado.

4. Alicates de diversos tipos

Há vários tipos de alicates que o eletricista pode usar, com suas características próprias e voltados para suas aplicações. O mais comum entre eles é o alicate universal, que não pode faltar no kit desse profissional, uma vez que é muito útil para inúmeras tarefas, como apertar, dobrar ou cortar a ponta de cabos e fios.

O decapador de fios é outro tipo muito relevante. Ele é muito usado para os serviços de elétrica, pois facilita muito a remoção de capas protetoras dos cabos. Sem contar que, com essa ferramenta, a realização do trabalho ocorre de modo muito mais preciso, garantindo agilidade para o eletricista e sem danificar o condutor.

O alicate universal pode, sim, ser usado para cortar cabos e fios. Contudo, quando o eletricista usa o alicate de corte apropriado para esse serviço, ele consegue uma precisão bem maior, além de uma execução mais ágil e facilitada, até porque o item é próprio para essa função.

5. Multímetro

O multímetro é uma ferramenta que jamais pode faltar no kit do eletricista profissional. Ele é usado para fazer a medição da resistência elétrica, tensão e corrente. Com esse item, o eletricista consegue medir a frequência de sinais alternados, a temperatura, a capacitância e muito mais.

6. Lima

O eletricista pode usar a lima em vários trabalhos, como para acertar uma superfície para inúmeras utilidades ou retirar rebarbas de uma peça de metal. O ideal é que o profissional tenha em seu kit uma lima pequena e uma grande.

7. Fita isolante

Embora a fita isolante possa ser usada para diversas outras funções, é imprescindível que o profissional tenha, pelo menos, um rolo desse item para proteger as partes por onde a corrente elétrica vai passar.

8. Ferro de solda

O eletricista nunca tem noção de onde vai entrar e o que vai ver à sua frente, por isso, o mais indicado é levar ferramentas úteis consigo para toda ocasião. Uma ferramenta necessária é o ferro de solda, que vai salvar você quando tiver que fazer algumas emendas ou algum serviço em eletrônicos.

9. Arco de serra

Essa é uma ferramenta muito importante e também conhecida como segueta por algumas pessoas. De fato, as ferramentas de corte são essenciais para esse profissional, que sempre se depara com situações nas quais precisa fazer cortes em peças para continuar a sua instalação elétrica, por exemplo.

Quando paramos para analisar as atividades do eletricista, em praticamente todas, alguma barra de ferro, peça ou eletroduto tem que ser cortado, sobretudo nas atividades que envolvem montagem elétrica, como infraestrutura elétrica. Geralmente, o arco de serra é usado para serrar ou cortar metais, plásticos, compensados e madeiras.

10. Trena

A trena, também chamada de fita métrica, é uma ferramenta muito útil para que os eletricistas façam suas funções com mais qualidade. Ela é normalmente usada para medir a parede ou o cômodo onde vai ser feita uma instalação. Além disso, o eletricista pode usá-la para tirar medidas de suportes e de itens que vai usar no trabalho.

Bom, como você pôde ver, conhecer as ferramentas para eletricistas ajuda a desenvolver as tarefas com uma precisão bem maior, assegurando várias vantagens e entregando um trabalho de qualidade impecável.

Contudo, é importante ter em mente que a escolha dessas ferramentas tem que prezar sempre pela durabilidade e pela qualidade dos produtos. Hoje, há diferentes tipos disponíveis no mercado, por isso, o mais indicado é escolher modelos de fabricantes que realmente seguem as normas regulamentadoras, para proporcionar a segurança adequada.

Além disso, é preciso estar atento ao atendimento no início, durante e depois das negociações, para avaliar o fornecedor. Afinal, pode ser que você precise de orientações e apoio técnico para usar os produtos. Independentemente da quantidade de compra que você fizer, é fundamental estar tranquilo, sabendo que vai ter uma equipe de suporte para ajudar você quando for necessário.

Enfim, são várias características que você deve incluir quando for escolher seu fornecedor de ferramentas para eletricista. Uma empresa que se destaca como a maior distribuidora de suprimentos do Brasil da categoria MRO (Manutenção, Reparo e Operação) é a Nortel, podendo ser uma grande aliada para você. Afinal, qualidade, segurança e suporte são características garantidas pela Nortel!

Gostou de conhecer essas 10 ferramentas essenciais para o trabalho do eletricista? Aproveite e conheça esses produtos de perto no nosso site!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!