• EPI
  • 5 de maio de 2021

Checklist da manutenção industrial: confira 5 dicas

O checklist é uma ferramenta prática, objetiva e extremamente útil para o planejamento da manutenção industrial. O maquinário de uma fábrica é sempre diverso e, muitas vezes, conta com equipamentos bem distintos, de fabricantes diferentes e com finalidades variadas.

Consequentemente, as demandas de manutenção também são diversificadas e não basta seguir um único manual para cumprir com todas as tarefas. É preciso elaborar uma lista que englobe tudo o que precisa ser feito para garantir segurança, operacionalidade e eficiência dos equipamentos industriais, levando em consideração uma série de especificidades.

Um checklist de manutenção industrial pode ser definido como uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas como parte das manutenções preventivas e preditivas em uma fábrica. Normalmente, elas incluem:

  • verificação de parâmetros;
  • consulta de dados de funcionamento;
  • medição de variáveis de operação das máquinas (nível de vibração, pureza do óleo, temperatura atual e checagem de eventuais desalinhamentos).

Além disso, no checklist, também podem ser incluídos ajustes mínimos e reposicionamento de componentes. Por exemplo, retornar uma parte móvel para sua posição inicial antes de começar a operação diária na máquina.

Confira, no infográfico, as melhores dicas para montar um checklist de manutenção industrial!

A elaboração de checklists de manutenção industrial faz parte do trabalho de planejamento de manutenção, mas as tarefas listadas podem ser realizadas tanto pela equipe de manutenção quanto pelos operadores. As responsabilidades são definidas de acordo com o planejamento de manutenção e a capacitação necessária.

O importante é que nada fique de fora do checklist. Com isso, a ferramenta dá o suporte necessário à realização das manutenções preventivas e preditivas, minimizando as chances de quebras.

Gostou das dicas para montar um checklist de manutenção industrial? Aproveite, então, para assinar nossa newsletter e receber os melhores conteúdos sobre o assunto!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter