fbpx

Como alcançar a eficiência energética nas indústrias?

eficiência energética na indústria
19/04/2021

Como alcançar a eficiência energética nas indústrias?

Alcançar a eficiência energética na indústria é uma meta de fundamental importância. Afinal, o alto consumo e o desperdício são situações recorrentes no setor, o que aumenta os gastos e prejudica o meio ambiente.

Em um mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, não há como ignorar o assunto. Pensando nisso, decidimos produzir este artigo reunindo dicas e informações que vão ajudar a otimizar o consumo de energia elétrica em sua empresa. Confira!

Quais são os desafios energéticos nas indústrias?

Em meio a tantas metas e objetivos, a eficiência energética recebe atenção especial de gestores e empresários. Afinal, fazer mais com menos é fundamental para a competitividade e lucratividade de qualquer negócio.

No entanto, o setor industrial precisa lidar com alguns desafios energéticos, especialmente, no que se refere à confiabilidade do abastecimento. Ficar sem energia pode interromper a linha de produção e gerar prejuízos incalculáveis.

Paralelo a isso, é preciso contornar o desperdício. No período compreendido entre 2014 e 2016, o Brasil desprezou o equivalente a 1,4 vezes a produção anual da usina de Itaipu, de acordo com a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia). Parte disso é responsabilidade das indústrias, que consomem 40% da energia elétrica do país.

Nesse sentido, é interessante destacar a contribuição negativa dos motores elétricos para esse cenário. Eles consomem 68% da energia elétrica das fábricas e podem gerar muitos desperdícios e prejuízos.

A iluminação industrial é mais um ponto a ser observado. Afinal, a falta de lâmpadas modernas e econômicas, juntamente a problemas nos circuitos elétricos, contribuem para o aumento do consumo de energia e dos gastos da indústria.

Por que buscar a eficiência energética na indústria?

Quando falamos na importância da eficiência energética na indústria, é preciso abrir o campo de visão. Afinal, ela favorece a empresa e o mundo de diferentes maneiras. Uma fábrica preocupada em controlar seu consumo de energia desfruta de inúmeros benefícios e dá a sua contribuição para a preservação ambiental. Entenda melhor a seguir.

Reduz prejuízos

Alcançar a eficiência energética reduz os prejuízos gerados pelo desperdício de energia. A explicação é bem simples: com mais controle e gestão energética, é possível identificar gargalos e eliminar pontos críticos.

Garante uma produção sustentável

O mundo nunca se preocupou tanto com a questão da sustentabilidade como agora. Naturalmente, a indústria precisa fazer sua parte, sendo a eficiência energética o primeiro passo para uma manufatura limpa e uma produção sustentável.

Diminui a queima de combustíveis fósseis

Como sabemos, a menor demanda por eletricidade no setor conduz a uma redução na queima de combustíveis fósseis. Ainda que a maior parte da energia do Brasil seja gerada por hidrelétricas, muitas fábricas dependem do carvão mineral e do gás natural.

Contribui para a competitividade da indústria

A eficiência energética é conquistada quando máquinas e equipamentos conseguem operar da melhor maneira possível, gastando o mínimo de energia. Sem dúvidas, isso contribui para o aumento da produção industrial, a redução do preço final do produto e a conquista de novos clientes.

Como obter eficiência energética na indústria?

Como vimos, o uso racional da energia é essencial para o sucesso empresarial. Por se tratar de um recurso fundamental para o funcionamento das atividades da fábrica, os gestores precisam investir em práticas voltadas ao seu melhor aproveitamento.

A gestão desse recurso pode ser bem complexa, entretanto, existem estratégias que ajudam na redução de consumo e na conquista da eficiência energética. Continue a leitura para aprender!

Faça uma avaliação do consumo

Você já parou para avaliar como é o consumo energético de sua empresa? Pode parecer simples, mas muitos gestores apenas autorizam o pagamento e não observam os detalhes da sua fatura de energia elétrica, tampouco o dia a dia na fábrica.

É importante conferir se existem grandes oscilações de consumo. Além disso, é uma boa prática mapear os gastos com esse recurso no chão da fábrica. A ideia é encontrar pontos de desperdício e eliminá-los.

Revise seu projeto de iluminação

A iluminação pode representar uma parcela significativa de sua conta de energia elétrica. Exatamente por isso, é interessante revisar o projeto de iluminação e corrigir possíveis problemas. Investir em iluminação LED é um bom exemplo de alteração positiva, pois, além de mais econômica, ela é eficiente e durável.

Confira o estado de suas instalações elétricas

Instalações elétricas inadequadas e antigas são um obstáculo considerável para quem pretende alcançar a eficiência energética na indústria. Sendo assim, é válido contratar profissionais especializados para fazer uma vistoria na fábrica e corrigir os problemas detectados. Não é raro encontrar instalações danificadas, e isso pode causar fugas de corrente, curtos-circuitos e desequilíbrio nas fases.

Invista em motores elétricos mais eficientes

Grande parte da energia consumida nas indústrias está ligada ao uso dos motores elétricos, principalmente, quando são antigos e pouco eficientes. A boa notícia é que já existem equipamentos modernos que geram economia.

Observe que o investimento necessário para realizar essa troca é compensada pela eficiência energética alcançada. Por isso, a decisão precisa ser avaliada com seriedade e atenção.

Além disso, é fundamental conferir se os motores estão trabalhando com potência adequada e instalá-los em locais com boa ventilação. Isso porque o aquecimento afeta a produtividade dos equipamentos e aumenta o consumo de energia.

Faça manutenções periódicas nos equipamentos industriais

Por fim, a realização de manutenções periódicas nos equipamentos industriais é uma prática aconselhável, pois melhoram seu desempenho. Em geral, os procedimentos realizados identificam falhas e previnem problemas, o que gera economia de recursos.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Energia elétrica é assunto sério, pois todo o funcionamento da fábrica depende desse recurso, o que demonstra a importância de contar com profissionais especializados para a conquista da eficiência energética.

Toda instalação elétrica pode ser melhorada, e isso fica muito mais fácil quando se tem o apoio de quem entende do assunto. Nesse sentido, a troca de equipamentos, a substituição da iluminação usada e até a implementação de manutenções fazem a diferença.

A Nortel é especialista em projetos luminotécnicos. Com o foco em aprimorar o uso de energia elétrica na indústria, prestamos consultoria e auxiliamos gestores a executarem melhorias.

Após conferir todas essas informações e dicas de eficiência energética na indústria, fica claro que há diversas alternativas para alcançar essa meta. Diante de benefícios tão importantes, é preciso repensar estratégias e investir em parcerias de sucesso. Desse modo, sua fábrica se tornará mais produtiva, competitiva e sustentável.

Ficou com alguma dúvida? Quer falar um pouco mais em relação ao assunto? Então, entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!