fbpx

Automação 4.0: entenda sua relação com a indústria

Automação 4.0
07/07/2021

Automação 4.0: entenda sua relação com a indústria

A automação 4.0 está revolucionando a indústria, tornando-a muito mais produtiva e eficiente. Mas você sabe do que estamos falando? É comum ter dúvidas sobre o tema, já que este é um processo complexo e com múltiplas possibilidades.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. A seguir, você aprenderá mais sobre o conceito, sua relação com a indústria e ainda conhecerá as ferramentas e tecnologias indispensáveis para o seu negócio.

Ficou curioso? Continue a leitura e fique por dentro dessa tendência da indústria do futuro!

O que é automação 4.0?

A automação 4.0 nada mais é que o uso de máquinas e ferramentas sofisticadas dentro do processo produtivo. Ou seja, o uso de tecnologia e redução de processos manuais com o intuito de otimizar tempo e recursos.

Portanto, podemos dizer que a ideia por trás do conceito é dar autonomia às fábricas. Lembrando que não se trata de uma estratégia recente. Ao contrário, ela teve início no século XVII, em que os primeiros equipamentos semiautomáticos foram incorporados à rotina das indústrias.

De lá para cá, muita coisa mudou e evoluiu até chegar ao modelo 4.0, oriundo do desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas conectáveis, disponibilizando informações de manufatura em tempo real, facilitando a tomada de decisões mais rápidas e assertivas. Como resultado, a indústria se torna mais eficiente, produtiva e flexível.

Qual a relação entre a automação e a Indústria 4.0?

De maneira simples e resumida, a automação é um dos pilares da Indústria 4.0. Por isso, esses dois conceitos caminham lado a lado e já fazem parte da rotina de fábricas de todos os setores.

Na prática, a Quarta Revolução Industrial é marcada pela intensa digitalização e automação de processos. Todos os setores e atividades da empresa passam a ser executados com apoio da tecnologia, o que facilita a troca de dados em tempo real e faz surgir fábricas inteligentes.

Conseguiu visualizar a ligação entre eles? A mudança do papel da mão de obra humana dentro na manufatura é um dos grandes impactos da Indústria 4.0. Ou seja, novas tecnologias são aplicadas para que tarefas manuais e repetitivas sejam automatizadas.

Lembrando que esse movimento não exclui a necessidade de funcionários capacitados. O que ocorre é que, com a automação dos processos, eles podem ser deslocados e aproveitados em funções mais estratégicas.

Quais são os benefícios da automação 4.0?

Em tempos de transformação digital, apostar na automação 4.0 pode colocar sua empresa em um novo patamar. Afinal, a tendência é que a indústria seja cada vez mais moderna, tecnológica e digital .

Ainda em dúvida sobre a realização desse investimento? Então confira os principais benefícios que ele pode trazer!

Redução de custos

Qual indústria não se esforça para reduzir custos, não é mesmo? Essa é uma meta permanente que pode ser alcançada com a ajuda da automação de processos.

Isso acontece graças à otimização das tarefas, que passam a ser executadas de forma mais racional. A redução de erros gera economia e evita prejuízos, Além disso, a manutenção preditiva em tempo real é um dos pilares da Industria 4.0, trazendo outros benefícios com a diminuição das manutenções corretivas e permitindo programações de manutenção e, desta forma, diminuindo os custos das manutenções na empresas.

Aumento da produtividade

A produtividade é mais um objetivo que é favorecido pela automação 4.0. Com a troca dos processos manuais pelos automatizados, diminuição das manutenções corretivas, os funcionários podem se dedicar a outras tarefas e alcançar sua máxima performance.

Em resumo, a indústria se torna mais produtiva e funciona de maneira estratégica. Tudo isso acaba refletindo em mais benefícios, como a melhoria dos resultados e o aumento da motivação das equipes.

Segurança

Uma gestão segura da indústria é mais um benefício da automação. Afinal, ela traz mais transparência ao dia a dia do negócio, organizando e centralizando informações. Desse modo, o gestor tem uma visão ampla e precisa de tudo o que acontece em seu cotidiano.

Essa ótica facilita o planejamento e ajuda a alinhar a produção às metas e às necessidades do mercado. Assim, com decisões embasadas e acertadas, a indústria se torna mais segura e eficiente.

Vantagem competitiva

Encontrar uma vantagem competitiva pode levar qualquer negócio ao sucesso. Nesse caso, há muitos motivos para investir na automação industrial, visto que ela ajuda a superar um dos principais desafios da indústria: a falta de mão de obra capacitada.

As máquinas, cada vez mais inteligentes e autônomas, conseguem realizar tarefas complexas de forma precisa, rápida e livre de erros. Dessa maneira, a empresa consegue cumprir prazos, melhora seus resultados e se destaca no mercado.

Quais ferramentas e tecnologias são indispensáveis nesse processo?

A pandemia de Covid-19 afetou o funcionamento das indústrias. No entanto, esse cenário ajudou a destacar ainda mais a importância das ferramentas da Indústria 4.0. Isso porque, sem elas, os prejuízos seriam bem maiores.

E quais são esses recursos? Para finalizar este post, preparamos um breve resumo das tecnologias indispensáveis para a automação 4.0. Acompanhe!

Sistema CRM

O Sistema CRM foi criado para auxiliar a gestão do relacionamento com o cliente. Essa automação tem como foco conhecer em profundidade os compradores da indústria, aumentando as chances de bons negócios.

Vale lembrar que essa é uma ferramenta completa, ou seja, conta com recursos que otimizam o marketing, as vendas e o atendimento ao cliente. Com ele, você sabe exatamente o que o mercado precisa e o que ajuda a se antecipar às demandas.

Big Data

Big Data surgiu para lidar com a maior variedade e complexidade dos dados gerados na indústria. Com volumes e velocidade crescentes, é preciso investir na tecnologia para analisar as informações e resolver problemas.

Para isso, técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina entram em ação para extrair informações relevantes aos negócios. Assim, é possível aproveitar melhor as tendências e aproveitar todo o potencial dos dados, o que seria difícil de alcançar por meio de uma análise humana.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial nada mais é do que o uso de análises e técnicas avançadas baseadas em lógica, inclusive do aprendizado de máquina. O objetivo é interpretar dados, analisar processos, tendências e sistemas, além de facilitar a tomada de decisão dos gestores.

Na prática, falamos de equipamentos modernos, capazes de funcionar sem a intervenção humana. Desse modo, a fábrica aumenta sua produtividade e opera com menos erros e desperdícios.

Internet das Coisas

Internet das Coisas (IoT) é caracterizada pela conexão e troca de informações entre objetos, softwares, sensores e máquinas. Por meio de uma infraestrutura robusta e organizada, tudo se comunica e interage.

Trata-se de uma tecnologia indispensável para a indústria do futuro, principalmente porque permite um melhor monitoramento dos processos, reduz custos e eleva a sua produtividade.

Conseguiu entender o que é automação 4.0? E a relação com a Indústria 4.0 ficou clara para você? A verdade é que estamos falando de conceitos que não podem ser avaliados de forma separada, pois caminham lado a lado. Seja qual for o seu ramo de atuação, investir nessa inovação é fundamental e pode te ajudar a crescer.

Agora que você já sabe de tudo isso, precisa contar com bons parceiros de negócio. Veja como avaliar a encontrar o fornecedor industrial ideal!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!