fbpx

Compras 4.0: do que se trata e por que automatizar o setor?

compras 4.0
21/03/2022

Compras 4.0: do que se trata e por que automatizar o setor?

Atualmente, a transformação digital tem transformado significativamente o modo de interação das pessoas, além de como se divertem, estudam, relacionam, trabalham e suprem as suas demandas mercadológicas. Desse modo, com o aumento do cenário virtual, a maioria das transações comerciais realizada em vários setores do mercado passou a ser executada com o uso de ferramentas tecnológicas, lançando uma nova era de consumo, que são as compras 4.0.

Este é o processo responsável pela digitalização do setor, definido como “Indústria 4.0” ou “próxima revolução industrial”. Essa mudança é um meio de combinar novas tecnologias com processos administrativos e também operacionais das organizações. Assim, é possível criar novos produtos e serviços digitais. Mas você sabe o que é compras 4.0?

Neste post falaremos mais sobre o compras 4.0 e por que automatizar o setor. Acompanhe!

O que é o compras 4.0?

Primeiramente, para compreender o que são as compras 4.0, é necessário saber o que é a Indústria 4.0. Esta abrange várias tecnologias direcionadas para a automação e também o intercâmbio de dados, que são utilizados em várias atividades e setores, incluindo o universo corporativo. Geralmente, esses recursos tecnológicos são baseados em conceitos de computação em nuvem, sistemas ciber-físicos e Internet das Coisas.

As compras 4.0 fazem parte dessa nova dinâmica, que causa influência direta no mercado. Isso só é possível em virtude do atual desenvolvimento tecnológico acelerado. Nessa sentido, as compras 4.0 referem-se a um cenário mercadológico, no qual o departamento da organização, que tem a função de realizar as transações comerciais, alia a tecnologia às suas estratégias da empresa, a fim de viabilizar mais eficiência às suas operações.

Por quais motivos vale a pena automatizar o setor de compras?

Conheça agora algumas razões de automatizar o setor de compras. Veja!

Minimizar gastos

As compras que são realizadas de última hora pela organização geralmente ficam muito mais caras do que as realizadas antecipadamente. Nesse cenário, a utilização de ferramentas tecnológicas que viabilizam o controle de estoque e o acompanhamento da realização contratual, apontando os prazos e a quantidade de reposição de produtos necessária, além da renovação de contratos, é de suma importância para fazer o planejamento de compras corporativas e com isso, reduzir gastos da empresa.

Reduzir erros

Quando a tecnologia de compras 4.0 é uma aliada do setor de compras, aumenta consideravelmente a eficiência dos processos, visto que recursos firmados na inovação apresentam precisão e objetividade que, normalmente, não estão na realização de trabalhos manuais. Com isso, são minimizados ou algumas vezes eliminados os erros operacionais, evitando o retrabalho e minimizando a chance equívocos com relação a demanda de compras de serviços e produtos de fornecedores.

Integrar setores

Quando o setor de compras utiliza ferramentas automatizadas, com a indicação mais precisa de itens do estoque, por exemplo, viabiliza uma integração mais significativa entre os setores da organização. Isso ocorre devido ao fato de os dados serem precisos, além de serem acompanhados em tempo real, possibilitando que haja o compartilhamento eficiente dessas informações. O fato é que isso otimiza não só a logística, mas também o planejamento de vendas da empresa.

Obter mais agilidade

As compras 4.0 otimizam o desenvolvimento de um grande número de operações ligadas ao setor compras do negócio. Dessa forma, é possível formular e executar com mais agilidade registros de entrada e saída, ordens de serviço, cotações, recebimentos e contratos. Consequentemente, funcionários do setor acabam tendo mais tempo para dedicar-se a tarefas estratégicas para a empresa, sem deixar de lado suas habilidades com as tarefas mecânicas.

Aumentar os lucros

Com a ajuda das compras 4.0, é possível que a empresa estime suas demandas de compras com uma precisão maior. Esses dados influenciam todo o funcionamento da organização, visto que se não houverem serviços operacionais e matéria-prima, a empresa não apresenta condições de funcionar de modo adequado. Logo, a utilização de recursos tecnológicos evitará que vendas sejam perdidas, além de maximizar a satisfação dos clientes, pois sempre conseguem encontrar o que precisam.

Como essas tecnologias são usadas dentro desse contexto?

Veja como algumas tecnologias são usadas neste contexto!

Big Data

Fazer a análise de quantidades maiores de dados, em um tempo menor viabiliza as tomadas de decisões mais assertivas. O departamento de compras pode utilizar dados da usabilidade dos produtos e da relação custo-benefício, a fim de saber quando e quanto realizar as compras com os melhores preços.

Além disso, permite que dados sejam transformados em tomadas de decisões mais eficientes, sendo um agregador de bancos de dados, viabilizando aos gestores a análise de dados disponíveis para que as estratégias sejam criadas com mais efetividade.

Machine learning

Com os bancos de dados devidamente abastecidos com dados e informações, eles começam a “aprender sozinhos” com todas as decisões que são tomadas. Ao identificar os padrões, os softwares conseguem tomar decisões mais simples sozinhos, além de automatizar tarefas do dia a dia.

Business intelligence

No caso do Business Intelligence, a inteligência de negócios utiliza da melhor forma os dados disponíveis, se comparado ao seu concorrente. No setor de compras, isso não é diferente! As decisões precisam ser pautadas, por meio de números, a fim de que seja a menor possível a probabilidade de erros.

Cloud Computing

O cloud computing possibilita que as ferramentas e os dados da organização permaneçam em apenas um ambiente — nuvem. Nas Compras 4.0, esta tecnologia é bastante vantajosa, pois viabiliza o trabalho de modo integrado com outros departamentos, realizando o compartilhamento de dados e possibilitando um maior controle de gestão.

IoT

É possível que equipamentos com sensores fiquem conectados à internet, fazendo a integração de pessoas, máquinas, produtos e também de sistemas, comandados por meio de dispositivos como tablets, smartphones e computadores.

Inteligência Artificial (IA)

Com a IA se torna possível fazer o processamento, em menos tempo, de um número bem maior de dados. Além disso, aumentar as alternativas de critérios para realizar a tomada de decisão em tempo real, incluindo a redução de riscos e identificação de tendências.

Por fim, com o grande desenvolvimento da era digital, a tecnologia e as compras 4.0 devem andar juntas, a fim de que uma empresa possa realizar a gestão de sua cadeia de suprimentos de modo assertivo. Inclusive, a utilização de recursos tecnológicos para a implementar as compras 4.0 oferece muitos benefícios, fazendo com que o negócio fique muito mais competitivo, organizado, lucrativo, estratégico e integrado.

Curtiu nosso post? Então, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nossas publicações! Nós estamos no Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!