fbpx

Compras 4.0: o futuro da cadeia de suprimentos

06/09/2022

Compras 4.0: o futuro da cadeia de suprimentos

A transformação digital chega para transformar a cadeia de suprimentos na indústria. Conheça as Compras 4.0 e saiba como essas estratégias podem ser implementadas no seu negócio.

A transformação digital, muitas vezes, direciona os rumos que as empresas tomam. São aspectos que mudam a forma como as pessoas pensam, interagem e tomam decisões, inclusive as escolhas de compras. Esse é o ponto inicial para a compreensão do conceito de Compras 4.0.

Com a presença cada vez mais marcante da transformação digital, praticamente todos os setores do mercado são impactados constantemente. Esse é o caso do setor de gestão de compras.

Saiba mais sobre gestão de Compras 4.0 no artigo abaixo!

Compras 4.0 e as expectativas para o futuro

O conceito de Compras 4.0 está inserido na dinâmica da Indústria 4.0. Essa estratégia está relacionada à integração, inovação e digitalização, consistindo na aplicação de tecnologia na tomada de decisões dos setores comerciais.

Entre os maiores objetivos desse modelo de gestão de compras, podemos citar a digitalização dos processos, implementação da transformação digital nas empresas, produtividade das equipes envolvidas, redução de custos de operações, estabilidade e segurança para a indústria, além de mais assertividade nos processos da cadeia de suprimentos.

Para os próximos anos, a expectativa é de que os setores de compras das empresas, cada vez, mais adotem os processos inteligentes e digitalizados, aplicando as ferramentas ideais para implementar as Compras 4.0 no dia a dia.

Dessa forma, o setor será cada vez mais estratégico e menos operacional. As tomadas de decisões na equipe de compras deverão beneficiar toda a empresa e a cadeia produtiva, e não somente o setor de suprimentos em si.

A ideia é de que o setor atue de forma descentralizada, interagindo com os demais ramos da empresa, a fim de aumentar a produtividade e otimizar os processos, melhorando significativamente a atuação da equipe de compras dentro do negócio.

Com isso, o processo de integração e digitalização das operações deve ocorrer tanto de forma interna, com a participação ativa no dia a dia da empresa, quanto de forma externa, com fornecedores que façam parte dessa integração.

Os desafios do modelo de gestão

Como toda grande mudança dentro de uma empresa, a implementação das estratégias das Compras 4.0 não é tarefa fácil. Exige muito conhecimento e articulação, com capacidade de ver os processos como um todo.

Veja quais são os principais desafios desse modelo de gestão:

Fluxo de trabalho

O primeiro grande desafio no processo de digitalização é a busca pelo conhecimento do fluxo de trabalho. É imprescindível que os gestores tenham em mente as necessidades da empresa e as funcionalidades dos produtos fornecidos. Dessa forma, fica mais fácil entender o que pode ser ou não uma boa negociação de compra.

Compras que geram valor

Na hora das negociações, é indispensável compreender a dimensão do projeto para que as decisões tomadas tragam valor ao negócio da empresa. Não basta apenas realizar a compra dos suprimentos. O que uma boa gestão precisa é fazer com que essas compras gerem resultados positivos como um todo.

Busca por parcerias

Para que toda a negociação faça sentido, as empresas precisam contar com bons parceiros de negócios. Sendo assim, é necessário ter uma lista de opções de fornecedores, sobretudo de itens MRO para empresas.

Investimento nas novas tecnologias

Ainda que seja uma mudança necessária e eficaz, a transformação digital nas empresas exige um investimento de tempo, mão de obra e dinheiro. É importante que as empresas entendam os resultados positivos que as Compras 4.0 trazem e estejam dispostas a investir em ferramentas para a aplicação da metodologia nos processos.

Como começar a implementar as Compras 4.0?

Sendo um compilado de estratégias que trazem inúmeros benefícios às empresas que as utilizam, as Compras 4.0 devem ser implementadas nas empresas com o intuito de melhorar processos e otimizar a mão de obra.

Conheça agora os principais passos para implementar as Compras 4.0 na sua empresa:

Escolha dos fornecedores ideais

Como falamos anteriormente, ter bons parceiros de negócios faz total diferença na hora de aplicar qualquer projeto. Aliados a fornecedores e parceiros comprometidos com a qualidade do produto e da entrega, o resultado final tende a ser ainda mais positivo.

Política de preços

Faz parte do processo de negociação, sobretudo quando falamos de Compras 4.0 e todas as ferramentas que essa estratégia oferece, uma boa análise de preços. A busca por preços competitivos, tanto de compra quanto de venda, faz parte da estratégia do negócio e deve ser feita com muita atenção.

Logística de entrega eficaz

Depois de escolher os fornecedores, com a matéria-prima já em mãos na empresa, é papel da equipe de Compras 4.0 acompanhar toda a eficácia da cadeia de produção, da chegada, passando pela manufatura, até a saída com destino ao mercado de atuação.

Digitalização dos processos

A transformação digital propõe justamente a digitalização dos processos. Para implementar o método de Compras 4.0 é importante aderir às técnicas, ferramentas e estratégias de digitalização para, assim, ter eficiência nos processos.

A Nortel tem a solução ideal para seu negócio

Com mais de 50 anos no mercado, a Nortel consolidou-se como a maior distribuidora de produtos MRO no país.

Temos um portfólio completo e uma equipe de especialistas pronta para ajudar você a encontrar a solução ideal para seu projeto. Entre em contato.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!