fbpx

Como a conectividade e mudanças na estrutura estão impulsionando a produção industrial

Como a conectividade e mudanças na estrutura estão impulsionando a produção industrial
01/02/2021

Como a conectividade e mudanças na estrutura estão impulsionando a produção industrial

A indústria já não é mais a mesma: ela está mais moderna, eficiente e produtiva. Um dos principais fatores que contribuem para essa revolução na produção industrial é a conectividade. Mas o que você sabe sobre isso?

Há algum tempo, o conceito de Indústria 4.0 vem sendo enfatizado. Afinal, a tecnologia está em todos os setores, otimizando diferentes processos. A conectividade pode ser apontada como a base para essa transformação digital e implantação de diversos recursos — por isso, é tão relevante.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como a produção industrial está sendo impulsionada pela tecnologia? Acompanhe este post até o final!

O que é a conectividade na indústria?

Se existe um conceito que se encaixa perfeitamente à ideia da Indústria 4.0 é a conectividade. Não é por acaso que as empresas estão investindo na aquisição de soluções que atendam às suas necessidades de integração e conexão de processos.

A verdade é que a conectividade na indústria é muito mais que um processo, é uma estratégia de negócio. Ela está pautada na otimização e integração de sistemas, máquinas e documentos.

Em outras palavras, estamos lidando com tecnologias capazes de automatizar processos e conectar pessoas, equipamentos, robôs e softwares de qualidade e segurança avançadas. Trata-se do uso constante da Internet das Coisas (IoT) no chão de fábrica, integrando toda a linha de produção e setores da indústria.

Como tem sido o crescimento da conectividade na indústria nos últimos anos?

A indústria sempre foi um ambiente de transformação. Basta observarmos o quanto ela evoluiu e se modernizou ao longo do tempo. Desde a primeira Revolução Industrial, muita coisa mudou e, hoje, vivemos a era da tecnologia.

A Indústria 4.0 é a prova de que não há limites para o desenvolvimento do setor. Aliás, a conectividade, pautada em recursos tecnológicos, como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, demonstra como as possibilidades são infinitas.

Essa transformação digital nas indústrias exige a implementação de uma visão mais estratégica e moderna da produção industrial. Assim, com o objetivo de ter fábricas mais conectadas e inteligentes, até mesmo os negócios de menor porte estão investindo no conceito.

Todo esse crescimento só é possível porque a internet está cada vez mais acessível e rápida. Isso mesmo! É fácil perceber que o crescimento da conectividade caminha lado a lado com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa tecnologia.

Dessa maneira, podemos dizer que, nos próximos anos, ainda mais indústrias aproveitarão melhor as oportunidades do setor e transformarão todo o seu modo de operar. Podemos esperar um futuro que conecta, virtualmente, tudo e todos dentro das fábricas de forma inteligente e inovadora.

Como essa conectividade está impulsionando a produção industrial?

A conectividade já é uma realidade dentro das indústrias. A todo instante, dados são enviados e recebidos, setores são interligados, softwares são acessados e decisões são tomadas com base em informações seguras e atualizadas.

Essa linha de produção mais inteligente, baseada em um grande fluxo de dados estratégicos, é algo que impulsiona os resultados do setor. Afinal, todos os processos fluem de forma eficiente e praticamente livre de erros.

Mas isso não é tudo! Entenda como esse recurso traz benefícios para o setor industrial!

Mais flexibilidade para a produção

As diversas soluções de conectividade, juntamente à boa gestão de processos, conferem mais flexibilidade para a produção. Com uma linha de montagem mais inteligente e com um fluxo de dados em tempo real, é possível dimensionar melhor a demanda e adequar a produção.

Perceba que a troca constante de informações entre todos os setores — por meio da conexão de pessoas, sistemas e equipamentos — permite que a produção industrial seja mais coerente com as necessidades do mercado. Na prática, os estoques se tornam mais equilibrados e as fábricas evitam problemas clássicos, como a rupturas e interrupções na produção e o excesso de itens armazenados.

Tomada de decisão mais eficaz

Em um mercado tão competitivo e estratégico, o gestor não pode tomar suas decisões com base em achismos. Todo passo precisa ser calculado e cada mudança na produção deve estar pautada em dados reais e atualizados.

Nesse contexto, é evidente que a conectividade impulsiona a produção, uma vez que fornece as informações necessárias aos gestores. Como o acesso aos relatórios e gráficos é simples e rápido, as decisões são tomadas de forma mais segura e eficiente. A consequência é uma fábrica mais competitiva e produtiva.

Redução de custos operacionais

Com a conectividade, os setores trabalham em conjunto. Produção, Logística, Vendas, Financeiro e até o Atendimento ao Cliente exercem suas funções e, ao mesmo tempo, fornecem dados aos demais.

Essa troca de informações e instruções em tempo real gera outro benefício que contribui para o aumento da produção industrial: a redução de custos. Pode parecer confuso, mas o corte de gastos desnecessários faz surgir orçamento para processos mais estratégicos. Ou seja, isso ajuda a corrigir falhas e investir em novas oportunidades.

Por que a conectividade é considerada uma megatendência tecnológica?

Ao lado da Inteligência Artificial e da Automação Flexível, a conectividade foi apontada como um dos três pilares que impulsionarão a produtividade da indústria nos próximos anos. Mas, afinal, por que gestores e especialistas acreditam tanto em seu potencial? A razão para isso é muito simples.

Todos os benefícios das tecnologias da Indústria 4.0 só podem ser alcançados se houver uma conexão eficiente entre tudo e todos. Em outras palavras, a inovação de máquinas e equipamentos que conduzem ao aumento da produtividade e competitividade do setor depende da conectividade. É por isso que ela é considerada uma megatendência tecnológica.

Ela está no DNA de todas as demais modernizações existentes. Afinal, o que se espera do futuro é uma indústria ainda mais conectada.

Viu só como a produção industrial ainda tem muito a evoluir nos próximos anos? A conectividade já é uma realidade em diversos negócios e pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e produtiva. Por isso, não fique em desvantagem no mercado e comece a implementar essa megatendência!

Você sabia que a Nortel é a maior distribuidora de itens de MRO do país? Com o foco em simplificar seu dia a dia, usamos tecnologia de ponta para assegurar sua máxima produtividade. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!