fbpx

Iluminação na indústria: 6 dicas para desenvolver um projeto luminotécnico eficaz

Um bom projeto de iluminação pode transformar a rotina na sua indústria. Conheça os principais impactos.

25/10/2022

Iluminação na indústria: 6 dicas para desenvolver um projeto luminotécnico eficaz

A iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente. Quando falamos de indústrias, essa transformação pode trazer impactos positivos e importantes para os negócios e a segurança dos colaboradores.

A iluminação é um dos itens mais importantes em projetos em geral residenciais, porém quando falamos em projetos industriais, a iluminação traz grandes impactos em relação a produtividade.

O setor geralmente atua em grandes espaços, com pé-direito alto e ambientes bastante amplos, o que acaba gerando dúvidas na hora de montar o projeto de iluminação.

Cada indústria tem um ambiente diferente e com necessidades específicas. Por isso, é importante entender como montar o projeto ideal. A iluminação adequada além de otimizar as atividades, traz mais segurança e uma redução no consumo energético.

Quer saber mais sobre a importância de um bom projeto de iluminação e como implementá-lo em sua indústria? Confira no artigo abaixo.

O impacto da iluminação na indústria

Independente de qual seja o ambiente, a adequação da iluminação é muito importante. Quando falamos de um ambiente de trabalho, esse item se torna indispensável. Ele é responsável por tornar o local mais apropriado para realização das tarefas de forma segura.

Como já citado, as indústrias, possuem ambientes amplos e com pé-direito alto e isso por muitas vezes acaba dificultando a presença da iluminação natural por serem galpões fechados, com pouca área de respiro e por muitas vezes não possuem janelas além de muitas indústrias trabalharem initerruptamente por 24 horas, sendo necessário a iluminação na parte da noite.

Algumas vezes, na hora de montar um projeto, os ambientes são determinados conforme as atividades a serem exercidas, porém, a iluminação acaba ficando em segundo plano e com isso a segurança dos colaboradores é colocada em risco juntamente com o patrimônio e até mesmo ao lucro da empresa.

Quando os projetos de iluminação em indústrias são realizados, trazem melhorias em diversos aspectos, sendo alguns deles:

  • Redução nos acidentes de trabalho;
  • Economia na conta de energia elétrica;
  • Criação de um ambiente de trabalho mais aconchegante e cômodo.

6 passos para a iluminação industrial ideal

Que um projeto luminotécnico é indispensável para o bom funcionamento da sua indústria, você já sabe. Agora chegou a hora de entender alguns passos importantes para a implementação dessa melhoria no ambiente.

Confira o passo a passo para a aplicação de um bom projeto de iluminação na sua indústria:

1. Entenda a necessidade de cada ambiente

Cada parte da indústria tem uma necessidade diferente. A planta do local assim como a atividade que ali será desempenhada influenciam na escolha dos equipamentos corretos; então, é importante compreender os aspectos que podem interferir na luminosidade, como locais de difícil acesso, lugares que possuam bloqueios de passagem de luz como tubulação ou cabeamento, entre outros.

2. Identifique os locais que possuam atividades mais críticas

Depois de estudar cautelosamente os ambientes que compõem o local, é necessário avaliar quais desses lugares precisam de mais atenção na iluminação devido a uma atividade mais rigorosa ou mais específica. Essa análise facilita na escolha dos equipamentos ideais, na definição da instalação desses equipamentos e na criação do projeto adequado para suprir determinada necessidade.

3. Escolha o melhor equipamento em LED para seu projeto

Os Equipamentos em LED já são uma realidade no mercado. Com uma qualidade superior e garantia de iluminação mais eficaz que equipamentos convencionais, elas trazem inúmeros benefícios quando aplicadas em ambientes industriais, sendo os principais deles a redução no consumo de energia elétrica e ausência de manutenção por serem produtos de alta vida útil, variando de 1 a 5 anos.

5. Fique atento às normas

A legislação brasileira dispõe sobre algumas regras acerca da iluminação de determinados ambientes. Alguns itens são obrigatórios com o objetivo de tornar mais seguros locais com circulação de pessoas.

Estar atento às normas de cada segmento é importante e fundamental para evitar problemas de acidentes e também burocracias legais.

6. Estruture projetos econômicos e eficazes

Cada espaço tem necessidades específicas. Com base nas dicas anteriores, foque em buscar profissionais qualificados para elaborar um projeto luminotécnico de qualidade, com soluções funcionais e que respeitem a obrigatoriedade. Tudo isso para alcançar dois principais objetivos: a economia no projeto e a eficácia da solução.

Conte com a Nortel

Com mais de 50 anos no mercado de materiais elétricos e de iluminação, oferecemos soluções adequadas para cada tipo de projeto.

Contamos com um portfólio completo de lâmpadas, luminárias, projetos em LED e sistema de controle, presentes em linhas que passam por um rigoroso padrão de qualidade antes de chegarem nas mãos dos consumidores.

Somos uma empresa referência no segmento, com um catálogo completo e profissionais especializados nas áreas de engenharia e arquitetura dispostos a auxiliar sua empresa na montagem do projeto ideal.

Entre em contato com nosso time de especialistas.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!