• Datacenter
  • 13 de setembro de 2022

Gêmeos digitais: entenda os benefícios dessa tecnologia para a indústria

Os gêmeos digitais simulam produtos, processos e sistemas reais de forma digital e são capazes de criar cenários de otimização industrial. Conheça essa tecnologia inovadora.

As indústrias estão em uma escalada de evolução nos últimos anos. Isso porque o mercado está avançando tanto na oferta de novas soluções, quanto na demanda por entregas e processos mais tecnológicos e inovadores.

Para acompanhar essa mudança, os gestores buscam por estratégias e ferramentas capazes de transformar o processo fabril e tornar as atividades mais fluidas, avançadas e otimizadas.

Uma das ferramentas que está ganhando destaque é a tecnologia de gêmeos digitais, ou digital twins, elencada pela Gartner, consultoria referência em tecnologia, como uma das 10 principais tendências tecnológicas para o mundo corporativo no ano de 2019.

A premissa dessa tecnologia é digitalizar a estrutura dos processos de uma indústria, desde a idealização de um novo projeto, passando pela criação de protótipos e simulação da produção, até os processos logísticos. Isso tudo através de softwares avançados que criam simulações digitais de toda a cadeia de criação dos produtos por meio da Internet das Coisas (IoT).

De acordo com a pesquisa elaborada pela Gartner, a utilização da tecnologia dos gêmeos digitais em poucos anos ocupará espaço em milhões de processos de criação de novos produtos na rotina de fábricas que buscam por inovação.

Quer saber mais sobre essa tecnologia e os benefícios que a utilização dos gêmeos digitais pode trazer para seu negócio? Confira abaixo.

 

O que são os gêmeos digitais?

Imagine poder criar projetos de forma otimizada e produtiva, utilizando simulações digitais de um produto, sistema ou processo. Isso é possível graças aos gêmeos digitais, uma tecnologia que cria representações digitais como se fossem espelhos do item a ser elaborado.

Eles podem ser utilizados para simular projetos menores, como produtos ou processos mais sistemáticos, ou idealizações com maiores proporções, como projetos de grandes usinas e até mesmo cidades.

Os gêmeos digitais são utilizados para visualizar protótipos, elaborar testes de funcionamento, entender padrões de comportamento, entre outras atividades. Tudo isso com mais precisão e assertividade.

Essa ferramenta faz uso de dados e informações fornecidos por diferentes sistemas que têm integração entre si, o que proporciona uma representação digital muito fiel ao projeto real.

A tecnologia dos gêmeos digitais ainda traz mais integração entre as equipes envolvidas no projeto, direciona os trabalhos, indica um tempo médio de duração de determinadas atividades, fornece informações e faz a análise de dados em tempo real.

 

O funcionamento dos gêmeos digitais

Sendo uma tecnologia que promete trazer mais inovação e facilidade aos processos fabris, os gêmeos digitais podem ser divididos em 3 diferentes formas de aplicação para facilitar o entendimento.

Gêmeos de produtos

A linha de criação de novos produtos está cada vez mais acelerada, uma vez que a todo momento surgem novos projetos e novas ideias, fazendo com que o mercado gire muito rápido.

Para adequar-se a essa realidade, as fábricas precisam criar processos de produção cada vez mais acelerados para que possam sair na frente. Como fazer isso? Optando por estratégias e ferramentas que agilizem esse processo.

Os gêmeos digitais, quando aplicados na criação de novos produtos, permitem a criação de testes, simulando características de funcionamento e aplicação para que as equipes de elaboração do projeto possam entender seus padrões de comportamento.

Esses testes servem para prever possíveis situações indesejadas de funcionamento, permitindo que os erros sejam corrigidos antes de o produto chegar na etapa de fabricação.

 

Gêmeos de processos

Para que bons produtos e serviços sejam criados, é fundamental ter bons processos de fabricação. Nesse cenário, os gêmeos digitais são utilizados como uma ferramenta de simulação de processos que utilizam diferentes equipamentos de produção.

Considerando que a produção é uma cadeia, onde cada etapa deve ser executada com excelência para garantir o sucesso da próxima, ter uma simulação de processos facilita a visualização do todo.

Um exemplo de utilização dos gêmeos digitais, nesse caso, é a simulação digital do chão de fábrica, situação que facilita a visualização do layout industrial e que permite a execução mais organizada de determinadas tarefas.

 

Gêmeos de equipamentos

Os gêmeos de equipamentos, também conhecidos como gêmeos de otimização, são capazes de simular digitalmente equipamentos reais para que possam ser realizados testes de funcionamento diante de determinadas situações e aplicações.

Para viabilizar esse cenário, são instalados sensores nos equipamentos reais para captação de informações e dados de funcionamento que são enviados para o gêmeo digital.

Dessa forma, são feitas análises do comportamento do produto digital para que melhorias e otimizações possam ser aplicadas no produto real.

 

Vantagens e benefícios dos gêmeos digitais

Agora que você já entendeu o que são e como funcionam os gêmeos digitais, descubra os principais benefícios que o uso dessa tecnologia pode trazer para negócios inovadores.

Processos eficientes

Quando simulações antecipam situações reais, os processos são mais inteligentes e assertivos, uma vez que são baseados em análises e testes e podem ser ajustados conforme a necessidade.

 

Custos reduzidos

Como consequência da eficiência dos processos, a linha de elaboração de novos projetos torna-se mais econômica, pois tem menor margem de erro. As atividades, assim, são executadas de forma mais organizada e ágil, permitindo a criação mais rápida de produtos e soluções.

A possibilidade de realizar testes prévios também gera economia no sentido de evitar desperdício de tempo, matéria prima e pessoal.

 

Logística otimizada

As simulações dos gêmeos digitais também podem ser aplicadas nos processos logísticos da produção. Eles permitem a análise do processo produtivo, do trajeto de produção, capacidade operacional, entre outros fatores que são executados sempre no menor tempo possível.

 

Processo produtivo com mais qualidade

Todos os itens anteriores de aplicações e benefícios resultam no fator que mais impacta na entrega final de uma solução: a qualidade.

As ferramentas que os gêmeos digitais oferecem para prever situações, realizar testes, entender cenários, conectar sistemas, desenhar layouts de fábricas, entre tantas outras possibilidades, criam uma cadeia de produção assertiva, processos otimizados, mão de obra direcionada e outras características que beneficiam o processo como um todo.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter