• EPI
  • 5 de maio de 2020

Substituição de Respiradores do Tipo PFF por Reutilizáveis

Com o atual cenário causado pelo COVID-19, os respiradores N95, PFF-2, PFF3, ou qualquer outro tipo de equipamento certificado pela NBR 13.698 ou NIOSH Americana, simplesmente desapareceram do mercado Mundial, adquirir estes equipamentos é cada vez mais desafiador e caro.

Por isto resolvemos trazer uma discussão técnica e ressaltar as vantagens de se utilizar respiradores com manutenção para as operações industriais, em ambientes onde além da proteção para o Corona vírus existe a necessidade de proteção contra outros contaminantes presentes no ar.

  • Respiradores do tipo PFF (Peça Facial Filtrante), conhecidas como descartáveis, ou Semifaciais (de silicone, borracha ou elastômero reutilizáveis), tem o mesmo fator de proteção, ou seja, podem ser utilizados para concentrações até 10 x o Limite de Tolerância, portanto são produtos normativamente iguais, no que se refere a proteção. Pag. 35 Tab. 1 do PPR da Fundacentro.
  • Ressaltamos, entretanto que nos Fit Test (teste de selagem) os respiradores Reutilizáveis têm vedação até 40% mais eficaz, o que torna este tipo de equipamento, na prática, muito mais eficiente, esta é a primeira vantagem do respiradores semifaciais.
  • Já os filtros, tanto o da PFF como os da Reutilizáveis, são submetidos a testes com cloreto de sódio a 95l/por minuto, tanto os respiradores do tipo PFF2 como os filtros utilizados nos respiradores semifaciais, precisam ter penetração máxima de 6% ou eficiência de 94%, ou seja, mais uma vez, são normativamente iguais no que se refere a eficiência de proteção. Pag. 132 Tab. 1 e 2 do PPR.
  • Respiradores PFF são construídos com o seu próprio filtro, e quanto em contato com suor excessivo ou sujidade, precisam ser imediatamente trocados, o que não acontece com os filtros utilizados nos respiradores semifaciais, diminuindo consideravelmente a troca de filtros, se comparados com as PFF.
  • Para que os filtros e respiradores PFF2 atinjam a eficiência de filtração de 94%, as tramas internas são bem mais fechadas, o que aumenta consideravelmente a dificuldade de respiração do usuário, e ai entra mais uma vantagem para as máscaras reutilizáveis; Como os filtros tem, normalmente, uma área de filtragem muito maior que uma PFF2, a sensação de conforto do usuário é, via de regra, maior, aumentando a sensação de conforto ao respirar.
  • Diante de todos estes cenários, enquanto um usuário precisa trocar um respirador PFF2 praticamente todos os dias, quando não, duas ou três vezes ao dia, um filtro dos respiradores reutilizáveis, são trocados em até 30/40 dias, dependendo da concentração do contaminante. (o filtro deve ser trocado quando passar a apresentar dificuldades para respirar).

 

Já conhecia as vantagens dos respiradores Semifaciais? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e informe os seus colegas também. Em caso de dúvidas, consulte a nossa equipe especializada através do email: epi@brsoneusprdntl.azurewebsites.net

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter