• EPI
  • 19 de outubro de 2021

Gestão integrada para EPI e seus benefícios

Um dos desafios da indústria é operar em sua máxima performance e de forma segura. Para isso, um sistema de gestão integrada pode ser fundamental, especialmente, no que se refere ao controle de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Com um dia a dia intenso, os colaboradores desempenham diversas tarefas, e muitas delas geram riscos à sua integridade. Para que tais processos sejam finalizados com sucesso, é fundamental que os gestores adotem boas práticas e invistam em tecnologia e equipamentos adequados.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como um sistema de gestão integrada pode ajudar você a gerenciar seus EPIs!

Qual é a importância da gestão de EPIs?

Como você sabe, a atividade industrial pode colocar em risco a integridade física e a saúde do colaborador. Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual e coletiva é indicado na maioria dos casos.

Se o seu negócio tem a necessidade ou faz uso desses itens, então, é preciso garantir sua gestão adequada dessa cadeia, a fim de manter seus trabalhadores em segurança e evitar custos adicionais relativos a isso. Mas por que isso é tão importante?

Em resumo, esse processo é essencial para que os equipamentos sejam disponibilizados, bem conservados e funcionem corretamente. Por meio dele, a empresa cria normas e boas práticas que ajudam a otimizar processos relacionados aos EPIs, como:

  • compra dos equipamentos;
  • controle de fornecimento de EPIs;
  • correta higienização;
  • conservação;
  • manutenção dos itens;
  • diminuição de FAT/RAT;
  • troca e a reposição.

Por fim, esse gerenciamento também tem a função de orientar os colaboradores sobre a maneira correta de usar cada EPI, bem como conhecer sua função.

Quais são os benefícios de um sistema de gestão integrada para EPI?

O Equipamento de Proteção Individual é, sem dúvida, essencial para o bom funcionamento da linha de produção uma vez que protege o colaborador dos riscos a que estão expostos em cada etapa da sua atividade profissional. No entanto, não basta comprar esses itens, a indústria deve ter controle sobre eles, além de conscientizar a equipe sobra sua importância.

Para alcançar bons resultados, o uso de um sistema de gestão integrada pode ser um diferencial. Afinal, essa tecnologia organiza e amplia a segurança da rotina do trabalho dos técnicos e/ou engenheiros de segurança do trabalho. E isso não é tudo. Confira mais algumas vantagens desse recurso:

Controle dos prazos de vencimento

O controle dos prazos de vencimento é uma das principais vantagens do uso de um sistema de gestão. Isso porque, com o cadastro facilitado da validade de cada EPI, fica mais fácil definir o momento certo de realizar a troca.

Uma particularidade dos EPIs é que eles possuem validade da sua certificação, o “CA” e tem a própria validade do item, como se fosse uma data de vencimento, e que importante que o equipamento seja substituído antes dessas datas vencerem evitando danos à integridade do colaborador e consequentemente problemas para a empresa junto à justiça trabalhista.

Automatização dos processos

A automatização de processos industriais é uma tendência, por isso, deve fazer parte de todos os setores e atividades. No que se refere ao controle de EPIs, o uso de um sistema de gestão integrada, o que você pode conseguir através do “Alianza” da Nortel, facilita o trabalho dos gestores, emitindo alertas e gerando relatórios que ajudam na tomada de decisão.

De forma automática, será possível cadastrar itens, documentar a entrega ao funcionário, gerenciar o estoque e lançar sinistros. Na prática, você reduz erros humanos e consegue acessar tudo o que é importante em um mesmo lugar.

Gestão de treinamentos

Se a sua empresa lida com atividades que geram riscos à saúde e integridade física dos colaboradores, precisa oferecer EPIs de qualidade, mais do que isso, é fundamental que eles saibam como usá-los adequadamente e passar por programas de reciclagem de conhecimentos.

Nesse sentido, a realização de treinamentos é uma prática necessária, recorrente e fundamental para o dia a dia. Esses momentos servem para conscientizar a equipe sobre essa necessidade de estar sempre protegida, bem como garantir que todos entendam como usar corretamente os itens.

E como o sistema pode ajudar? Ele emite alertas sobre o calendário de treinamentos, vencimento das capacitações e informando quais colaboradores ainda não passaram por capacitação, por exemplo.

Redução de gastos

Dentre as vantagens de se empregar uma solução de Gestão de EPIs, sem dúvida alguma a gestão dos custos envolvidos é um grande trunfo. Mas veja, a redução dos custos não está relacionada à queda da qualidade dos produtos utilizados, muito pelo contrário, pela gestão e emprego de equipamentos mais adequados e que gerem a melhor relação custo benefício para o trabalhador, sempre colocando em primeiro lugar a integridade do colaborador.

Em síntese, você poderá cadastrar os equipamentos e os funcionários que os utilizam. Dessa forma, poderá monitorar se estão sendo empregados da forma correta e se atentando à sua vida útil.

Com esse controle, a indústria consegue manter um estoque de EPI adequado às suas necessidades. Ou seja, ela não compra itens a mais, e nem menos do que precisa, o que gera economia.

Além dos resultados diretos existem aspectos relacionados a riscos e passivos trabalhistas que são amplamente atendidos pela automatização dos processos por meio de um Sistema de gestão de EPIs.

Padronização dos processos

Processos padronizados são mais seguros e eficientes. Afinal, eles foram planejados, testados e seguem uma mesma linha de pensamento. Essa repetição de ações evita erros e garante bons resultados na gestão de EPI.

Vale lembrar que a padronização por meio de um sistema de gestão é uma prática que faz parte da indústria do futuro — marcada por conectividade e aplicação de tecnologia em diversos setores e atividades da empresa.

Segurança

A segurança é mais um ponto positivo do uso de um software de gestão integrada. As melhores ferramentas trabalham com biometria, o que garante a identificação do funcionário e permite que a empresa tenha um registro que comprova a entrega dos equipamentos de proteção.

Além disso, com um sistema em nuvem, o gestor tem acesso aos dados em tempo real. O total controle dos itens e o acompanhamento de indicadores de desempenho são fatores que contribuem para a maior segurança dentro da fábrica. Você poderá inclusive criar, nesse Sistema de Gestão, “gatilhos” automáticos de reposição, recompra, etc.

Proteção contra ações trabalhistas

Os acidentes de trabalho estão entre os principais motivos que geram ações trabalhistas contra as empresas. Dentro de uma indústria, isso pode ser ainda mais sério, visto que os processos executados são complexos e têm o potencial de afetar a saúde dos colaboradores de uma forma muito mais grave.

Diante disso, é preciso agir com seriedade e responsabilidade. Sua empresa deve prezar pela segurança dos funcionários e garantir que todos estejam usando EPIs. Isso se torna muito mais fácil com o apoio da tecnologia, não é mesmo?

Você sabe qual o montante financeiro envolvido em RAT/FAT? Você se surpreenderá com os custos desses fatores e o quanto um “simples” acidente de trabalho pode impactar financeiramente.

Quais são as soluções da Nortel para a gestão de EPI?

A Nortel é pioneira do segmento de MRO, ou seja, tudo o que você precisa para manter sua empresa operando com perfeição, está no mercado há mais de meio século na missão de simplificar sua vida, oferendo um catálogo completo de itens essenciais para o funcionamento da indústria.

O Alianza, por exemplo, é sistema de gestão de EPIs inovador, que pode inclusive integrar maquinas de entrega automática de equipamentos, as famosas “Vending Machines”. Por meio do Alianza, todo o controle das entregas é automatizado e o gestor tem uma visão ampla sobre o uso desses equipamentos, treinamentos, validades dos equipamentos e certificações. Em outras palavras, ele sabe quanto, onde, por quem e quando eles estão sendo utilizados.

Além disso, a Máquina de EPIs é uma solução interessante que amplia os pontos de entrega desses itens na fábrica. Dessa forma, o funcionário não perde tempo com deslocamentos e pode ser mais produtivo.

Lembrando que a retirada do Equipamento de Proteção Individual é feita por meio de biometria ou senha. Com isso, a empresa tem um registro confiável de todas as entregas, e ainda consegue controlar a vida útil de cada produto, evitando os desperdícios e prejuízos.

Ter um sistema de gestão integrada é uma vantagem competitiva para a indústria. Como vimos, esse recurso otimiza a gestão de EPI e garante que a empresa funcione de forma segura e eficiente.

Quer otimizar sua gestão de EPIs? Entre em contato com a Nortel e conheça melhor nossas soluções!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter