fbpx

Distribuidor de itens indiretos: quais os benefícios de fazer um contrato?

distribuidor de itens indiretos
25/11/2020

Distribuidor de itens indiretos: quais os benefícios de fazer um contrato?

A busca por um bom distribuidor de itens indiretos se tornou parte essencial da estratégia de negócios, sobretudo para médias e grandes empresas. O motivo é bem simples: não é só com matéria-prima que uma produção funciona. Materiais elétricos, compostos químicos, EPIs, ferramentas e itens de estoque em geral são alguns exemplos de elementos para Manutenção, Reparo e Operação (MRO).

O ponto é que a gestão desses materiais influencia diretamente a eficiência da empresa, além de ter impactos financeiros significativos. Pensando nisso, criamos este artigo especial para mostrar por que um contrato feito diretamente com um distribuidor confiável pode ser mais vantajoso para sua empresa. Confira!

Quais as particularidades do uso de itens indiretos nas empresas?

Os materiais que geram os chamados custos diretos estão relacionados à atividade principal da empresa, o seu core business. Isso significa que uma indústria, por exemplo, realizará a compra de uma determinada matéria-prima de acordo com a demanda exata dos projetos que tem pela frente. A quantidade — ou o volume, o peso etc. — é calculada com certa precisão.

Os custos indiretos, por sua vez, apresentam uma variação um pouco maior. Ainda que as atividades da empresa possam ser mais intensas durante um mês de alta produtividade, por exemplo, as compras de produtos de limpeza, materiais de ferramentaria e itens elétricos para manutenção do prédio não estão profundamente atreladas à produção, como no caso dos itens diretos.

Por isso, é comum que as empresas adotem uma postura de comprar itens indiretos conforme a demanda surge, mantendo um certo nível de estoque para reposição imediata. Afinal, não podemos esperar uma lâmpada queimar para comprar uma substituta. O ponto é que essa prática não deixa transparecer um custo que poderia estar sendo reduzido.

Vejamos, então, por que é mais vantajoso estabelecer uma parceria comercial com um distribuidor de itens MRO.

Quais os benefícios de contar com um distribuidor de itens indiretos?

Um primeiro ponto a ser destacado é o custo. Compras eventuais, sem uma previsão de demanda estabelecida, geram gastos maiores para a empresa, principalmente se não existem mecanismos internos de gestão eficiente desses materiais. Um problema muito comum na indústria, por exemplo, é a ausência ou o próprio excesso de produtos no estoque.

Quando a reposição não é planejada adequadamente, os pequenos custos vão se somando e criando problemas para a empresa. Os mais comuns são:

  • gasto excessivo com frete;
  • custo de armazenamento de materiais no estoque;
  • custo mais alto na compra do produto;
  • custo gerado por compras emergenciais (produtos mais caros).

Somado a isso, temos ainda eventuais prejuízos causados pela falta de um item indireto para reposição imediata. A vantagem de contar com um distribuidor de itens indiretos, nesse caso, é adotar um planejamento conjunto que considere todos os itens que sua empresa precisa de acordo com a frequência de reposição de cada um.

Isso nos leva a um segundo ponto fundamental.

A qualidade dos produtos

O contato direto com um distribuidor é uma estratégia valiosa para quem quer evitar problemas com a qualidade dos itens indiretos. Ao manter uma rotina de compras baseada exclusivamente no varejo, sua empresa corre o risco de se deparar com a indisponibilidade de um produto no momento que mais precisa dele.

O contrato permite que você estabeleça uma relação de transparência no que diz respeito às suas demandas — o que impacta diretamente a qualidade e o preço. Quando o distribuidor tem uma boa previsão para o próximo pedido, ele pode disparar seu próprio processo de produção no tempo exato para garantir a entrega na hora certa.

Consequentemente, a otimização da fabricação ajuda a manter valores mais atrativos na venda, além de garantir que a qualidade que você já conhece seja mantida. Isso é especialmente importante quando as compras envolvem grandes quantidades de um mesmo produto.

Outro ponto a ser destacado é que isso evita gargalos na logística e no distribuidor. Com um planejamento eficiente, é possível elaborar cronogramas de compras para agilizar os processos em toda a cadeia de suprimentos. Ajustes finos serão sempre necessários, é claro, já que a demanda por um item pode crescer inesperadamente ou o prazo se tornar mais curto.

Ainda assim, a tendência é que a reposição possa fluir de maneira mais adequada, integrando os processos da sua empresa. Uma dica importante para agregar valor a esses processos é adotar uma boa solução de gestão do estoque para dar visibilidade aos fornecedores e tirar proveito das vantagens de comprar pelo e-commerce.

Por que a Nortel é referência no mercado brasileiro?

A Nortel é a maior distribuidora de suprimentos MRO do Brasil. Com uma operação ampla em todo o território, a empresa é referência em atendimento de grandes empresas por meio de contratos específicos — seja para gerenciar estoque e fornecer itens indiretos, seja para promover treinamentos e outros serviços.

O fornecimento de MRO inclui itens como:

Além disso, a Nortel conta com um eficiente serviço de compras online, visando a garantia do fornecimento eficiente de itens essenciais para que as operações das empresas sejam mantidas no ritmo adequado. Durante a pandemia da COVID-19, por exemplo, essa alternativa se tornou ainda mais valiosa para organizações que querem manter o nível de produtividade.

Na loja virtual, você encontra todos os itens que sua empresa usa no dia a dia e pode consultar preços, prazos de entrega, montar seu carrinho de compras, conferir informações técnicas dos produtos etc. Esses e outros diferenciais fazem da Nortel a melhor opção para quem almeja repor seus itens indiretos sem sofrer com imprevistos ou ter gastos excessivos.

Como você pôde ver, um distribuidor de itens indiretos pode fazer toda a diferença na rotina de uma empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Então, faça uma avaliação da sua estratégia atual e conte com o apoio de quem é referência no assunto!

Se gostou da ideia, aproveite para entrar em contato com a Nortel e conheça melhor nosso atendimento para clientes corporativos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!