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Como melhorar o atendimento na indústria? Descubra!

atendimento na indústria
29/09/2021

Como melhorar o atendimento na indústria? Descubra!

Uma das melhores formas de manter um bom posicionamento de mercado e aumentar a carteira de clientes certamente é cultivando um bom atendimento na indústria. Agilidade e eficiência agradam os clientes que costumam se fidelizar e promover aquelas marcas com as quais mantêm um bom relacionamento.

Este artigo trata dessa importante questão. Lendo o texto, você entenderá por que a prática de atender bem é tão valorizada pelo mercado. Saberá quais são os benefícios alcançados e como fazer para melhorar ainda mais seu atendimento. Ao final da leitura, conhecerá um importante parceiro de negócios. Por isso, acompanhe!

Qual é a importância do atendimento de qualidade na indústria?

Em tempos de forte concorrência, o atendimento na indústria se mostra de especial relevância dentro do contexto de um ambiente de negócios. Cada vez mais as organizações se empenham em atender seus consumidores com qualidade, pois, do contrário, o concorrente o fará. Nesse sentido, prestar um suporte eficiente vai bem mais além de simplesmente fechar negócio, pode significar também a fidelização.

Esse é um aspecto importante do mundo dos negócios e uma consequência direta do bom atendimento. Como reflexo da fidelização, o cliente possivelmente fará um marketing positivo e espontâneo, o que ajuda a atrair outros interessados. Vale a pena também deixar claro que um bom atendimento vai além de recepcionar o cliente no momento da venda. Envolve também prestar auxílio em todo o processo de pós-venda.

É nesse momento que surge um conceito que vem sendo muito praticado no momento e que também se aplica aos ambientes industriais: o sucesso do cliente. Mais do que estar interessado apenas em vender, times eficientes de atendimento buscam fazer com que sua carteira de clientes atinja os objetivos desejados com a aquisição de seu produto. Por isso, vale a pena se empenhar em vencer junto a seus consumidores.

Quais são os benefícios de investir no bom atendimento ao cliente?

Além da explícita vantagem de fidelização da carteira de clientes, é possível colher outros frutos também resultantes de um bom atendimento na indústria. Um deles é a disseminação de sua marca por meio dos promotores voluntários, que se tratam justamente de clientes satisfeitos.

Também é possível aumentar o ciclo de vendas no qual um cliente permanece com a empresa. Assim, pode-se vender ainda mais para um mesmo cliente. Como consequência, o custo de aquisição de cada consumidor é reduzido, já que é muito mais barato vender para quem já faz parte da carteira de clientes da organização.

Como melhorar o atendimento na indústria?

Acompanhe as principais recomendações para tornar o atendimento na indústria um ponto de reconhecida excelência entre os consumidores da empresa. Entenda.

Mantenha o foco no interesse do cliente

Quando falamos em atendimento ao cliente, existe uma diferença sensível em relação ao tratamento que deve ser dado à relação B2B e B2C. No primeiro caso (que se aplica à indústria), o foco deve ser em ajudar os clientes a atingirem o sucesso. Já na segunda situação, a atenção se volta mais para a experiência obtida.

Dessa forma, convém ter um atendimento especializado para atuar junto ao cliente da indústria em um nível que exceda as expectativas, indo além no alcance dos objetivos. Trata-se do time de customer success, ou, em bom português, sucesso do cliente. Essas pessoas precisam ter preocupação genuína com os consumidores e ajudá-los em suas demandas enquanto usuárias da solução vendida.

Esteja disponível também em canais digitais de atendimento

Atualmente, um bom processo de atendimento vai bem além dos tradicionais meios de contato. Isso quer dizer que cada vez mais os consumidores buscam formas rápidas e ágeis de serem atendidos, tanto na indústria quanto no comércio.

E isso representa oferecer opções de contato por canais digitais, já que eles permitem uma celeridade muito maior em todas as fases da prestação de serviços, como nos casos de dúvida sobre quais tipos de EPI utilizar.

Os chamados chats virtuais e chatbots de atendimento facilitam esse processo e os tornam bem mais dinâmicos. Eles podem ser configurados para trabalharem de forma automática, com uma pessoa atendendo ou de forma mista. Nesse caso, o atendimento inicial se dá por meio de robôs e apenas se a questão não for resolvida é que um ser humano entra em cena para ajudar o cliente.

Tenha uma presença digital tão forte quanto possível

Conforme já foi abordado, o mundo atual está se tornando cada vez mais tecnológico. Sendo assim, não faz sentido não estar presente no ambiente virtual de forma contundente. Ou seja, todos os canais precisam ser explorados: site, redes sociais, estratégias de marketing de conteúdo e publicidade paga.

A razão de tanto empenho é que os clientes e prospects já entendem o valor de uma forte presença digital. Isso quer dizer que, antes mesmo de fechar negócio, eles fazem uma pesquisa prévia: visitação às páginas do site da empresa, canal do YouTube e até teste de contato com as informações disponibilizadas. Não se manter vivo no meio virtual pode significar perda de clientes em altíssimo potencial.

Promova treinamentos nas ferramentas usadas pelo time

Para atender à demanda crescente por velocidade no atendimento, é essencial que o time dedicado a essa tarefa seja servido de ferramentas que possibilitem esse trabalho. Nesse sentido, disponibilizar softwares que automatizem parte da rotina é uma das principais estratégias para melhorar o atendimento aos clientes pela indústria.

No entanto, não basta apenas colocar o aparato tecnológico à disposição dos colaboradores. É preciso treiná-los, e de forma constante. Cada nova atualização deve ser passada ao time em forma de nova capacitação, pois dessa forma o rendimento será maior e a otimização dos recursos empregados poderá surtir mais efeito ainda. Aliar-se à tecnologia é ponto primordial em um bom processo de atendimento.

O atendimento na indústria é fundamental para fechar novos negócios e manter a carteira de clientes atual, fidelizando a todos. É um processo que traz tanto retorno para a companhia que pode até mesmo ter seus princípios copiados por outros departamentos, como a gestão de suprimentos.

O fato é que uma boa parceria faz toda a diferença na implantação desse tipo de atendimento. Se for esse seu caso, conte com a Nortel, que há mais de 55 anos ajuda indústrias de vários segmentos em todos os locais do Brasil.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e entre em contato conosco para ficar sabendo de que forma podemos ajudar você a melhorar o seu atendimento!

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