• EPI
  • 31 de julho de 2020

[INFOGRÁFICO] As principais causas de acidente de trabalho no Brasil

Você sabe quais são as principais causas de acidente de trabalho na sua empresa? Qual é o índice de incidentes? Talvez essas perguntas estejam surgindo agora, mas é um assunto importante. Afinal, o Brasil tem mais de 700 mil eventos desse tipo por ano.

Esse resultado coloca o país na quarta posição no ranking mundial. Além disso, acontece uma morte em serviço a cada 3h40min. Entre os profissionais que mais sofrem acidentes estão os da construção civil.

No Brasil, essa área está no primeiro lugar dos eventos que causam incapacidade permanente. Também é o segundo com mais mortes e o quinto em número de afastamentos com mais de 15 dias.

Também há destaque para os segmentos da mineração, do transporte e rural. Com isso, os gastos da Previdência Social com benefícios acidentários chegaram a R$ 79 bilhões, com perda de 351,7 milhões de dias de trabalho devido a afastamentos.

Isso também impacta a sua empresa. Um dado da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) mostra que são gastos todos os anos aproximadamente R$ 10 bilhões com tratamentos e indenizações. Por isso, cuidar desse aspecto é sinônimo de reduzir custos.

A relação é simples: quando um incidente acontece, a empresa perde seu colaborador, pelo menos de forma temporária. Ainda precisa arcar com as indenizações legais trabalhistas e até com um processo judicial, em casos mais extremos.

Para evitar esse cenário, é preciso conhecer as principais causas de acidente de trabalho para evitá-las. Por isso, criamos este infográfico com as informações que você precisa conhecer. Veja e saiba mais!

 

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter