• Elétrica
  • 2 de agosto de 2022

Cabos de média tensão: conheça as suas principais aplicações

Escolher o cabo correto para a instalação da sua empresa é fundamental para a segurança e eficiência do sistema elétrico

Escolher o cabo correto é imprescindível para o sucesso de uma instalação de qualquer sistema elétrico. Os cabos de potência média ou média tensão (MT) têm ampla aplicabilidade, porém é preciso estar atento a alguns fatores para uma escolha acertada.

Custo de instalação, necessidade de ampliação de espaços, necessidade de manutenção da linha e melhor aproveitamento da capacidade de condução de corrente do cabo são alguns dos fatores que devem ser observados quando a escolha é por cabos MT.

Outro ponto importante é o tipo de cabo a ser instalado, pois existem diferentes opções de isolação e cada uma deve ser usada de acordo com as especificidades de cada instalação.

 

Principais aplicações dos cabos de média tensão

Cabos de tensão têm funções diversificadas e podem ser fabricados de formas distintas, com materiais e espessuras diferentes, de acordo com cada tipo de aplicação. Um dos mais utilizados é o cabo de média tensão, que tem sua categoria definida pela Electrotechnical Commission (IEC) e possui tensão nominal entre 1kV a 36,2kV, o equivalente a 1.000 e 36.000 volts.

São cabos utilizados na indústria em instalações de médio e grande porte, com ampla aplicação, além dos postes de energia utilizados nas cidades.

Eles são recomendados, portanto, para uso em instalações comerciais e industriais, instalações ao ar livre, circuitos de alimentação e distribuição de subestações de energia, instalações subterrâneas em locais secos ou úmidos e em aplicações similares de qualquer natureza.

Para construir cabos de MT, o processo de aplicação da camada isolante precisa ser de alta tecnologia, a fim de garantir que tensões maiores possam ser isoladas com espessuras proporcionalmente menores do que as utilizadas em cabos de baixa tensão. Em comparação a esses, o material e os recursos usados na fabricação de cabos de média tensão são bem mais complexos para atender a um nível maior de exigência por eficiência e qualidade. Conforme a tensão aumenta, o número de quilovolts suportados por milímetro de espessura isolante também aumenta.

 

Prysmian e o Cabo Compact 105

A Prysmian é uma empresa italiana, com sede em Milão, especializada na produção de cabos de energia e telecomunicações. É uma das líderes mundiais na fabricação desse tipo de produto.

Os cabos de média tensão Prysmian têm isolação livre de chumbo, são mais flexíveis e com melhores características elétricas que o EPR tradicional. Um dos principais produtos desse segmento é o cabo MT Compacto 105 (Eprotenax Compact), recomendado para uso em circuitos de alimentação ao ar livre, redes de concessionárias ou ambientes subterrâneos, em locais secos ou úmidos, e em aplicações similares de qualquer espécie.

Os cabos Eprotenax Compact 105 são feitos com fios de cobre nu, têmpera mole, forma redonda compacta — de onde vem o nome — e encordoamento classe 2. A blindagem do condutor é composta por uma camada de composto termofixo de borracha EPR 105 e a blindagem da isolação é construída com uma camada de composto termofixo semicondutor, facilmente removido a frio e fios de cobre nu.

Graças à sua excelente resistência térmica, a utilização do EPR 105 permite que os cabos compact 105 trabalhem com temperatura de condutor de até 105°C, elevando a capacidade de condução de corrente em até 15%, quando comparados aos cabos convencionais.

Os cabos compact 105 são fabricados com uma borracha etileno propileno exclusiva (EPR 105), de acordo com a NBR 6251, especialmente formulada pela Prysmian, com altíssima pureza e qualidade e utilizando processos industriais avançados. A blindagem do condutor, a isolação e a blindagem de isolação são aplicadas simultaneamente, fabricadas em linha de catenária com tríplice extrusão, garantindo ao Cabo Eprotenax Compact 105 alta confiabilidade.

Outra vantagem do Cabo Compact 105 é a presença do conceito já consagrado da linha Eprotenax Compact de isolação de alto gradiente elétrico, resultando em cabos mais leves e com diâmetros menores. Trata-se da melhor alternativa técnica e econômica para redes de distribuição em média tensão de até 35kV.

 

Dicas para escolher e instalar os cabos de média tensão

A Nortel é o local certo para você encontrar o melhor em cabos e materiais elétricos da Prysmian. Por isso, aqui vão algumas dicas para escolher e instalar corretamente os cabos de média tensão:

 

Dimensione a seção do cabo da maneira correta

As dimensões das seções dos cabos são importantes e devem ser consideradas de acordo com a corrente em regime e, também, quanto ao dimensionamento térmico para situações de sobrecarga e curto-circuito.

 

Blindagem metálica

A blindagem metálica deve ter seção adequada para suportar o nível de curto-circuito fase-terra da instalação.

 

Localização e condições externas

Pontos sujeitos à ação da água, chuva, umidade, vento e maresia requerem isolamento específico e cabos do tipo compact 105 agem muito bem nesse sentido. Do contrário, o uso de bloqueio extra nos cabos é recomendável.

 

Pontas e emendas

A instalação deve manter as pontas dos cabos sempre fechadas e as emendas devem ser estanques.

 

Proteção externa

A proteção externa dos cabos deve ser observada durante o puxamento. É fundamental preservar a cobertura sem furos e arranhões.

 

Aterramento

Durante a instalação dos cabos de média tensão é preciso aterrar a sua blindagem metálica em ao menos uma ponta ou duas, dependendo do tamanho do circuito, a fim de assegurar a eficiência e a segurança de toda a rede.

 

Conheça o eShop Nortel e adquira o que há de mais moderno em cabos de média tensão fabricados pela Prysmian.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter