• Indústria
  • 8 de novembro de 2021

Quais são os diferenciais das empresas que tem certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 pode ser solicitada por qualquer empresa que decida implementar boas práticas de gestão e aplicá-las em todas as áreas. O processo de adaptação requer a cooperação dos colaboradores, que precisam estar cientes e seguros dos benefícios que essa decisão trará a todos os envolvidos com a organização. O processo é voluntário, porém, o mercado internacional e nacional pode exigi-lo para fechar negócios.

Existem empresas que se recusam a fazer uma parceria com outras devido à falta de uma certificação do sistema de gestão da qualidade. Isso ocorre porque muitas organizações se certificam para sair na frente dos concorrentes e comprovar a sua eficiência, bem como a qualidade de suas soluções. Diante disso, eles se tornam referência no universo empresarial.

Gostaria de entender o que a empresa ganha com a certificação ISO 9001 e qual é a estrutura necessária para essa certificação? Prossiga!

O que é a ISO 9001?

ISO é a sigla dos termos de origem inglesa International Organization for Standardization, cujo significado é Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma entidade com sede na Suíça, mais especificamente em Genebra, a qual tem a responsabilidade de desenvolver e promover normas que serão um padrão mundial a ser seguido pelas empresas.

A série ISO 9000 são um conjunto dessas normas, que dão suporte para a implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ). O SGQ foi elaborado para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e para deixar os clientes mais satisfeitos. A ISO 9001 é a norma dos requisitos que devem ser implementados para obter a certificação, dentro desses requisitos existe uma metodologia para a documentação e a criação da cultura das empresas, o que ajudará os negócios a ter um crescimento saudável.

Portanto, a ISSO 9001 ajuda as empresas a ampliar as suas atividades e a fazer parcerias com corporações maiores, que exigem a certificação de qualidade. As organizações que fazem a adaptação a essa norma são mais valorizadas e recebem um selo, que poderá ser usado em sua publicidade. Elas ganham competitividade e podem até superar a concorrência.

Qual a diferença entre empresas de consultoria e certificação?

As empresas de consultoria contam com profissionais especializados na norma ISO 9001. Elas oferecem consultoria para a implementação da norma. As consultorias são responsáveis por auxiliar no processo de adequação das organizações que contratam os seus serviços e fornecer manutenção.

As empresas de certificação, por sua vez, são organismos certificadores. Essas entidades são aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e fazem os processos de auditoria para avaliar se os requisitos da ISO 9001 são atendidos conforme a exigência da norma. Se as empresas forem aprovadas recebem o certificado dessas instituições.

Como uma empresa pode se beneficiar com a ISO 9001?

As empresas enfrentam um cenário altamente competitivo e podem fechar as portas em virtude de questões econômicas ou outros fatores que levam os negócios ao fracasso. A ISO 9001 é muito importante para evitar falhas nos processos e colocar um fim em diversas dificuldades.

A seguir, veja quais benefícios uma organização adquire com a sua implementação!

Credibilidade da marca

A certificação ISO 9001 é um critério para comprovar a credibilidade da marca e fechar contratos com outras organizações. Ela promove o crescimento das atividades e atrai um número elevado de clientes que exigem o selo de qualidade nos produtos/serviços. A versão nacional da norma é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo assim, no Brasil a nomenclatura correta para a norma é ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.

Os clientes que percebem o selo da ISO 9001 têm mais confiança na marca, tendo em vista que reconhecem a a eficiência nos processos de gestão na empresa. Esses aspectos são muito relevantes para as decisões de outras empresas que aceitam fazer parcerias, para beneficiar ambas as organizações.

Redução dos custos

Um dos benefícios mais relevantes da adequação à ISO 9001 é o aumento da lucratividade dos negócios. As empresas passam a gastar menos e a atingir as suas metas de redução de custos, em decorrência das melhorias efetuadas nos processos de suas operações. Irregularidades e deficiências são corrigidas para minimizar os desperdícios e eliminar despesas.

A implementação aperfeiçoa os procedimentos, proporciona a otimização do funcionamento do negócio, melhora a rentabilidade e eleva os lucros. As etapas que eram desnecessárias, ou executadas de modo incorreto, são observadas desde o diagnóstico, corrigidas e padronizadas. Consequentemente, os empresários verificam um aumento considerável na rentabilidade da empresa.

Satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes é um dos objetivos fundamentais de qualquer organização. Os serviços ou os produtos são planejados para atender às necessidades e aos anseios do público, bem como para manter as empresas funcionando no decorrer do tempo. O selo de qualidade em insumos demonstra que as soluções da empresa são aperfeiçoadas e geram satisfação nos consumidores.

O cliente também recebe a garantia de que as soluções adquiridas não sofreram desvios e chegaram ao mercado de acordo com o padrão da marca. Além disso, a ISO 9001 ajuda as empresas a fazer entrevistas e pesquisas para identificar os pontos que precisam de aprimoramento.

Aperfeiçoamento das soluções

A norma tem o foco na gestão da qualidade dos processos. Por esse motivo, ela influencia diretamente na qualidade das soluções ofertadas ao público. Todos os procedimentos relacionados as operações do negócio são mapeados e o segredo dos serviços ou produtos não fica limitado a uma única pessoa. Caso ocorra a ausência de um colaborador, outro poderá usar os registros com sucesso.

Melhoria contínua

A ISO 9001 promove melhorias contínuas, já que essa é uma de suas diretrizes, que vai além de atestar a qualidade do serviço, produto ou inovação e aponta os requisitos a serem seguidos. Os processos são revisados e aperfeiçoados periodicamente pela organização através de auditorias internas, para verificar se todas as etapas foram feitas e seguem sendo praticadas pelos colaboradores.

Qual é a estrutura necessária para essa certificação?

A estrutura indispensável para obter a certificação ISO 9001 é simples. A empresa precisa ter um CNPJ, cumprir a legislação vigente, implementar os requisitos da norma, identificar as partes interessadas, mapear os processos da operação, estabelecer os objetivos e política da qualidade, fazer ações corretivas e auditorias internas, planejar o sistema de gestão e contratar um organismo de certificação.

Percebeu a diferença entre empresas certificadas e de certificação ISO 9001? Uma consultoria especializada pode ajudar você na adequação do negócio. Ela facilitará a adaptação do seu negócio, para estar preparado para a auditoria que será feita pelo organismo de certificação que concederá o selo de qualidade.

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