fbpx

O que é MRO? Entenda agora mesmo!

o que é mro
24/09/2020

O que é MRO? Entenda agora mesmo!

As compras de MRO são uma parte importante da maioria das empresas de manufatura e serviços. Mesmo que os itens não integrem diretamente o produto que está sendo montado, todos contribuem para a manutenção de padrões operacionais adequados. Além disso, garantem que diferentes áreas do negócio tenham o necessário para o bom funcionamento.

Para você entender o que é MRO, vamos falar sobre o conceito, a importância, os benefícios e as melhores práticas de gerenciamento. Afinal de contas, estamos cuidando de uma quantia considerável do orçamento de compras da sua empresa.

O processo pelo qual são adquiridos, manuseados e armazenados precisa assegurar que sejam empregados de forma produtiva. Boa leitura!

Antes de tudo, o que é MRO?

MRO significa Manutenção, Reparo e Operações. Em termos de compras, refere-se aos produtos e ferramentas que mantêm uma organização funcionando. Também é conhecido como aquisição indireta porque permite a atividade comercial, mas não é incorporada diretamente a nenhum produto final que você criar.

Os itens de MRO incluem compressores, bombas, válvulas, disjuntores, no breaks, cabos, luvas de proteção, capacetes, painéis, discos de corte, óculos de segurança etc. Eles também contemplam móveis como escrivaninhas, cadeiras, mesas e outros materiais de escritório.

Há, ainda, os suprimentos de manutenção, que consistem em lubrificantes para máquinas e ferramentas de reparo, como chaves de fenda e chaves inglesas. Por fim, em relação aos aparatos tecnológicos, destacam-se os computadores, impressoras, sistemas de controle de iluminação, softwares de automação industrial, datacom e outros que são úteis ​​no negócio relacionado à produção.

Qual a importância da gestão de MRO?

Gerenciar o estoque de MRO é importante por muitos motivos. Primeiro, é possível centralizar e visualizar todos os gastos em vários locais. Usando o software, cada área avalia os fornecedores e confirma se fatores como prazos de entrega e precisão atendem às necessidades da empresa.

Dessa forma, os gerentes dedicam mais tempo concluindo o trabalho, em vez de esperar pelas peças ou descobrir como mediar outras questões com o estoque. Como tudo pode ser rastreado em um sistema, a organização também evita a perda de materiais.

O gerenciamento é usado para dar suporte a trabalhos de manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Os pedidos de compra de MRO podem descrever a finalidade do pedido das peças (“reparo da unidade de ar-condicionado”), listar o custo total do pedido e incluir as informações do fornecedor.

Quais os benefícios?

Entenda por que investir na boa gestão é vantajoso para a sua empresa.

Níveis de estoque ideais

Normalmente, os suprimentos e equipamentos de MRO são adquiridos regularmente. Por isso, é importante ter um sistema organizado para gerenciar e rastrear os itens. Por exemplo, manter um estoque no local ajuda a reduzir o tempo de inatividade, despesas extras e o estresse geral de reabastecimento.

Projetos com foco na otimização do estoque de MRO fornecem retorno sobre o investimento rapidamente na forma de economia. Um sistema de gerenciamento de ativos dá visão geral de todo o inventário e permite reduzir os requisitos de espaço de armazenamento e cortar as horas necessárias para o gerenciamento de peças.

Redução de despesas

Uma estratégia bem projetada pode minimizar despesas de várias maneiras, como gerenciar peças reparáveis ​​com mais eficiência e usar métodos de compra estratégicos. Além disso, ajuda a gerenciar garantias de forma eficaz.

Com isso, o gerenciamento de reparos de componentes reduz falhas do equipamento e os custos de substituição por meio da otimização do MRO.

Melhor manutenção e utilização da equipe técnica

Administrar bem o tempo e a energia da equipe é um dos benefícios mais promissores. Com controles implantados para acesso e atividades do almoxarifado e responsabilidades redefinidas, os colaboradores passam menos tempo no setor.

Assim, podem focar mais a produção realizando manutenção corretiva ou preditiva. Isso otimiza o desempenho geral da instalação.

Localização central do estoque de MRO

É invariavelmente mais eficiente armazenar suprimentos em um local central por instalação, em vez de mantê-los em vários lugares não identificados. Por isso, é importante ter sistemas de computador para rastrear, gerenciar e controlar o estoque.

Por meio de dados e custos de transação, é possível dimensionar corretamente os itens, de acordo com os padrões de desempenho da cadeia de suprimentos.

Quais as melhores práticas para aplicar essa gestão?

Abaixo, estão algumas ações recomendadas para manter os gastos dentro de intervalos aceitáveis ​​ao adquirir os materiais de que você precisa.

Defina KPIs de gerenciamento de MRO

O primeiro passo para o planejamento de estoque de peças sustentável é definir padrões mínimos de referência com os quais seu estoque pode ser medido. Configurar e monitorar indicadores-chave de desempenho ajuda a prever tendências no uso de MRO e oferecer sugestões apropriadas sobre como manter o processo funcionando de forma eficiente.

Os principais KPIs que você deve considerar são:

  • estimativa de gastos com itens de MRO;
  • dados de desempenho do fornecedor;
  • vida útil do estoque atual;
  • aumento da utilidade do material versus taxa de reabastecimento;
  • quantidade de estoque de MRO desatualizado;
  • número total de rupturas de estoque.

Eduque a equipe sobre fornecimento de MRO e cadeia de suprimentos

Igualmente importante para a implementação de um plano de inventário de MRO eficaz é o treinamento dos membros da equipe que implementará a origem e o fornecimento de materiais. Oferecer oportunidades para que os colaboradores interajam com os responsáveis pelos equipamentos criará um ambiente de trabalho sinérgico.

Dessa forma, todos entendem seu papel para alcançar um objetivo comum. A aquisição de materiais mais eficiente pode ser alcançada com workshops de treinamento interdepartamental e trabalho em grupo.

Estabeleça um sistema de gerenciamento de software para sua estratégia de aquisição de MRO

Investir em software de gerenciamento de MRO é uma decisão de negócios inteligente com méritos sólidos. O acesso ao sistema de gestão não apenas simplifica a cadeia de suprimentos, mas também, melhora a capacidade de rastrear, prever e antecipar as necessidades de MRO em tempo real.

Além disso, o uso dele fornece dados valiosos para analisar o desempenho do fornecedor, conforme necessário.

Considere o uso de serviços de inventário gerenciado pelo fornecedor

Os serviços de estoque gerenciados pelo fornecedor integrador são ideais para organizações que preferem não dedicar membros da equipe ao manejo de suprimentos de MRO. Usar uma empresa terceirizada, em combinação com um sistema de software de compras, otimiza a eficiência do processo e libera o grupo para se concentrar em tarefas mais desafiadoras.

Gostou de saber o que é MRO? Ao implementar as práticas recomendadas, é difícil manter, alinhar novas prioridades e evitar voltar aos velhos hábitos. Com algumas parcerias importantes e planejamento detalhado, você estará no caminho certo para uma fabricação mais eficiente. Pense nisso!

Para receber outros artigos e acompanhar mais publicações úteis para o seu negócio, curta a nossa página no Facebook, siga-nos no LinkedIn, Instagram e Youtube.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!