fbpx

Qual é o impacto e a importância da diversidade no setor industrial?

diversidade no setor industrial
20/11/2020

Qual é o impacto e a importância da diversidade no setor industrial?

A diversidade no setor industrial nunca foi tão importante como agora. Com isso, é natural que as empresas revisem os processos internos para ver o que podem fazer melhor para atender a essa necessidade. Embora muitas façam declarações corporativas sobre o assunto, é preciso mais do que um simples comunicado anunciando seu posicionamento.

Na era da indústria 4.0, é extremamente importante fazer com que os colaboradores tenham liberdade para se expressar com base em suas perspectivas exclusivas. Nesse sentido, apoiá-los garante que todos se sintam incluídos e respeitados, independentemente de gênero, cor, credo, orientação sexual, condições físicas ou país de origem.

Continue a leitura para entender o significado de diversidade, quais os impactos na indústria e como incentivar diversidade e a inclusão no trabalho.

O que significa a diversidade no setor industrial?

A diversidade tem a ver com respeito e valorização das habilidades e diferenças que cada membro da equipe traz para o local de trabalho. Um ambiente diverso e inclusivo oferece direitos e oportunidades iguais para todos os trabalhadores, independentemente de gênero, cor, idade, etnia, capacidade física, orientação sexual, crenças religiosas, e assim por diante.

Quais são os impactos da diversidade na indústria?

Ter um local de trabalho diversificado e multicultural traz vários benefícios. Confira.

Maior produtividade

É possível ter um leque amplo de competências entre os colaboradores, bem como uma variedade de experiências enriquecedoras e perspectivas que aumentam o potencial da produtividade.

Mais criatividade

Como várias culturas e experiências atuam juntas, existe a oportunidade de potencializar a criatividade. Isso acontece porque há mais pessoas com perspectivas diversas, permitindo mais chances de soluções viáveis para os problemas apresentados.

Conscientização cultural aprimorada

Uma gama de culturas dentro do local de trabalho permite que a indústria lide com as diferentes nuances em um mercado global. Por exemplo, se você pretende fazer negócios com a China, ter um colaborador que domine o idioma e conheça as peculiaridades culturais é uma vantagem e tanto.

Reputação positiva

As instituições com ambiente de trabalho diversificado costumam ser vistas como melhores empregadoras. Os colaboradores em potencial querem uma liderança tolerante em todos os aspectos e que trate as pessoas com senso de justiça. Esse também é o desejo de boa parte da sociedade.

Aumento das oportunidades de marketing

Quando a equipe ou potenciais clientes veem que uma empresa representa um local de trabalho diversificado, sentem que podem se relacionar mais com ela. O uso de anúncios que retratam pessoas maduras, portadoras de deficiência ou etnicamente diversas incentiva os candidatos a se inscrever, promove uma reputação positiva, aumenta a conscientização do mercado e gera uma base de clientes mais heterogênea.

Como incentivar a diversidade e a inclusão dentro da indústria

Como mencionamos, não basta comunicar que a empresa apoia a diversidade. É preciso, também, agir de acordo com esse posicionamento. Veja algumas dicas.

Seja um gestor inclusivo

A diversidade na indústria só se torna real com inclusão. Por exemplo, considere o funcionário que é um falante nativo de espanhol, mas não se sente totalmente confortável para usar outro idioma, além do inglês, nas áreas comuns do local de trabalho.

Outra situação é a da mãe que amamenta, acaba de voltar à empresa e não tem espaço para tirar o leite materno. Ou o funcionário muçulmano que se sente inseguro quanto a manter sua rotina diária de orações nas dependências da indústria.

Quando as pessoas sentem que precisam esconder ou mascarar partes essenciais de si mesmas no trabalho por insegurança, pode ser prejudicial à motivação, ao engajamento e (em última análise) as taxas de retenção e rotatividade.

Reconheça e respeite as múltiplas práticas religiosas e culturais

Apresente uma política para honrar uma variedade de práticas culturais e religiosas. É possível fazer isso se concentrando em feriados e comemorações. Algumas indústrias ainda dão folga no dia de Natal, mas também oferecem “feriados flutuantes” para acomodar as posições religiosas de todos os colaboradores.

Promova uma cultura em que todas as vozes são bem-vindas

Na maioria das vezes, os funcionários pedem demissão quando sentem que suas singularidades não são apreciadas ou valorizadas. Então, é essencial criar um ambiente onde se sintam conectados com a empresa e as pessoas que fazem parte dela.

Nesse cenário, quando se trata de apoiar a diversidade e a inclusão no local de trabalho, não tenha favoritos. Pratique a cortesia básica e preste atenção especial em como você pode abraçar práticas e políticas não-discriminatórias.

Uma ótima ideia é investir em uma plataforma de comunicação eficaz. Ao integrar todos os canais em um único sistema, é possível alcançar cada colaborador com mais eficácia.

Abra um diálogo sobre desigualdade salarial de gênero

Quer uma cultura de inclusão baseada em confiança e transparência? Prepare-se para falar sobre gênero e possíveis disparidades salariais e, possivelmente, revelar alguns dos dados da empresa sobre remuneração.

A igualdade salarial é um grande ponto de discórdia em muitas indústrias. A confiança da equipe, junto ao senso de inclusão, são construídos em torno da transparência e da comunicação sobre as políticas da organização.

Se houver desequilíbrio salarial, é importante abrir os canais para que os colaboradores expressem sentimentos e opiniões. Além disso, apresente a estratégia que a indústria pretende usar para lidar com a lacuna.

Construa uma força de trabalho multigeracional

Atualmente, a geração do milênio representa a grande maioria da força de trabalho. Ter um grupo que reconhece e acomoda várias gerações é essencial para construir uma equipe diversificada e inclusiva.

Embora os millennials sejam, geralmente, conhecidos por ser experientes em tecnologia, tenha em mente que essa geração abrange as idades de 22 a 38 anos. Os mais velhos podem não ter a mesma proficiência com ferramentas tecnológicas que os mais jovens.

É fácil ver isso funcionando nas práticas de comunicação. Às vezes, alguns colaboradores se sentem mais confortáveis ​​usando canais sociais, por exemplo, ou funções de chat em grupo. Por outro lado, os de gerações anteriores podem não adotar os mesmos canais de comunicação tão prontamente.

Enfim, é tão bom trabalhar com diversidade que esse tema é motivo de muitos insigths de negócios. Para citar um exemplo, a empreendedora Ana Luisa, depois de sofrer assédio de um prestador de serviço na sua própria casa, decidiu fundar a Mana Manutenção. A empresa é especializada em manutenção residencial, com mão de obra exclusivamente feminina. Bacana, não é?

Como você viu, a diversidade no setor industrial, aliada à inclusão, traz uma série de vantagens. Além de a sua marca ganhar mais personalidade, as pessoas são mais produtivas, têm liberdade de pensamento, comunicação saudável, aumento da criatividade, tolerância religiosa, entre outros benefícios. Pense nisso!

Assine gratuitamente a nossa newsletter para receber outros artigos diretamente no seu e-mail!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!