fbpx

Responsabilidade Social Corporativa: como a indústria contribui para o cenário atual?

responsabilidade social corporativa
11/01/2021

Responsabilidade Social Corporativa: como a indústria contribui para o cenário atual?

Aumentar a produtividade dos funcionários, oferecer serviços de alto nível para os clientes e resolver as demandas do público-alvo com agilidade são elementos importantes para uma companhia se manter no mercado. No entanto, atualmente, é preciso ir além: pensar no bem-estar dos colaboradores, no meio ambiente e ter um impacto positivo nas comunidades onde a empresa atua, ou seja, as companhias precisam ter uma atuação que priorize o bem-estar dos stakeholders.

Focar apenas na lucratividade já não é mais o melhor caminho para construir uma imagem positiva e aumentar o reconhecimento pelos serviços prestados. Existem cada vez mais oportunidades de atuação com foco em Responsabilidade Social Corporativa (RSC), já que o mercado está mais atento e exigente.

Neste post, vamos destacar como as corporações podem usar o conceito de responsabilidade social de forma estratégica para inovar, melhorar a reputação e conquistar a confiança de todos. Confira!

O que é Responsabilidade Social Corporativa?

A Responsabilidade Social Corporativa tem como premissa o compromisso da empresa com a ética no seu desenvolvimento econômico. A estratégia é criar ações diretamente relacionadas ao seu ambiente de negócios, promovendo melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e das comunidades onde atua.

Para conhecer melhor os stakeholders e as necessidades deles é importante adotar uma postura de diálogo com diferentes grupos focais (acionistas, empregados, clientes, comunidade, fornecedores, governo, prestadores de serviço etc.).

Ter uma dimensão das necessidades de cada um desses grupos é essencial para desenvolver as diretrizes de responsabilidade social corporativa, porque a empresa deve ter uma visão ampla das demandas dos stakeholders para planejar ações que tenham um real impacto e promovam melhoria em suas vidas.

Uma nova atitude não significa ignorar os lucros e a necessidade de reduzir custos. Por outro lado, exige uma visão voltada para a obtenção de resultados mais expressivos em longo prazo e uma atenção maior às legislações e regulamentações governamentais. Respeitar o meio ambiente, por exemplo, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação no mundo corporativo.

Vale destacar que o conceito de responsabilidade social corporativa tem como um dos princípios adotar práticas de produção que busquem minimizar os impactos ambientais e investir em tecnologias que ajudem a preservar o meio ambiente.

As empresas devem mostrar seu valor para a sociedade por meio de uma postura que esteja atenta às normas ambientais e ao desenvolvimento socioeconômico. É um caminho sem volta. Se uma corporação não assimilar essa tendência, não se manterá forte e será incapaz de atingir o crescimento sustentável.

Como a indústria contribui para o cenário atual?

Há diversas formas de a indústria mostrar que coloca em prática o conceito de responsabilidade social corporativa. Uma delas é implantar medidas que priorizem o bem-estar dos funcionários, como campanhas direcionadas a diminuir os riscos de acidente de trabalho.

Oferecer condições adequadas para o trabalhador desempenhar as atividades, promover e apoiar a capacitação contínua também são exemplos de boas práticas. Além da questão social, a prevenção a acidentes é crucial para evitar faltas e prejuízos com despesas hospitalares e previdenciárias.

Para assegurar o bem-estar de sua equipe, uma corporação precisa sempre apostar na conscientização. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de campanhas que mostrem como devem ser usados e inspecionados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e que incentivem o comportamento seguro.

A empresa também deve estar atenta aos apontamentos feitos pelos colaboradores e manter um canal aberto de diálogo para que oportunidades de melhorias possam ser identificadas.

Outras medidas envolvem a presença de profissionais de medicina e segurança do trabalho, assistência à saúde, que pode acontecer por meio de um plano de saúde empresarial, o qual ainda teria a opção de contemplar os familiares (cônjuge, filhos etc.) e campanhas de promoção de saúde física e mental.

Inclusão

Uma forma de a indústria contribuir com o fortalecimento do conceito de responsabilidade social corporativa é implantando um processo de contratação para promover a diversidade e inclusão. Essa ação é uma excelente alternativa para promover um ambiente mais plural.

Para iniciar este processo é fundamentalmente importante que haja a conscientização sobre o respeito nas relações no trabalho engajando os colaboradores a tratar os colegas de maneira adequada e responsável, independentemente de cor, raça, sexo, religião e orientação sexual.

Conscientizar os empregados sobre como conviver com as diferenças de forma correta, além de promover medidas específicas no momento da seleção dos candidatos e desenvolvimento das lideranças, é o melhor caminho para construir um ambiente de trabalho em que todos se sintam respeitados e satisfeitos.

Integração

Além do olhar interno, que busca oferecer aos empregados condições adequadas para exercer as atividades profissionais de forma plena, a responsabilidade social corporativa incentiva iniciativas que busquem maior integração com a sociedade.

É possível promover integração com as comunidades por meio de ações de educação, educação ambiental, saneamento, promoção de melhorias na estrutura física na comunidade, geração de postos de trabalho, capacitação entre inúmeras outras.

Neste processo o envolvimento e escuta das comunidades é essencial. Afinal, são os membros delas que podem indicar com mais exatidão quais as reais demandas do local. O comprometimento com a população e a busca por parcerias com o poder público podem contribuir para o bem-estar de todos!

Quais são as ações de responsabilidade social da Nortel?

Em um momento delicado para a sociedade, a Nortel tem buscado alternativas para ajudar pessoas que enfrentam dificuldades. Um exemplo disso é a parceria com a Marluvas para a doação de calçados para crianças do hospital Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer e doenças do sangue.

Em junho de 2020, a Nortel doou materiais de proteção contra a Covid-19 como aventais, luvas, óculos de segurança e face shields para o Centro Infantil Boldrini. Além disso, entregou cestas básicas para instituições como Projeto Há Esperança, Igreja do Nazareno Santa Lúcia e Lar de Idosos Alice de Oliveira.

A empresa também se envolveu com a construção de um hospital de campanha em Campinas. Essa iniciativa foi realizada em parceria com a ONG Expedicionários da Saúde na sede do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Campinas (CAMPC). Além de doar materiais de infraestrutura e iluminação, a Nortel atuou na implantação do projeto luminotécnico do hospital.

Também vale mencionar que a empresa, em conjunto com parceiros como Philips, Prysmian e Schneider, apoiou instituições que estão na linha de frente contra a pandemia ao disponibilizar mais de 22 mil máscaras para comunidades carentes.

A Nortel se mostra bastante preocupada com as condições de trabalho de seus funcionários. Provas disso são o fornecimento de EPIs e o foco em segurança no trabalho. Na pandemia, a empresa adotou medidas importantes para minimizar a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), como o home office, a oferta de máscara para trabalhadores externos e uma política voltada para deixar os ambientes ainda mais seguros, com o menor risco de contaminação possível.

Parceria

A Nortel também participa do Projeto Rejuntar, que ajuda famílias com menores que vivem em situação de risco por causa da precariedade das moradias. Nessa iniciativa, a empresa contribui com a reforma ao fornecer materiais de construção.

Além disso, a Nortel faz parte do programa de voluntariado na Eufraten, instituição de Campinas (SP) com mais de 40 anos de atividades voltadas para crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 24 anos. A Eufraten atua para desenvolver a independência, a inclusão social e melhoria de qualidade de vida para essas pessoas.

Há diversas maneiras de a indústria adotar a responsabilidade social corporativa, principalmente em uma situação atípica como a pandemia do novo Coronavírus. Com planejamento e determinação, é perfeitamente viável desenvolver ações que vão engajar os funcionários e os demais segmentos do público-alvo.

Se pretende conhecer as principais tendências do mundo corporativo, vale a pena assinar a nossa newsletter. O conhecimento é a melhor alternativa para atingir resultados mais expressivos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!