fbpx

Saiba quais são os tipos de acabamentos em aço inox e suas diferenças

19/10/2021

Saiba quais são os tipos de acabamentos em aço inox e suas diferenças

Hoje em dia, em virtude da enorme quantidade de tipos de aço inox, não é surpresa que também possamos encontrar diversos serviços de polimento. Esses acabamentos em aço inox asseguram qualidade de acordo com a durabilidade, o reflexo e a qualidade na sua aplicação.

O fato é que o aço inox é extremamente durável e resistente à corrosão. E, dependendo de onde for utilizado, podem estar incluídos, em sua composição, alguns elementos que alteram e otimizam ainda mais suas características, como cobalto, silício, boro, titânio, nióbio, nitrogênio e molibdênio.

Embora seja principalmente um metal, é feito de várias ligas que o tornam único. A liga primária do aço inox é o cromo, mas ele também contém outras ligas, como níquel e manganês. O aço inox possui um revestimento especial para resistir à ferrugem e é comumente usado em aplicações em que há necessidade de alto desempenho e durabilidade.

Porém, surgem muitas dúvidas sobre os diferentes tipos de acabamento em aço inox e suas peculiaridades. Pensando nisso, preparamos este post em parceria com a Walter, especialista em superfícies. Acompanhe!

Acabamento polido

Neste tipo de acabamento, é possível ver o brilho natural do próprio aço inox. O que ocorre é que a superfície do inox é modificada por várias etapas de polimento, com o uso de abrasivos continuadamente mais finos.

O processo mecânico feito pelo atrito desses abrasivos reduz as saliências na superfície do inox, fazendo com que o acabamento fique mais uniforme e polido. O fato é que ele é um acabamento mais liso e com leve brilho, adquirido por meio de técnicas específicas de polimento do inox.

Acabamento alto brilho

Outro tipo de acabamento em aço inox é o alto brilho, que possui um brilho espelhado. O que ocorre é que o seu polimento desencadeia um perfeito brilho espelhado. Por meio do uso de diversas pastas abrasivas, esse método possibilita um acabamento com alto brilho no aço inox.

Funciona da seguinte forma: adaptam-se, ao contorno da peça que está sendo trabalhada, flanelas de feltro de lã muito flexíveis. Com isso, é realizado um trabalho frio na peça, resultando em um acabamento com alto brilho.

Acabamento escovado

Esse tipo de acabamento tem uma textura com linhas bem alinhadas e sempre no mesmo sentido. Esse resultado é obtido por meio de tratamentos mecânicos, usando abrasivos, com rebolos ou lixas, aplicadas com granulometria decrescente, em passes consecutivos.

Além disso, a superfície desse tipo de acabamento possui uma textura mais unidirecional, com reflexão difusa e linhas paralelas e menores, além de seguirem o sentido do comprimento da chapa, que bloqueiam a luz refletida.

O fato é que escovar o aço inox faz com que ele fique com um brilho aparentemente mais opaco, além de apresentar uma chamada mais decorativa, sem ser muito reflexivo. Ele é uma ótima opção, por exemplo, em edifícios com detalhes em aço inox, pois os muito refletivos podem ofuscar durante o dia.

Esse tipo de acabamento é criado fazendo o polimento do aço inox seguindo uma direção e utilizando uma correia de lixar 120-180. Logo após, suaviza-se o processo com uma correia de lixa não tecida 80-120. O acabamento escovado é comumente usado em aquecedores, ar-condicionados e na arquitetura, por exemplo.

Acabamento acetinado

O acabamento acetinado em aço inox apresenta um brilho com nível intermediário, ficando entre o acabamento fosco e o semibrilho. Além disso, oferece mais resistência do aço para o dia a dia, tornando sua limpeza muito mais fácil e simples. A sua aparência é de brilho perolizado, oferecendo um acabamento com leve brilho suave, bastante sofisticado. Lembrando que, apesar de fino, ele possui maior qualidade.

Acabamento fosco

Este é um acabamento suave, de laminação a frio não refletivo e com bom nivelamento. Normalmente, a superfície possui um acabamento cinza fosco liso e reflexivo, ocasionando uma aparência opaca e irrefletida. Isso o torna perfeito para aplicações que exigem um acabamento básico.

O acabamento fosco é um acabamento polido, ou seja, não foi processado ainda. Ele possui uma aparência mais opaca e não é muito utilizado para fins estéticos. Todavia, é uma excelente alternativa quando o objetivo é aperfeiçoar a peça posteriormente ou quando a aparência não é relevante.

Dessa forma, entre os acabamentos em aço inox, esse tipo de acabamento é a opção com menor valor. Eles são feitos por laminação a frio, por meio de ferramentas como um molde ou laminadores próprios. Como eles são laminados a frio, fazem com que a superfície tenha menos furos e fique mais lisa. Logo após, ele passa por um processo de amolecimento e é conservado em uma solução ácida.

Além disso, a peça passa pelos rolos de polimento, a fim de deixá-la mais suave. O acabamento fosco é comumente utilizado em equipamentos de refrigeração, equipamentos para águas residuais e equipamentos farmacêuticos, por exemplo.

Acabamento espelhado

Outro tipo de acabamento inox muito utilizado é o espelhado. Ele é formado com o polimento do aço inox, deixando-o muito reflexivo. O fato é que esse processo de polimento otimiza a consistência e a aparência, além de facilitar a limpeza. Inclusive, também esconde vestígios de soldagem e os danos que ficaram em sua superfície.

Esse tipo de acabamento é conseguido fazendo um tratamento mecânico da superfície com vários abrasivos com espessura bem fina. Além disso, costuma ser utilizado um procedimento diferenciado de laminação, que é normalmente parecido com o surgimento de raspagem mecânica.

Lembrando que, nesse processo, é primordial eliminar os arranhões que estejam mais profundos. Isso se deve ao fato de que qualquer tipo de defeito presente na superfície da peça fica bastante visível no resultado final dela. Dessa forma, é feito o polimento da superfície por cerca de 5 a 10 minutos no procedimento final, a fim de formar um acabamento mais espelhado e refletivo.

Uma grande vantagem do acabamento espelhado é que ele otimiza a resistência da peça à corrosão. Inclusive, ao poli-la, é possível tirar rachaduras, evitando que entrem partículas corrosivas. Normalmente, ele é utilizado em refletores e capas de coluna, por exemplo.

Agora você conhece os principais tipos de acabamentos em aço inox encontrados. É essencial ressaltar a importância de contar com fornecedores que ofereçam qualidade e sigam a norma NBR6361, criada pela ABNT, a fim de que os produtos utilizados atendam as demandas de utilização e também de produção.

A Walter é referência de alta qualidade em acabamento de aço inox e no tratamento de superfícies – abrasivos e sistemas de limpezas de peças ambientalmente corretas – na indústria metal-mecânica em geral. Ela desenvolve soluções baseadas nas necessidades do mercado e procura sempre transformar o negócio de clientes, oferecendo diversos produtos que ajudem em suas rotinas. Não se esqueça, na Nortel você encontra produtos Walter!

Curtiu nosso post? Então, siga nossa página no Facebook e leia mais conteúdos sobre o assunto!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!