• Elétrica
  • 9 de junho de 2021

Emenda de cabos elétricos em baixa tensão : confira os cuidados que devem ser tomados!

A emenda de cabo elétrico é um procedimento que deve ser realizado com muita atenção. Isso porque ignorar certos cuidados gera riscos capazes de desencadear prejuízos importantes para a indústria.

Segurança é assunto sério, especialmente no ambiente empresarial. Pensando nisso, preparamos este post com dicas e informações que ajudarão a fazer emendas muito mais seguras e eficientes. Quer aprender? Continue a leitura!

O que é uma emenda de cabo elétrico?

Basicamente, trata-se da união das extremidades de dois condutores. Isso deve ser executado de modo a garantir a resistência mecânica correta e o contato elétrico perfeito e sem riscos.

As emendas têm diversas funções. Por exemplo, prolongar condutores de energia ou até mesmo religá-los em caso de rompimento. Além disso, são usadas para realizar derivações em uma rede principal de fios — é o caso da instalação de um ponto de luz.

Qual a importância de uma emenda de cabo elétrico bem feita?

Em um cenário ideal, quanto menos emendas existirem na instalação, mais segura ela será. Entretanto, o procedimento faz parte das rotinas de manutenções elétricas e nem sempre será evitado. Diante disso, o essencial é tomar todos os cuidados para que a empresa não sofra com acidentes ou outros tipos de problemas, como curtos-circuitos e interrupções na produção.

Por esse motivo, dizemos que a realização de uma emenda de fios bem feita é uma das etapas mais importantes da instalação elétrica. Quando mal-executada, ela prejudica totalmente a instalação e ainda causa danos como:

  • aquecimento dos condutores elétricos;
  • fuga de energia elétrica;
  • interrupção da passagem de energia;
  • queda de tensão;
  • aumento do consumo de energia;
  • danos aos equipamentos e ferramentas industriais.

Quais são os principais tipos de emendas de fios?

Como destacamos, apesar de as boas práticas de segurança recomendarem cautela no uso de emendas, esse procedimento é muito comum. Afinal, ele é usado sempre que surge a necessidade de unir as extremidades de dois condutores.

Acontece que nem toda emenda de fio é igual. Para cada situação, há um tipo diferente e você precisa conhecê-las bem. Veja quais são na sequência!

Emendas de prolongamento

São as mais comuns nas instalações elétricas e servem para estender a fiação com o objetivo de alcançar outro ponto na rede. Aliás, é praticamente impossível não recorrer a esse modelo em algum momento.

Emenda rabo de gato

É um tipo de emenda de prolongamento, porém se difere na forma com que os condutores são ligados. Neste caso, são enrolados em paralelo e formam uma só ponta — daí o nome “rabo de gato”. Vale destacar que ela é muito usada dentro de caixas de distribuição e tomadas.

Derivação

A emenda de derivação é indicada para levar eletricidade para outro ponto sem que isso interrompa o fluxo de energia já existente. Ela é usada, por exemplo, para acrescentar um ponto de luz ou uma tomada à instalação.

Emenda com solda ou sem solda: qual usar?

Afinal, que tipo de emenda é mais confiável: a com solda ou sem? Essa é uma polêmica do cotidiano de eletricistas e engenheiros elétricos, por isso é importante esclarecermos algumas questões. Alguns profissionais da área sempre realizam soldas com estanho nas emendas. Por outro lado, alguns preferem evitar sob o argumento de que a norma proíbe esse tipo de procedimento. Mas o que é verdade nisso tudo?

A NBR 5410, no item 6.2.8.2, é clara quando aconselha a evitar o uso de conexões soldadas em circuitos elétricos. Caso elas sejam utilizadas, é importante que tenham resistência à fluência e solicitações mecânicas compatíveis com a destinação. Sabendo disso, fica claro que a emenda com solda não é proibida. No entanto, por razões de segurança e eficiência, o ideal é evitá-la sempre que possível.

Quais são os cuidados necessários para se fazer uma emenda de cabo elétrico?

Fazer uma emenda de cabo elétrico não é uma tarefa complexa para quem tem conhecimento e treinamento. Entretanto, sempre que o assunto é eletricidade na indústria, é fundamental redobrar os cuidados. Afinal, segurança nunca é demais, não é mesmo?

A boa notícia é que vamos ajudar com essa tarefa. Reunimos as melhores dicas para que o procedimento seja feito da forma correta em sua empresa, garantindo instalações seguras e eficientes. Acompanhe!

Siga as instruções de montagem

Existem técnicas e instruções específicas para a realização de emendas de cabos. Essas regras devem ser seguidas à risca, pois levam em consideração todos os fatores essenciais para a correta execução do trabalho. Aliás, é importante usar terminações e emendas adequadas.

Tenha em mãos as ferramentas e EPIs necessários

Para garantir o sucesso do procedimento, é essencial ter em mãos todas as ferramentas necessárias, como alicates de corte e fita isolante. Além disso, o uso de EPIs durante o trabalho é obrigatório e salva vidas. Portanto, não deixe faltar óculos de proteção, luvas isolantes e calçados com solado de borracha.

Evite curvaturas

É interessante evitar curvaturas nos fios que serão emendados, visto que isso desgasta a junção dos cabos e interfere em sua eficiência e segurança. De igual maneira, as conexões não devem ficar dentro dos conduítes, mas nas caixas de passagem, o que facilita manutenções futuras.

Garanta que a emenda fique bem apertada

As emendas devem ficar sempre bem apertadas e fixas. Essa é uma regra que não deve ser ignorada, já que as folgas são uma das causas dos aquecimentos nos fios e de rompimento das junções.

Evite áreas de contato na emenda

Para evitar curtos-circuitos e interrupções na passagem de energia elétrica, as emendas não podem ter áreas de contato. Para isso, o uso de fitas isolantes garante que os fios fiquem protegidos e interligados.

Tenha cuidado ao decapar o cabo flexível

Por fim, tenha cuidado ao decapar o cabo flexível a fim de evitar que ele seja danificado. Apesar de ser uma dica simples, muitas instalações são prejudicadas devido a erros e falta de cuidado nessa etapa.

Uma emenda de cabo elétrico bem executada evita inúmeros problemas e prejuízos ao seu negócio. Porém, ao colocar em prática tudo o que aprendeu neste post, você garante a segurança de seus colaboradores, aumenta a vida útil dos seus equipamentos e mantém a fábrica em pleno funcionando.

Você sabia que a Nortel é líder na distribuição de itens de MRO e tem um catálogo completo de materiais elétricos? Entre em contato agora mesmo e garanta tudo o que você precisa!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter