fbpx

Como a máquina de EPI contribui para a segurança do trabalho?

máquina de epi
15/09/2020

Como a máquina de EPI contribui para a segurança do trabalho?

A utilização de equipamentos de proteção pelos colaboradores é uma necessidade na indústria, pois são itens apropriados para oferecer a segurança adequada durante as atividades. No cenário atual, em que temos o risco de disseminação do coronavírus, precisamos encontrar formas seguras de distribuir esses itens.

Uma maneira eficiente de fazer isso é por meio da máquina de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Sua utilização proporciona uma série de benefícios à indústria, como maior segurança aos colaboradores, aumento da produtividade, redução de processos burocráticos, além de facilitar a manutenção e o controle dos EPIs.

A seguir, mostramos como a máquina funciona e quais os principais benefícios de sua utilização. Vamos lá? Boa leitura!

Entenda por que houve o aumento da necessidade de EPI

A utilização de EPIs já faz parte da rotina de trabalho dos colaboradores que desenvolvem atividades industriais, pois é preciso utilizar equipamentos que forneçam a proteção adequada durante a execução das tarefas. Entretanto, estamos em um momento delicado devido à disseminação do novo coronavírus.

A pandemia requer um cuidado adicional, tanto por parte da indústria quanto dos colaboradores. Diante desse cenário, há a necessidade de utilização de novos equipamentos de segurança, além dos já utilizados normalmente.

Eles não eram comuns em todas as atividades industriais, como os respiradores descartáveis, luvas, óculos de proteção, aventais e outros itens. Todos esses equipamentos ajudam a oferecer a devida proteção aos colaboradores.

Saiba qual o desafio na distribuição segura de EPIs

O aumento da utilização de EPIs também traz novos desafios, pois é preciso fazer com que esses equipamentos cheguem às mãos dos colaboradores de uma maneira segura e com o mínimo de contato possível. Isso porque, quanto menos pessoas manusearem os itens, menos riscos há para os trabalhadores que precisam utilizá-los.

Além disso, esses equipamentos devem atender aos padrões estabelecidos pelas normas de segurança vigentes e estar dentro do prazo de validade permitido para a utilização. Por isso, é preciso manter um controle rigoroso sobre os EPIs.

Conheça a máquina de EPI e seus benefícios

A máquina de EPI tem o conceito semelhante ao das máquinas de refrigerantes, doces e salgados, que encontramos em diversos lugares. Ela permite o armazenamento de diferentes itens de segurança e cada pessoa pode retirar o equipamento desejado, conforme a necessidade de uso.

Assim, sempre que um colaborador precisar de algum item de segurança, basta ir até a máquina mais próxima e retirar o EPI de que precisa. O acesso é feito por meio de senha ou biometria e, então, o item solicitado é liberado. A utilização das máquinas de EPIs proporciona uma série de benefícios à indústria. Confira os principais, a seguir.

Reduzir a burocracia para acessar os EPIs

Cada vez que um colaborador precisa de um novo EPI, deve fazer uma solicitação ao almoxarifado. Por sua vez, o setor buscará o item solicitado no local armazenado e atualizará a retirada em seu controle interno.

Esse procedimento pode levar algum tempo, já que é preciso separar o item solicitado, atualizar o estoque, além de haver a necessidade de deslocamento do colaborador até o almoxarifado para a retirada do material. Com a máquina de EPI, o acesso aos equipamentos é imediato, ou seja, basta selecionar o item desejado, que ele é liberado conforme a identificação do colaborador.

Aumento da produtividade

Sempre que um colaborador necessita de um EPI, é preciso parar o seu serviço para se deslocar até o almoxarifado e retirar o item desejado. Isso pode levar certo tempo, de acordo com o tamanho da fábrica e o procedimento burocrático para a retirada do item, conforme já mencionamos.

A instalação de máquinas de EPIs pode ser feita em pontos estratégicos da indústria, o que reduz a necessidade de longas caminhadas. Dessa forma, os colaboradores podem acessar os equipamentos de segurança em bem menos tempo e, com isso, há um ganho em produtividade.

Facilidade para a gestão dos EPIs

Outro benefício da máquina é a facilidade para o gerenciamento de estoque dos itens de EPIs. Isso é possível, pois ela é utilizada em conjunto com um software de gestão. Assim, cada funcionário tem um cadastro com os equipamentos utilizados por ele, no qual é possível acompanhar informações como a quantidade consumida por cada um e a que setor ele pertence.

Esse gerenciamento é importante para o planejamento sobre a reposição dos itens, pois a gestão pode parametrizar a quantidade mínima dos materiais armazenados, quais produtos são utilizados por função ou operação e a vida útil de cada EPI. Esse controle ajuda a evitar o desabastecimento da máquina e, como consequência, a interrupção das atividades pela falta desses produtos.

Também é possível acompanhar a quantidade de equipamentos utilizados por colaborador, o que permite identificar situações em que há o consumo acima da média. Dessa forma, o gestor pode verificar se há a necessidade de aumentar a disponibilidade do item ou se a utilização não ocorre da maneira adequada.

Segurança aos colaboradores

Como mencionamos, a empresa deve fornecer os equipamentos de proteção aos colaboradores conforme determina a lei e as normas de segurança vigentes. Entretanto, é preciso que eles utilizem os EPIs disponibilizados para garantir a sua proteção.

A máquina de EPI permite desenvolver um controle sobre o histórico de utilização pelos funcionários, com informações como dia, hora e equipamentos solicitados. Dessa forma, os gestores podem acompanhar se existe algum colaborador que não utiliza ou não faz a troca do equipamento no momento indicado, o que pode comprometer a sua segurança.

Outro benefício é que a utilização da máquina elimina a necessidade de contato com outras pessoas para a retirada dos produtos, o que é importante diante do cenário da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a forma com que os itens são abastecidos na máquina também requer o mínimo de contato, o que representa mais segurança à saúde dos colaboradores.

A Nortel projetou uma máquina de EPI, a única que tem alta capacidade de armazenamento. Isso significa que ela comporta desde pequenos itens, como um protetor auricular, a grandes produtos, como sapatos e capacetes. Além disso, a retirada dos EPIs só é permitida a pessoas autorizadas, que são identificadas por biometria — o que garante a proteção aos itens armazenados.

A máquina de EPI é uma forma segura de distribuir equipamentos de proteção aos colaboradores na indústria. Sua utilização ajuda a organizar e controlar o acesso aos materiais armazenados, além de proporcionar uma série de benefícios, como maior produtividade, redução da burocracia e mais agilidade na retirada dos itens utilizados.

Agora que você já conhece os benefícios das máquinas de EPIs, entre em contato conosco e agende uma visita!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!