fbpx

O que são ferramentas abrasivas e quando utilizá-las?

ferramentas abrasivas
15/03/2021

O que são ferramentas abrasivas e quando utilizá-las?

As ferramentas abrasivas são muito utilizadas dentro das indústrias, mas pouco se fala sobre elas. Afinal, como e quando elas devem ser usadas? Quais as medidas de segurança para evitar acidentes de trabalho?

Diante da relevância do tema, decidimos produzir este post que responde a esses e a outros questionamentos essenciais. Continue a leitura e mantenha-se informado!

O que são ferramentas abrasivas?

Ferramentas abrasivas são produtos desenvolvidos para a realização de polimento, cortes e desbastes em diversos tipos de superfícies, como madeira, gesso e aço. Portanto, sua principal utilidade é dar acabamento às peças.

Em razão de sua grande variedade e utilidade, esses itens são usados em empresas e indústrias de diversos segmentos, como:

  • indústria de telefonia;
  • fábricas de móveis;
  • indústria mecânica;
  • construção civil.

Como são classificadas?

As ferramentas abrasivas podem ser classificadas em duas categorias: naturais e sintéticas. Todos elas têm a mesma finalidade, a de desgastar, polir, cortar ou limpar as superfícies. Conheça um pouco mais sobre esses dois tipos!

Abrasivos naturais

Os abrasivos naturais, como o nome sugere, não foram produzidos pelo homem. Eles podem surgir em veios na crosta terrestre ou, ainda, ser os próprios minerais que formam as rochas.

O diamante é o principal exemplo de material abrasivo encontrado na natureza. Aliás, é conhecido por sua dureza e pelo bom acabamento que proporciona, apesar de ter um alto custo.

Quando os diamantes são imperfeitos e muito pequenos, passam por um processo de trituração para que sejam reduzidos a pó. Em seguida, o produto é encaminhado para as indústrias, que o utilizará em operações de polimento e esmerilhamento. Além do diamante, estão dentro do grupo de abrasivos naturais os minerais quartzo, corindon e topázio.

Abrasivos sintéticos

Apesar de ser bastante utilizados, os materiais abrasivos naturais estão sendo substituídos por abrasivos sintéticos. Ou seja, produtos elaborados e desenvolvidos pela indústria para diferentes finalidades. Dentro desse grupo, vale a pena destacar:

  • abrasivos silicosos — formados por carboneto de silício;
  • abrasivos aluminosos — que têm em sua composição os minérios de óxido de alumínio, silício e ferro.

É interessante destacar que cientistas e químicos já conseguiram produzir um abrasivo com dureza bem próxima à do diamante. O nitreto de boro foi produzido de maneira artificial com o auxílio de altas temperaturas e pressões.

Além disso, existem alguns abrasivos sintéticos que são equivalentes a um mineral orgânico. Existem dois tipos e eles podem ser encontrados no mercado em diferentes apresentações:

  • abrasivos revestidos — minerais aplicados sobre uma base flexível, como as lixas;
  • abrasivos rígidos — mistura de grãos abrasivos e ligas.

Quando as ferramentas abrasivas devem ser utilizadas?

Como já mencionamos, as ferramentas abrasivas têm inúmeras aplicações. Exatamente por isso, elas podem ser encontradas em vários tamanhos e formatos no mercado.

Elas são classificadas de acordo com o tamanho das partículas e recebem numerações. Conforme as normas em vigor, quanto maior a numeração, menor será o tamanho do grão — que varia de 16 (mais grosso) a 2500 (mais fino).

Sabendo disso, fica a pergunta: quando eles devem ser utilizados? Em geral, essas ferramentas são extremamente úteis sempre que se faz necessário realizar o polimento, o desgaste e a limpeza de diferentes superfícies.

Além disso, elas podem auxiliar os profissionais na retirada de rebarbas de diversas peças de madeira, por exemplo. Enfim, a depender do seu nicho de atuação e dos processos que realiza em seu dia a dia, é possível encontrar o abrasivo ideal. Para fazer uma boa escolha, o ideal é contar com o auxílio de empresas que trabalhem com esse tipo de produto.

Qual a importância do uso de EPIs na utilização dessas ferramentas?

A segurança do trabalho jamais pode ser ignorada durante o uso de ferramentas abrasivas. Afinal, elas podem causar danos à saúde e à integridade física de quem as utiliza.

A verdade é que, em sua rotina de trabalho, o operador costuma correr diversos riscos, mesmo que não consiga percebê-los tão facilmente. Por essa razão, é imprescindível usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Essas ferramentas são elaboradas com a finalidade de dar proteção ao trabalhador. Afinal, durante o uso dos materiais abrasivos, como uma lixa, é possível que alguma parte se solte e cause sérios acidentes.

Uma pequena partícula de ferro que se desprenda durante o procedimento de lixamento pode atingir os olhos do colaborador, colocando sua visão em perigo. Com isso, além dos danos à saúde, a empresa enfrentaria problemas jurídicos.

Diante disso, a medida mais segura é utilizar o EPI corretamente, de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. Confira alguns exemplos!

Máscaras

As máscaras de proteção são produtos indispensáveis para quem manuseia ferramentas abrasivas. Nesse caso, a proteção proporcionada está relacionada à criação de uma barreira física que impede a inalação de substâncias prejudiciais à saúde.

Luvas

As luvas também devem fazer parte do kit de proteção individual de quem lida com esses produtos. Afinal, elas minimizam os impactos nas mãos dos trabalhadores, mantendo-as protegidas de cortes e até do contato com a poeira produzida pelo polimento.

Produtos de limpeza

Você já ouviu falar em Bio-Circle L? Esse produto de limpeza é considerado um EPI químico, sendo indicado para a eliminação de óleos e graxas de discos. Além disso, é muito usado durante os procedimentos de manutenção de peças e equipamentos.

A sua função principal é mesmo a limpeza de superfícies e ferramentas. Ele tem um alto desempenho, pois conta com microrganismos naturais e não patogênicos que fazem a biorremediação de contaminantes orgânicos.

Como a Nortel Suprimentos pode ajudar você?

Agora que você já sabe da utilidade das ferramentas abrasivas e da importância de oferecer os EPIs adequados aos colaboradores que manusearão esses produtos, é interessante conhecer o trabalho da Nortel Suprimentos. Somos líderes no mercado de itens MRO (Manutenção, Reparo e Operação) no Brasil. Para isso, oferecemos um catálogo completo de produtos, incluindo abrasivos e EPIs.

Mais do que um simples fornecedor, trabalhamos para facilitar o cotidiano dos nossos clientes, sempre atentos às suas necessidades e demandas. Portanto, estamos prontos fechar uma parceria de sucesso com o seu negócio.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre as ferramentas abrasivas? Ao longo do post, trouxemos informações importantes sobre esses produtos, que são usados por diversas empresas e profissionais. Agora, basta usar todo esse conhecimento em seu dia a dia.

Precisa comprar abrasivos e EPIs? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!