fbpx

Conheça os diferentes tipos de ferramentas industriais

Ferramentas industriais
17/03/2021

Conheça os diferentes tipos de ferramentas industriais

As empresas trabalham com máquinas e existem equipamentos específicos para cada tipo de produção. No entanto, independentemente do nicho de negócio, todas precisam usar as ferramentas industriais certas para que as operações sejam concluídas com êxito.

Neste post, selecionamos as principais peças, separadas por categorias, para a gestão de manutenção da sua indústria. Continue a leitura para saber mais!

Ferramentas elétricas

As ferramentas elétricas auxiliam a realização de tarefas de maneira rápida, prática, econômica e precisa. Veja alguns exemplos!

Serras circulares

As serras circulares ajudam a cortar duas vezes o número de folhas que qualquer outra serra normalmente cortaria. Se um trabalho exige o corte de materiais de madeira com muita frequência, não há nada melhor que essa ferramenta para executar o trabalho em ritmo acelerado.

Ferramentas sem fio

Muitas ferramentas elétricas são especialmente projetadas sem cabos e fios para facilitar os movimentos das mãos, bem como a operação em geral.

A furadeira sem fio, por exemplo, é alimentada por baterias recarregáveis ​​e é amplamente usada para instalar e remover parafusos — tanto que até substituiu a chave de fenda.

Além disso, é útil para fazer orifícios piloto em pranchas de madeira que são muito vulneráveis ​​e podem se partir ao menor esforço de pressão.

Rebarbadoras

Essa peça é usada em diversas aplicações. Pode ser equipada com discos de vários tipos: cada um é especializado no corte, lixamento e polimento de diferentes materiais e superfícies.

Qualquer funcionário, independentemente do ambiente de trabalho, sempre vai precisar lidar com superfícies metálicas em algum ponto ou outro. Por esse motivo, a rebarbadora faz parte da lista de utensílios indispensáveis.

Martelos de demolição

O martelo de demolição é útil para realizar a demolição máxima de paredes de concreto sólidas, materiais grossos e resistentes que precisam ser derrubados. Ele é equipado com brocas que golpeiam repetidamente a superfície, demolindo-a passo a passo.

Chaves de fenda elétricas

As chaves elétricas não exigem mais que o usuário gire ou prenda os dedos em um movimento exaustivo no sentido horário ou anti-horário até que o parafuso seja colocado ou removido completamente de um objeto. Elas realizam o mesmo trabalho que a manual, só que com muito mais eficiência e rapidez.

Broca

Uma furadeira é uma ferramenta elétrica que funciona de forma muito simples, além de contar com um motor que faz a parte frontal girar em várias velocidades diferentes. A peça que realmente entra em contato com o material em questão, porém, é a broca, normalmente usada para fazer furos. As brocas são usadas em marcenaria, metalurgia e também em outras tarefas talvez menos esperadas, como a medicina.

Motoserra

A motosserra é usada para derrubar, podar ou simplesmente coletar um pouco de lenha, mas você também pode vê-la em ação em alguns dos usos menos convencionais — como no trabalho de artesãos.

Lenhadores experientes desenvolveram uma arte em que usam suas motoserras para esculpir tocos e criar peças impressionantes de madeira.

Torno

Usado em metalurgia pesada, processamento de madeira e até mesmo na fabricação de cerâmica, um torno é uma ferramenta elétrica com um design bastante simples.

Ele possui um eixo robusto no qual é possível montar qualquer peça. Normalmente, o resultado final do uso de um torno deve ser um produto simétrico perfeitamente arredondado.

Essas ferramentas elétricas vêm em todas as formas e tamanhos, pois precisam atender às necessidades de materiais diferentes como metal, madeira ou vidro.

Ferramentas pneumáticas

Pneumática é a área que lida com as ferramentas e aplicações baseadas em ar ou gases pressurizados. Ferramentas, máquinas e sistemas pneumáticos diferem de suas contrapartes elétricas e hidráulicas com base na força motriz.

Enquanto as ferramentas elétricas funcionam com eletricidade e as ferramentas hidráulicas usando líquidos pressurizados, as pneumáticas usam ar comprimido ou gás. Acompanhe!

Pistolas pneumáticas

Os canhões de ar baseados nos princípios da pneumática são populares para pregar e usar parafusos a uma velocidade impressionante. As primeiras formas de pistolas de pregos baseavam-se apenas na utilização de pressão de ar.

