fbpx

Internet das Coisas Industrial (IIoT): o que é e qual a sua importância?

Internet das coisas industrial
12/04/2021

Internet das Coisas Industrial (IIoT): o que é e qual a sua importância?

Todo gestor atento às tendências já sabe que a indústria vive uma fase marcada pela forte presença de tecnologia e conectividade. Aliás, é esse cenário que faz surgir a necessidade de conhecer melhor a Internet das Coisas Industrial (IIoT).

O conceito caminha lado a lado com a Indústria 4.0, sendo uma realidade em diversas empresas. E você, já sabe do que estamos falando?

Preparamos este post com informações essenciais sobre essa tecnologia que está revolucionando o cotidiano da manufatura brasileira e mundial. Confira!

O que é Internet das Coisas Industrial (IIoT)?

A Internet das Coisas Industrial (IIoT) nada mais é que uma extensão da IoT voltada para a indústria do futuro. Portanto, uma revolução tecnológica, pautada na comunicação entre máquinas, no Big Data e em outros recursos inovadores.

Quando falamos em IIoT, nos referimos a equipamentos, ferramentas e maquinário conectados à internet. Além disso, diversas plataformas e softwares fazem análises avançadas dos dados produzidos e coletados durante os processos produtivos.

Lembrando que, apesar de a palavra industrial se referir a armazéns e instalações industriais, esse conceito também se aplica a vários setores, como agricultura, serviços financeiros e até ao varejo.

Como a IIoT funciona?

Agora que você já sabe o que é IIoT, podemos aprofundar um pouco mais no assunto e abordar o seu funcionamento. Nesse sentido, é preciso destacar a presença de três tipos de tecnologia:

  • uso de sensores no chão de fábrica;
  • industrial analytics;
  • máquinas inteligentes.

Quando bem aplicados, a indústria se torna muito mais produtiva e eficiente. Mas, na prática, como eles funcionam?

Em resumo, os sensores dão aos objetos e máquinas a capacidade de percepção. Assim, eles conseguem identificar diversos fatores, como temperatura e pressão. Perceba que essa atividade gera dados valiosos e eles são processados por meio do industrial analytics.

Essa análise dá origem a insights importantes que servem de embasamento para a tomada de decisão. Também garantem um bom funcionamento da fábrica, já que falhas e erros são identificados com mais agilidade e precisão.

Por fim, graças à IIoT, a manufatura está cada vez mais moderna. Ela conta com o auxílio de máquinas inteligentes, que exercem funções que vão além da mecânica — foco na integração e na conectividade.

Qual é a diferença entre IIoT e IoT?

Em primeiro lugar, precisamos dizer que não existem grandes diferenças entre IIoT e IoT. Na verdade, a Internet das Coisas Industrial é uma subcategoria da Internet das Coisas.

Em outras palavras, a diferença principal está no foco dessas duas tecnologias, já que a IIoT é voltada para a indústria. Porém, ela também conta com aplicativos, dispositivos, máquinas e todos os demais recursos.

Quais são seus impactos na indústria e principais desafios?

Sem dúvidas, um dos principais impactos da Internet das Coisas Industrial é a maior conectividade entre máquinas, pessoas e objetivos. Isso se torna uma realidade no chão de fábrica e eleva o conceito de automação industrial a outro patamar.

Graças a esse cenário, é possível reduzir os gastos com mão de obra e os desperdícios na linha de produção. Afinal, as máquinas conectadas entre si sabem quando e como iniciar e executar uma determinada tarefa.

Outro impacto relevante é a melhoria das manutenções industriais. Por meio de sensores e softwares, é possível definir o momento certo para realizar os reparos, o que diminui os gastos e os problemas causados pela interrupção da produção.

Mesmo com impactos tão relevantes, existem desafios a serem superados. No Brasil, ainda há muito para evoluir no universo da Indústria 4.0. Com isso, nosso principal obstáculo é garantir a integração de máquinas mais antigas às novas tecnologias.

É por esse motivo que os gestores não devem apenas se preocupar em quando investir em IIoT, mas em como trazer essa realidade para dentro das fábricas. Isso porque é preciso identificar o melhor caminho e, também, os recursos que trarão os melhores resultados.

Outro problema é a quantidade de informação produzida por tantos dispositivos. Será preciso encontrar maneiras eficazes de armazenar, rastrear e analisar todos esses dados.

Quais são as principais vantagens da Internet das Coisas Industrial?

Por tudo o que foi apresentado, fica claro que a IIoT é uma tendência importante para o crescimento da indústria. Aliás, o setor sempre evolui com a tecnologia e está sempre atento a recursos e estratégias que favoreçam seu funcionamento.

Diante disso, precisamos enfatizar algumas vantagens expressivas da Internet das Coisas voltada para o cotidiano industrial. Acompanhe!

Aumento da eficiência da indústria

Por meio da conectividade, do Big Data, da Inteligência Artificial e de tantas outras tecnologias, a indústria consegue ampliar sua eficiência. Em um mercado tão competitivo, isso faz toda a diferença e contribui para a melhoria da produtividade e na participação no mercado.

Melhoria dos níveis de segurança

Como já destacamos, a IIoT tem um papel importante para a melhoria dos procedimentos de manutenção industrial. A automação industrial, junto a sistemas inteligentes e sensores, garante que os equipamentos estejam sempre em funcionamento e com sua performance em níveis ideais.

Otimização da tomada de decisão dos gestores

Trabalhar com base em dados reais e atualizados simplifica a tomada de decisão dos gestores. Afinal, eles substituem o feeling por informações e relatórios confiáveis, o que garante estratégias mais eficazes e melhores resultados.

Como aplicar a IIoT em sua indústria?

Gostou de tudo o que leu? Toda indústria que se preocupa com sua competitividade e tem o foco em se tornar mais produtiva e rentável deve aproveitar o potencial da IIoT. Mas como fazer isso e por onde começar?

A verdade é que existem inúmeras oportunidades e conexões. A depender de seus objetivos e necessidades, é possível contar com diversos equipamentos e softwares que trarão impactos relevantes ao seu dia a dia.

Mapeie os seus processos e identifique seus desafios e gargalos. Com base nisso, encontre os dispositivos que o ajudarão a superar tais obstáculos e alcançar os resultados desejados, como sensores e sistemas de gestão inteligentes.

Como é possível perceber, a Internet das Coisas Industrial gera oportunidades para que as empresas atualizem seus processos de produção e ampliem sua produtividade. Não há dúvidas de que contar com inovações tecnológicas é importante e o ajudará a ampliar sua performance e aproveitar bem os benefícios dessa tecnologia. Por isso, não perca mais tempo e comece a implementar esse conceito em seu cotidiano.

Quer aprender mais? Baixe o nosso e-book sobre tecnologia industrial e conheça as principais tendências para os próximos anos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!