fbpx

4 tendências para o futuro da iluminação

O setor da iluminação está se modernizando e alcançando alto nível de qualidade. Confira as tendências para os próximos anos.

18/10/2022

4 tendências para o futuro da iluminação

A boa iluminação faz parte de um ambiente confortável e seguro. O setor está mudando e promete transformar o mercado nos próximos anos. Saiba quais são as tendências que vão direcionar o futuro dessa área.

Em pouco mais de 140 anos, a iluminação passou por transformações ao mesmo tempo em que revolucionou a forma como a sociedade vive. Da lâmpada incandescente, criada por Thomas Edison em 1879, passamos a usar iluminação em LED e outras tecnologias que trazem mais conforto e comodidade no dia a dia.

Nos últimos anos, com as pessoas passando mais tempo em casa para trabalho ou lazer, a busca por sistemas melhores, mais econômicos e sustentáveis tem crescido e alavancado a área de projetos luminotécnicos.

A demanda por novas opções de iluminação que agregam ainda mais qualidade aos ambientes faz com que o setor busque soluções inovadoras e que tenham um potencial transformador no mercado.

Nesse contexto, conheça as principais tendências que devem ser destaque nos próximos anos.

Um panorama do futuro da iluminação

Diversos fatores influenciam o rumo que o setor da iluminação deve tomar daqui para frente: a alta demanda por soluções tecnológicas, a procura por projetos sustentáveis, a busca por sistemas automatizados, a necessidade de soluções econômicas, entre outros.

Indo ao encontro dessas necessidades, alguns componentes têm ocupado espaço na lista de novidades. São exemplos disso os sensores de presença, sensores de luminosidade e acessórios inteligentes.

Os sensores de presença contribuem para soluções mais econômicas, com acionamento da energia elétrica apenas quando detectam presença humana no local. Já os sensores de iluminação adaptam a luminosidade de acordo com a necessidade de cada ambiente. E os acessórios inteligentes permitem a integração da iluminação com outros sistemas.

Entretanto, a utilização desses itens parece ser apenas o início da transformação do que chamamos de futuro da iluminação. Com a disseminação de diversas tecnologias, como a internet das coisas, o 5G e a automação, se espera criar cenários cada vez mais inovadores e tecnológicos.

Qual caminho o cenário brasileiro deve seguir?

Acompanhando a tendência mundial, o Brasil não deve ficar para trás no mapa de destaques da iluminação. O mercado está sendo direcionado para soluções que levam conforto e iluminação adaptada para atender à necessidade de cada cliente.

O público brasileiro está em busca de sistemas conectados e tecnológicos, ao mesmo tempo em que elege opções econômicas, sustentáveis, acessíveis e simplificadas.

Para atender a essas demandas, o mercado precisa adaptar-se e ir em busca da inovação, seguindo o direcionamento que as tendências devem levar daqui para frente.

4 tendências no mercado da iluminação

Já vimos que o mercado deve surpreender no que diz respeito às inovações que estão batendo à porta. Confira abaixo quais são as principais tendências que devem movimentar o setor da iluminação nos próximos anos.

DALI

O termo DALI é um anagrama para as palavras Digital, Addressable, Light e Interface ou, na tradução livre para o português, interface digital de endereço de luz. O objetivo é permitir que equipamentos que tenham essa tecnologia possam conversar entre si, criando um sistema conectado e flexível, já que os produtos podem ser de diferentes marcas e ainda assim ter compatibilidade.

Internet das Coisas (IoT)

A automação já é uma realidade em diversos cenários. Com a internet das coisas, é possível ter um sistema conectado de iluminação com o uso de dispositivos inteligentes. Dessa forma, as lâmpadas podem ser acionadas por aplicativos de celular ou até mesmo por comandos de voz, quando utilizadas em conjunto com outros equipamentos.

LEDs

O uso das lâmpadas de LED deve tornar-se praticamente regra daqui para frente. Com um funcionamento muito mais econômico, os sistemas de iluminação em LED oferecem mais comodidade, conforto e modernidade ao ambiente, além de permitirem a criação de projetos personalizados. A flexibilidade desse tipo de produto deve fazer com que as luminárias em LED tenham cada vez mais espaço na lista de itens que devem fazer o futuro da iluminação.

KNX

A certificação KNX faz parte de uma norma internacional que define um padrão para instalações de automação residencial e predial. Esse protocolo facilita a gestão dos sistemas automatizados e descentralizados. Quando falamos em certificação KNX, falamos da compatibilidade de um sistema que contém produtos de diferentes fabricantes e para diferentes aplicações.

Inovações constantes na iluminação

Tendo em vista essas inovações, é possível perceber que as empresas devem sempre estar em busca do que há de mais tecnológico para acompanhar as demandas que o mercado propõe.

As mudanças devem ser constantes e o movimento de transformação pode ser complexo em alguns cenários. Por isso, é importante ter em mãos um bom projeto luminotécnico, bons parceiros de negócios e equipamentos de qualidade.

Para acompanhar essas tendências, conte com nossa equipe da Nortel. Com mais de 50 anos de experiência no mercado de iluminação, fornecemos linhas de lâmpadas, luminárias e reatores, além de um portfólio completo em LED e sistemas de controle.

Trabalhamos com as principais marcas do mercado e temos em nosso nome sinônimo de seriedade na distribuição de equipamentos elétricos. Contamos com uma equipe de engenheiros e arquitetos prontos para auxiliar projetos nos seguintes aspectos:

  • Soluções em troca de iluminação convencional para LED (retrofit)
  • Projetos luminotécnicos completos para diferentes cenários
  • Soluções em sistemas de controle e gerenciamento de luz, com produtos sem fios e foco na Indústria 4.0
  • Acompanhamento nas instalações dos projetos desenvolvidos pelo nosso time
  • Soluções personalizadas para cada cliente
  • Estudos de viabilidade técnica-comercial

Conheça nossa linha de iluminação e conte com profissionais qualificados para colocar sua empresa no cenário da inovação.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!