Além da construção civil, a marcenaria e a carpintaria são outras áreas em que essas ferramentas industriais apresentam grande vantagem. As pistolas de rosca são usadas para alimentação rápida de parafusos para diferentes aplicações.

Cilindros pneumáticos

Há uma enorme diversidade de cilindros pneumáticos como cilindro de simples ação, de dupla ação, de ar rotativo, de ar sem haste e telescópico. Esses são especiais por vários motivos, pois incluem operação sem ruído e eliminação da necessidade de armazenamento de líquidos, como no caso dos cilindros hidráulicos. Além disso, os cilindros pneumáticos também são limpos e ecológicos; se houver qualquer vazamento, não poluem o ambiente.

Abrasivos

A indústria utiliza abrasivos em três modelos básicos:

  1. ligados a um metal para formar máquinas sólidas como rebolos, cilindros, bandas, copos, segmentos ou palitos;
  2. adicionados ao papel, tecido, plástico ou outra substância, como é feito com uma lixa;
  3. praticados de forma solta, como quando um jato de areia é usado para limpar a superfície de um edifício.

Abrasivos ligados

São feitos em rebolos, rebolos de corte, segmentos, cones e outras formas ou tipos aglutinados usados ​​para muitos aspectos de madeira e acabamento de metal ou aplicações de corte.

Abrasivos colados são aplicados ​​com uma broca ou ferramenta rotativa. A ideia de unir materiais abrasivos, sejam naturais ou sintéticos, é para que os pedaços de grãos se mantenham unidos para dar um material duro para fins de corte ou retificação.

Abrasivos revestidos

Abrasivos revestidos são metais que podem ser usados ​​da mesma forma para abrasivos aglomerados. As camadas livre e fechada são os dois tipos de camadas abrasivas. Em um abrasivo de camada aberta, 50% ou 75% da capa é revestida com grãos abrasivos. Estes incorporam materiais como granada, carboneto de silício, óxido de alumínio acastanhado claro, óxido de alumínio tratado com calor, alumina de zircônia e alumina cerâmica.

Tipos de Apoio

As variedades de suporte abrasivo são papel, tecido, filme ou fibra. A estrutura abrasiva revestida consiste em suporte, adesivo e metais. Os minerais ou grãos são tipicamente aderidos ao suporte e mais frequentemente incluem uma marca e um revestimento de tamanho. Uma camada de moldagem é utilizada para o suporte, em seguida, o metal ou grão é empregado, acompanhada por uma camada de adesivo de tamanho.

Ferramentas manuais

Este grupo é integrado por ferramentas de grande auxílio nas tarefas realizadas em casa, no trabalho ou no carro. Veja!

Conjunto de alicates

Alicates são ferramentas industriais poderosas para agarrar ou puxar algo que não pode ser feito com as mãos desprotegidas. Normalmente, pequenas peças como fios isolados ou pregos são puxados para fora do cabo, parede ou madeira com um alicate. Ele também é útil ​​para apertar coisas como ganchos ou botões.

Serra manual

Com ajuda de uma serra, é possível cortar facilmente gesso, tubos, compensados, madeiras leves etc. O utensílio tem dentes longos e afiados que garantem um corte suave para grandes projetos e mais segurança nas indústrias.

Conjunto de braçadeira

É uma ferramenta em forma de C usada para engatar ou segurar coisas com firmeza. Funciona perfeitamente para prender temporariamente algo fortemente em sua posição. Essa ferramenta protege as peças para montagem, fixação, colagem e soldagem para garantir uma operação precisa.

O corpo de ferro espesso com uma almofada giratória firme e barra em T deslizante garantem pressão uniforme e força de aperto máxima. Essas pinças seguram perfeitamente qualquer item durante a perfuração, aparafusamento e martelo.

Broca de mão

Essa ferramenta é extremamente poderosa e pode ser usada como alternativa para uma furadeira. O mais incrível é que não ela precisa de eletricidade ou bateria para funcionar. É possível utilizá-la facilmente, apenas girando a alça com a mão.

Brocas manuais são perfeitas para fazer furos em objetos macios e vulneráveis ​​como madeira fina, bambu, ferro macio e fino, cobre, alumínio, plástico, PVC, acrílico e placa de circuito.

Diante de todos esses itens, vale a pena lembrar a importância de comprar ferramentas industriais de qualidade. A Nortel é a maior distribuidora de suprimentos na categoria MRO (Manutenção, Reparo e Operação) do país. Além disso, dispõe de um catálogo diversificado de diversas marcas. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!