• EPI
  • 14 de dezembro de 2020

5 impactos da Inteligência Artificial na indústria

É crucial que as empresas adotem as tecnologias certas para obter uma transformação digital mais rápida e eficaz. Quando se trata de inovação, a Inteligência Artificial na indústria é a melhor solução para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Embora não seja novo usar softwares para reduzir o esforço humano, a IA acrescentou possibilidades totalmente inovadoras.

Neste post, vamos falar sobre o conceito de Inteligência Artificial, quais os impactos para a indústria e como você pode se preparar para isso. Continue a leitura.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um recurso que simula os processos de inteligência humana por meio da criação e aplicação de algoritmos integrados em um ambiente de computação dinâmico. Em outras palavras, a tecnologia faz com que as máquinas “aprendam” com as novas experiências, se adaptem a outras demandas e realizem tarefas semelhantes às humanas.

A maioria dos exemplos de IA que você vê hoje — de computadores que jogam xadrez a carros autônomos — depende fortemente de aprendizado profundo e processamento de linguagem natural. Assim, os computadores são treinados para realizar tarefas específicas, processando grandes quantidades de dados com ajuda de Big Data e reconhecendo padrões.

Quais os impactos da Inteligência Artificial na indústria?

Não é à toa que as indústrias estão entusiasmadas com os benefícios da implementação dessa tecnologia. Acompanhe.

1. Aumento da qualidade de produtos

A IA está se tornando a especialista em controle de qualidade na fabricação para uma variedade de indústrias, transformando a forma como inspeções, manutenção e montagem são conduzidas.

Ao aplicar a análise preditiva, é possível adotar uma abordagem proativa para evitar possíveis problemas antes que aconteçam. Também, olhar para variáveis ​​e dados para saber com alto grau de probabilidade quais produtos podem ser problemáticos.

2. Otimização da produtividade

Sem dúvidas, as máquinas são mais eficientes que os humanos. Elas trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, não dormem, não precisam de pausas e não adoecem.

Isso significa que você pode contar com elas para notificar sobre eventos importantes no momento, mesmo no meio da noite, ou para conversar com clientes a qualquer hora do dia, entre outras opções. A Inteligência Artificial analisa grandes quantidades de dados em um piscar de olhos, uma tarefa que exigiria horas de trabalho humano ou seria impossível realizar.

3. Redução dos custos de produção

O custo de treinar um colaborador em uma tarefa rotineira é recorrente. É preciso lidar com a rotatividade de funcionários, dar tempo para o desenvolvimento de habilidades dos novatos, entre outras ações que exigem tempo e dinheiro.

Por outro lado, uma máquina, uma vez treinada, só melhora com o tempo e não tem custos envolvidos na repetição do treinamento. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que uma solução de automação é muito mais infalível e deixa poucos (ou nenhum) erros. Com o tempo, ela aprende com os resultados e melhora a eficiência.

4. Melhora na tomada de decisões

Os usuários adoram o fato de que a Netflix mostre os filmes que são realmente divertidos, que o Spotify crie listas de reprodução personalizadas e o Uber chegue rapidamente e os leve a seus destinos a preço acessível. Graças à observação do comportamento dos usuários, é possível ter certeza de que os produtos ou serviços são relevantes e atraentes.

Por meio da IA, a grande quantidade de dados cria padrões que permitem às empresas aprender sobre os clientes e se preparar para tratá-los de forma personalizada.

5. Maior segurança no ambiente de trabalho

Sensores inteligentes exibem maior funcionalidade que os tradicionais. Existe a opção de colocá-los cirurgicamente no corpo (implantáveis), nas roupas de segurança embutidas (vestíveis) ou, ainda, acoplados a um objeto no local de trabalho para monitorar diferentes parâmetros.

Aliada à plataforma de Internet das Coisas baseada em nuvem, a IA também é capaz de coletar, integrar e analisar dados de uma rede industrial distribuída de sensores para melhorar a avaliação de diferentes riscos à segurança e saúde.

Outros impactos

A maioria das interações com o cliente, como e-mails, bate-papo online, conversas nas redes sociais e chamadas telefônicas, geralmente, requer envolvimento humano. Acontece que a Inteligência Artificial está permitindo que as empresas automatizem a comunicação.

Estudar os dados coletados em contatos anteriores permite configurar as máquinas para responder com exatidão aos clientes e lidar com suas dúvidas. A IA também é capaz de realizar outras aplicações que potencializam a automação na indústria.

Por exemplo, ela é usada para controlar robôs em fábricas ou manter temperaturas ideais por meio de aquecimento inteligente. No Japão, robôs de aparência humana servem como recepcionistas em alguns dos hotéis do país, automatizando check-ins, serviços de reserva e lidando com consultas de clientes em vários idiomas.

Como se preparar para o uso da Inteligência Artificial no setor industrial?

Agora que você conhece os benefícios de implementar IA, saiba por onde começar.

Identifique as principais áreas que se beneficiariam da IA

Antes de dar o primeiro passo para introduzir IA no seu negócio, é fundamental revisar e avaliar os processos existentes. Então, determine o que pode e deve ser automatizado. Dessa forma, é possível liberar tempo para os funcionários se concentrarem em tarefas de maior valor.

Eduque a sua força de trabalho

É importante envolver a equipe nos estágios iniciais de planejamento de implementação. No entanto, é comum que processos automatizados sejam vistos como problema. Afinal, as pessoas temem que a tecnologia as substituam.

Embora esse fato possa ser real, forneça as informações necessárias para que o grupo seja educado sobre o tema. A IA não deve ser vista como ameaça, mas como parte essencial da inovação.

Atualize sua infraestrutura

Renovar a infraestrutura tem vários pontos positivos, como: custos reduzidos de operação, escalabilidade, maior segurança, plataforma de integração centralizada e funcionalidade aprimorada.

Tudo isso contribui para a simplificação das operações, como a análise de grandes quantidades de dados, suporte ao cliente e visualizações de transações de dados em tempo real, para citar algumas.

Tenha bons fornecedores

Uma estratégia bem planejada é vital para garantir que a incorporação da IA ​​ofereça os melhores benefícios para o seu negócio, como serviços personalizados para os clientes. Entretanto, não podemos nos esquecer que a qualidade dos itens que você adquire por meio de compras 4.0 também é parte essencial nesse processo. Para conseguir esse objetivo, seja seletivo na escolha dos fornecedores.

Percebeu que a Inteligência Artificial na indústria traz benefícios como aumento da qualidade dos produtos, otimização da produtividade, redução de custos de produção, segurança e, ao mesmo tempo, ajuda nas tomadas de decisão? Siga as dicas acima para se preparar!

Como empresa especializada no segmento de materiais de Manutenção, Reparo e Operação, a Nortel tem o que você precisa para dar mais agilidade aos processos e reduzir o custo da cadeia de suprimentos. Além disso, oferece treinamentos técnicos e consultoria na área de automação de processos de gestão. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter