fbpx

Como planejar a construção de rede elétrica comercial?

construção de rede elétrica comercial
15/09/2021

Como planejar a construção de rede elétrica comercial?

Projetos de instalação elétrica são indispensáveis para prédios e salas comerciais. Um planejamento ajudará a melhorar o desempenho dos sistemas elétricos e aumentará a segurança dos usuários das edificações. Caso os componentes sejam instalados de forma incorreta, poderão acontecer diversos problemas, como sobrecargas e descargas elétricas seguidas de incêndio. Por isso é preciso contratar pessoas capacitadas para esses serviços.

Aqui, você vai descobrir como planejar a construção de rede elétrica comercial e entender os pontos que merecem maior atenção na hora de realizar os procedimentos. Além disso, entenderá quais são os principais profissionais que precisam estar envolvidos nesse trabalho, desde a etapa de avaliação até a etapa de distribuição de dutos e ligação elétrica.

Está em busca de informações sobre o processo de planejamento da construção da rede elétrica comercial e identificação de bons fornecedores? Siga em frente e tire todas as suas dúvidas!

Como planejar a construção de uma rede elétrica comercial?

A rede elétrica comercial deve ser planejada de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora – NBR 5410:2004 que dispõe sobre os requisitos necessários à satisfação de instalações elétricas e para a garantia da segurança dos usuários das edificações. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para realizar a construção de uma rede elétrica comercial!

Demanda

Inicialmente, é preciso avaliar a demanda do empreendimento e as necessidades do estabelecimento comercial que vai operar no local. Um engenheiro é o responsável por fazer essa avaliação e a definição dos pontos prioritários do projeto elétrico. Ele vai coletar todos os dados relevantes sobre as práticas de consumo da empresa que solicitou a instalação.

Desse modo, serão previamente identificadas as necessidades que deverão ser atendidas com a execução do projeto. O engenheiro faz um levantamento e registra a potência nominal e a quantidade de energia necessária às operações do negócio. Ele vai considerar pontos de iluminação, tomadas, elevadores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos.

Pontos

Depois, o profissional definirá os pontos de acordo com os critérios estabelecidos na NR 5410 para ambientes comerciais. Os espaços corporativos que utilizem uma estrutura com mais de 40 metros quadrados terão que ter no mínimo 10 tomadas em 40 metros e depois mais uma tomada a cada 10 metros.

Se o espaço for menor, deverão ser instaladas uma tomada a cada 4 metros quadrados. As áreas externas terão os seus pontos de luz determinados conforme a definição do profissional que é feita em conjunto com o empreendedor que está contratando o serviço.

Distribuição da infraestrutura elétrica

Os dutos normalmente são inseridos dentro das paredes, mas há empreendedores que preferem o seu posicionamento visível nas estruturas para fazer uma decoração em estilo industrial e atrair a atenção dos seus clientes. Essas estruturas são parte da infraestrutura elétrica, sendo essenciais para o cabeamento estruturado ou passagem da fiação.

Posição de quadro de distribuição

O quadro de distribuição deve ser posicionado em local de fácil acesso. Ele jamais poderá ficar trancado em uma sala separada de modo que impossibilite a sua identificação em caso de emergências. O seu posicionamento poderá ser planejado com base na distância para reduzir custos com condutores e eletrodutos. A sua posição precisa ser estratégica e oferecer segurança.

Dispositivos de proteção

Existem diversos tipos de dispositivos de proteção que são capazes de proteger as edificações comerciais contra correntes de sobrecarga e curtos-circuitos. Eles interrompem sobrecorrentes inferiores no ponto em que foram instalados se estiverem em conformidade com as normas. Esses componentes são disjuntores, interruptores diferenciais residuais, fusíveis e DPS que seguem os parâmetros de equacionamento contra descargas elétricas.

O disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente e sobrecarga que se desarma quando há corrente excedente que gera calor atípico. Já o diferencial residual é um componente que se destina a proteger as pessoas de choques elétricos. Já os dispositivos de proteção de surto ou sobretensões protegem os equipamentos e aparelhos eletroeletrônicos.

Orçamento

O orçamento é uma estimativa dos gastos que dependerá do projeto elaborado pelo engenheiro. Nele constarão os gastos que serão realizados com materiais fundamentais para a construção da rede elétrica comercial. Esse documento é muito importante porque pode o empreendedor pode preestabelecer os valores a serem investidos e evitar desperdício de dinheiro.

Quais profissionais precisam estar envolvidos?

Vários profissionais estarão envolvidos no processo de construção da rede elétrica comercial. A avaliação da demanda é feita por um engenheiro que determinará a distribuição da infraestrutura. Geralmente esses itens são instalados dentro ou fora das paredes por trabalhadores da construção civil. A passagem da fiação, por sua vez, é realizada por eletricistas qualificados na área.

Os projetos elétricos comerciais de baixa tensão são responsabilidade dos engenheiros civis e técnicos que tenham registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Entretanto, se for uma instalação que envolva alta tensão de energia, somente os engenheiros eletricistas poderão planejá-la para evitar o comprometimento da rede de energia.

Dependendo da situação, pode ser necessário o auxílio de um arquiteto que tratará das questões estéticas também. Durante a execução do projeto, os eletricistas contam com auxiliares que facilitam o trabalho desses profissionais. Os fornecedores realizam o fornecimento dos materiais e as entregas no local da instalação. Mas esse assunto será tratado no tópico a seguir.

Como escolher os fornecedores ideais para a construção da estrutura?

Você precisa saber como escolher os fornecedores ideais de material para a construção da rede elétrica comercial. Saiba que é muito importante contar com uma distribuidora de suprimentos que atenda as categorias de operação, reparo e manutenção dentro de todo o território nacional. As melhores fornecedoras comercializam produtos de vários segmentos.

Elas fornecem ferramentas, soluções inteligentes, materiais elétricos, rolamentos e dispositivos de iluminação de ótima qualidade. Além do mais, oferecem treinamentos técnicos e elaboram projetos luminotécnicos para que os seus parceiros alcancem a eficiência energética, bem como fornecem consultorias nas áreas de segurança do trabalho e automação de processos de gestão.

Como evitar acidentes na construção da rede elétrica comercial?

Para evitar acidentes elétricos na construção da rede elétrica comercial é necessário contratar profissionais especializados na área e atender as regras dispostas na NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com isso você evitará irregularidades e terá garantia de que todas as exigências legais foram atendidas na execução do projeto.

Já sabe como vai planejar a construção de rede elétrica comercial? A Nortel é uma das empresas do grupo Sonepar que é líder mundial no segmento e no Brasil. Ela fornece material elétrico, cabos, dispositivos de iluminação e atendimento de excelência para seus clientes e parceiros. Os seus projetos luminotécnicos reduzem os custos de energia nas edificações.

Quer conhecer as alternativas da Nortel, já que ela trabalha com materiais de qualidade e com garantia de procedência? Continue a leitura e descubra como escolher as melhores marcas de ferramentas elétricas!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!