• EPI
  • 27 de janeiro de 2021

Os desafios para aquisição de insumos industriais no cenário atual

O ano de 2020 foi atípico para o mundo. Pessoas e empresas foram impactadas e, claro, a indústria não foi poupada. Ainda que os trabalhos não tenham sido totalmente interrompidos, o setor vem sofrendo, especialmente no que se refere à aquisição de insumos industriais.

A verdade é que a expectativa positiva do início do ano foi, subitamente, encoberta pela chegada da crise do novo coronavírus. O desafio existe e é real, mas como superá-lo?

Continue a leitura e veja como o setor industrial foi afetado pela crise e como se adaptar e voltar a fazer uma gestão de compras eficiente e adequada!

Quais são os principais impactos da pandemia nas indústrias?

Não há como ignorar os impactos da pandemia nas indústrias. Segundo pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, cerca de 70% das empresas brasileiras foram afetadas de forma negativa.

Ao analisarmos os diversos segmentos da economia, a indústria fica atrás apenas do setor de serviços. A pesquisa do IBGE revelou que 73% das indústrias de diferentes portes e áreas de atuação enfrentaram problemas, como:

  • queda nas vendas;
  • redução da capacidade de produção;
  • dificuldade em acessar fornecedores de insumos e matéria-prima.

Como consequência direta desse cenário, muitos negócios estão com dificuldade para honrar pagamentos de rotina, como tributos e até folha de pagamento.

Quais são os desafios para a aquisição de insumos industriais no cenário atual?

Assim que a pandemia do novo coronavírus ganhou força no Brasil, um dos maiores receios da população e do governo era o desabastecimento. Ou seja, a possível falta de produtos nos supermercados e no sistema de saúde revelou o quanto a indústria é importante.

Diante de um cenário inédito, o setor produtivo se esforçou e tentou se adaptar com rapidez. Os ajustes no setor de compras e na linha de produção foram feitos, porém ainda há um desafio a ser superado: a dificuldade de aquisição de insumos industriais, especialmente os itens de MRO.

Mas de que tipo de desafio estamos falando? Entenda melhor a seguir!

Aumento do preço dos insumos

O aumento do preço dos insumos é um dos problemas que exige estratégia das indústrias. Trata-se de uma situação quase que inevitável em tempos de crise e tem relação com a lei da oferta e da procura.

Como o desligamento de alto-fornos no início da pandemia diminuiu a produção no país, tivemos uma redução dos itens disponíveis. Agora, com a retomada da produção a patamares considerados normais, é preciso repor os estoques e atender a demandas de inúmeros setores.

É por esse motivo que a falta de insumos de manutenção, reparo e operação acaba elevando os preços do produto que chega ao consumidor final. Em outras palavras, se a indústria paga mais caro pelos itens necessários à produção, o mercado também perceberá esse impacto.

Dificuldades para encontrar os itens necessários

Muitas indústrias estão com dificuldades para comprar os insumos necessários para a manutenção de suas atividades. Como você sabe, a falta de itens de MRO, como EPIs, cabos, materiais elétricos e de iluminação, paralisa a linha de produção.

A cadeia de produção do plástico, por exemplo, foi bastante afetada. As empresas estão com problemas para encontrar insumos, como PE, PP e PVC, no mercado interno e internacional — o que reflete em preços mais altos.

Com menos plástico no mercado, a produção de embalagens também é prejudicada. Assim, diversos setores passam a depender de fornecedores para que a produção seja distribuída.

Essa falta de insumos ocorre porque muitas empresas precisaram suspender o trabalho, principalmente em razão das medidas de isolamento e da baixa demanda do início da pandemia — uma medida estratégica para evitar ainda mais prejuízos.

Demora na entrega dos pedidos

Outra dificuldade enfrentada pelo setor industrial está relacionada à logística dos fornecedores. Em razão da grande demanda de pedidos, muitos não estão conseguindo honrar com os prazos de entregas.

Esse é um desafio considerável, visto que atrasos dos fornecedores comprometem toda a cadeia produtiva. A falta de materiais elétricos para reparos operacionais, por exemplo, pode interromper o funcionamento da indústria e gerar prejuízos para todos os seus clientes.

Como esses desafios podem ser superados?

Conseguiu entender melhor os desafios da indústria nesse cenário de pandemia? Os problemas relacionados aos insumos, sem dúvida, merecem a atenção dos gestores e profissionais da área.

Como vimos, o alto custo dos itens, a baixa disponibilidade e a demora na entrega afetam toda a cadeia produtiva. É por isso que já percebemos competições entre setores pelos mesmos produtos.

A questão é: como as indústrias podem superar esses obstáculos? Existem algumas estratégias que podem ser úteis. Conheça-as!

Trabalhe com fornecedores integradores

Você já ouviu falar em fornecedor integrador? Ele é uma das alternativas mais inteligentes para esse momento de crise. Entenda que estamos falando de um verdadeiro parceiro de negócio.

Esse fornecedor direcionará parte de sua inteligência logística (tecnologias, recursos e materiais) para atender às demandas de sua empresa, podendo até trabalhar in company. Para isso, com o auxílio da tecnologia, ele pode fazer um diagnóstico minucioso do negócio.

Na prática, você contará com o apoio de um fornecedor que conhece suas necessidades, entende o seu giro de estoque e faz reposições estratégicas. Ou seja, ele garante que os insumos certos sejam entregues na hora correta e na quantidade ideal.

Escolha parceiros sólidos e com um bom mix de produtos

Em um momento como o atual, não há espaço para erros. Por essa razão, diante da necessidade de se fazer compras mais eficientes, é preciso escolher muito bem os seus parceiros.

Um dos pilares das Compras 4.0 é o trabalho em conjunto com fornecedores de qualidade. Isso significa que você precisa contar com empresas sólidas, responsáveis, com boa estrutura logística e que trabalhem com um mix de produtos adequado às suas demandas.

Como é possível concluir, os desafios para a aquisição de insumos industriais são reais e têm o potencial de causar muitos prejuízos. No entanto, a indústria pode superá-los; basta investir nas estratégias certas e em parcerias de sucesso. A pandemia trouxe problemas, mas deixará muitos ensinamentos; e isso certamente será bem aproveitado pelas empresas que transformam as crises em oportunidades.

Seu negócio está pronto para dar a volta por cima e superar os desafios da pandemia? Entre em contato agora mesmo com a Nortel e conte com a nossa ajuda!

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter