fbpx

Avaliação de fornecedores: o que avaliar nesse momento?

avaliação de fornecedores
12/01/2022

Avaliação de fornecedores: o que avaliar nesse momento?

Avaliar os fornecedores industriais é uma atividade que ajuda no funcionamento da indústria, já que esses parceiros impactam diretamente em seus resultados. Um fornecedor é alguém ou uma empresa que entrega os insumos que são fundamentais para o andamento dos processos produtivos. Por isso, é importante conhecer todos eles e avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias duradouras.

Os profissionais da indústria devem avaliar a confiabilidade, a transparência, a qualidade e o preço dos insumos entregues pelos parceiros. A avaliação de fornecedores é fundamental para a tomada de decisão dos gestores e para a construção de relacionamentos positivos entre as intermediárias e a empresa contratante. Esse procedimento visa a qualificação das parcerias e o enfrentamento de vários desafios.

Deseja compreender a importância da avaliação de fornecedores e o que deve considerar nesse momento? Prossiga a leitura até o final!

O que significa fazer a avaliação de fornecedores?

Realizar a avaliação dos fornecedores significa selecionar um modelo avaliativo que permita analisar se esses parceiros estão facilitando o crescimento da indústria por meio de suas entregas. Os gestores avaliam o desempenho individual de cada intermediária de acordo com as informações colhidas pelas tecnologias. O profissional analisa os pontos fortes e fracos de cada parceiro.

A avaliação dos fornecedores inclui a observação do cumprimento das datas combinadas para as entregas de pedidos, os riscos decorrentes de suas falhas, as necessidades de melhorias e a satisfação das partes envolvidas. São mensuradas a agilidade e a qualidade dos serviços prestados por esses parceiros, bem como identificados eventuais problemas de desempenho.

O gestor verifica como as entregas de cada fornecedor afeta a performance da sua indústria, utilizando um modelo de avaliação. Com isso, consegue averiguar potenciais prejuízos decorrentes de fatores ligados às operações, atrasos nas entregas, qualidade que compromete o desenvolvimento do negócio e inconformidades relacionadas ao compliance.

Como a avaliação de fornecedores pode ser feita?

Esses parceiros fazem parte da cadeia de suprimentos desses negócios e precisam ser avaliados para que o nível de excelência dos produtos seja garantido. Há diversos métodos que podem ser aplicados para a avaliação de fornecedores de uma indústria. Veja, a seguir, algumas metodologias que estão sendo utilizadas por gestores na atualidade!

Questionários

Uma ótima ferramenta para avaliar os seus fornecedores é o questionário de avaliação que pode ser elaborado de modo bastante simples. Registre de forma prática as questões em planilhas para facilitar o preenchimento dos dados. Elabore perguntas-chave para analisar os seus parceiros e que tratem sobre o respeito aos prazos estabelecidos.

Aponte o volume de pedidos entregues ou devolvidos por estarem incorretos ou matérias-primas com defeitos. Anote se o custo dos pedidos sofreu reajustes nos últimos períodos e se o padrão de qualidade está de acordo com o almejado. Confira se os documentos privados e as certificações públicas do fornecedor estão em dia.

Atribua notas e classifique os fornecedores avaliados como péssimo, ruim, bom ou excelente. Verifique o desempenho avaliado e as suas consequências na produção, indique os efeitos negativos pertinentes e os riscos iminentes. Por fim, veja se é possível renegociar os contratos para eliminar custos ou aprimorar a performance dos parceiros.

Matriz de Kraljic

Matriz de Kraljic é outra metodologia para a avaliação e classificação dos fornecedores que considera o seu nível de importância para a cadeia produtiva da indústria. Nesse método são medidos os suprimentos utilizados nos processos produtivos em relação aos seus impactos financeiros, riscos de abastecimento, participação no faturamento e dificuldade de aquisição.

Classifique os insumos como itens estratégicos se eles forem específicos, com aquisição complexa, tiverem alto risco de abastecimento e são vistos como essenciais para o faturamento. Já os itens de alavancagem são aqueles que o seu risco de abastecimento é baixo, mas têm grande participação no orçamento mensal da indústria.

Itens de gargalo, por sua vez, são aqueles que precisam de cuidados para não ficarem escassos, mas não impactam a lucratividade de forma significativa. E os itens não críticos pouco influenciam no padrão de qualidade dos produtos finais e estão presentes no mercado abundantemente. Dessa forma você vai identificar as prioridades no uso de recursos do negócio.

Modelo de KPI

O modelo de KPI (Key Performance Indicator) ou chave de performance avalia os fornecedores por meio de indicadores que são medidos ao longo das operações industriais. Essa metodologia considera qualidade, evolução de custos, devolução, pontualidade, capacidade de atendimento, entre outros fatores. Defina uma projeção ou um valor estimado e compare com o valor atingido pelo fornecedor.

Quais fatores considerar na hora de avaliar os fornecedores?

A seleção de fornecedores é indispensável para que a indústria consiga cumprir os prazos com seus clientes. Por este motivo, a capacidade e o comprometimento do fornecedor em atender as necessidades do negócio devem ser avaliados. A avaliação possibilita uma negociação mais focada em condições favoráveis. Observe abaixo os fatores que deve considerar durante a análise!

Histórico da empresa

Avalie o histórico da empresa fornecedora no mercado para se certificar por meio de fatos verificáveis. Se os fornecedores comprovam que atendem indústrias semelhantes de modo eficiente, é provável que eles tenham condições de atender as suas necessidades com eficiência. Caso a parceira seja nova no mercado, faça uma experiência com pedidos menores.

Capacidade produtiva

Analise a capacidade produtiva dos fornecedores, pois não adianta ter insumos de qualidade se eles comprometem a receita da indústria e não conseguem cumprir os prazos de entrega. Afinal, a produção parada pela falta de entrega de matérias-primas geram prejuízos significativos aos negócios.

Custos e flexibilidade

Preste atenção aos custos e flexibilidade dos fornecedores. Os preços são importantes e interferem na competitividade por que impactam o preço final de cada produto. Um parceiro ideal é flexível na hora de negociar, principalmente se a indústria implanta novos produtos ou projetos que serão testados antes de oferecer lucros.

Atendimento

Certifique-se de que os fornecedores estão dispostos a prestar atendimento em tempo integral e se eles atendem demandas emergenciais. Acesse o site da empresa fornecedora e confira os seus canais de comunicação, faça testes para saber se eles realmente funcionam e se os profissionais do potencial parceiro são ágeis em suas respostas.

Cotações

Na hora de emitir os seus pedidos de compras de insumos, não se esqueça de fazer cotações com antecedência. Os preços dos insumos variam de um fornecedor para o outro, motivo pela qual a cotação é uma ferramenta que pode ajudar a diminuir os custos e aumentar a lucratividade da indústria.

Rapidez na entrega

Bons fornecedores são rápidos para fazer as entregas e adotam boas práticas que facilitam o relacionamento com seus clientes. Esse também pode ser um dos critérios eliminatórios em conjunto com a saúde financeira da empresa fornecedora. Caso o parceiro tenha um histórico contínuo na entrega de pedidos, a situação poderá se agravar cada vez mais.

Entendeu como fazer a avaliação de fornecedores? Evite erros na hora de realizar essa análise para ter a segurança de que a linha de produção não ficará parada. Invista o tempo necessário para fazer uma seleção apropriada e jamais deixe de monitorar o desempenho dos seus parceiros. Isso evitará surpresas desagradáveis e impedirá prejuízos financeiros.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as postagens diárias!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!