A iluminação é capaz de modificar completamente um ambiente. Experimente modificar os tons (alterar a temperatura de cor, em Kelvin) ou, quem sabe, incluir iluminação na marcenaria. É desse modo que você verá o poder que tem a iluminação de deixar uma casa aconchegante e ao mesmo tempo funcional.
Ao contrário do que se acredita, atualizar ou reformar a iluminação de uma casa nem sempre precisa de um grande investimento ou reformas grandes. Seguindo alguns conceitos básicos e levando em consideração o ambiente como um todo, é fácil conseguir modificar o espaço e ousar na iluminação, utilizando uma série de novidades disponíveis no mercado para experimentar.
Para entender melhor do assunto, entrevistamos a arquiteta e lighting designer Nicole Gomes. Com mais de 12 anos de experiência em iluminação e tendo assinado mais de 1.200 projetos ao lado de parceiros renomados, Nic é especialista quando o assunto é iluminação residencial.
Segundo a profissional, o primeiro passo para criar um projeto de iluminação é entender e considerar a atividade da família no espaço a ser iluminado, além dos revestimentos, móveis, tipo de acabamento, forro de gesso ou laje. “precisamos compreender qual o uso de cada ambiente e as peças que serão dispostas nela.
Devemos pensar na iluminação como um todo, pois, através dos móveis e revestimentos, é possível refletir a luminosidade para o ambiente”,explica a especialista.
Fique atento também a disposição dos cômodos e a integração deles. ” Não podemos perceber uma ruptura brusca, como acontece quando existem diferentes temperaturas de cor no mesmo projeto. Ou seja, a iluminação de uma cozinha ou área gourmet por exemplo, pode ser feita com temperatura de cor mais quente para que a percepção durante a passagem entre os ambientes seja fluída”, comenta.
Ao mesmo tempo, quando falamos de cozinha, é essencial que seja levado em conta que a luz central pode trazer sombras para a bancada de manuseio de alimentos. É essencial ter uma fonte de luz de apoio, seja ela um perfil de LED embutido na marcenaria ou uma luminária de clip”, afirma Nic.
O conteúdo completo desse bate-papo com Nic Gomes, pode ser encontrado no IGTV no Instagram @ledvancebr . Clique e confira na íntegra!
SOBRE LEDVANCE
Com escritórios em mais de 50 países e atividades comerciais em mais de 140 países, a LEDVANCE é um dos principais fornecedores de iluminação geral do mundo para profissionais e consumidores finais. Tendo emergido do negócio de iluminação geral da OSRAM GmbH, a LEDVANCE oferece uma ampla variedade de luminárias LED para diversas áreas de aplicação, produtos de iluminação inteligente e conectável (IoT), um dos maiores portfólios de lâmpadas LED do setor, e iluminação tradicional. Com base em um contrato com a OSRAM, a LEDVANCE continuará usando a marca confiável da OSRAM para lâmpadas LED e de tecnologia tradicional. Mais informações podem ser encontradas em www.ledvance.com.br.