fbpx

Quais são os impactos da falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de suprimentos para a indústria?

Quais são os impactos da falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de suprimentos para a indústria?
25/01/2021

Quais são os impactos da falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de suprimentos para a indústria?

A falta de insumos no mercado tem causado um impacto significativo na rotina das empresas. A situação está afetando diversos setores da economia e os especialistas acreditam que a normalidade só se restabeleça em 2021.

Esse cenário se desenhou como consequência da pandemia de Covid-19. Em meio à incerteza e ao caos na saúde, mais precisamente, a partir do mês de abril, a atividade industrial alcançou números negativos, com a produção, o nível de empregos e a utilização da capacidade nos menores níveis da história.

Neste artigo, vamos conversar a respeito da falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de ferramentas, cabos e outros materiais importantes para as indústrias. Vamos destacar a importância da manutenção de uma boa estratégia de gestão de suprimentos e trazer dicas de como você pode se organizar para lidar com esse contexto. Acompanhe!

Como a pandemia afetou a oferta de insumos para as indústrias?

De acordo com publicação da Istoé, em referência a uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a “desvalorização cambial foi o principal fator associado ao aumento de custos de componentes e matérias-primas”. Isso aconteceu porque a variação no câmbio tornou atraente a exportação de insumos e mercadorias.

Assim, a partir do momento em que alguns fornecedores optam por exportar os seus produtos, o mercado nacional, que teve um crescimento expressivo na demanda, ficou desabastecido.

Somado a isso, no quarto trimestre do ano, quando as empresas voltaram a produzir com mais força, o aumento repentino da demanda pegou muitas indústrias de surpresa. Afinal, muitas delas não estavam preparadas para atender a uma necessidade tão expressiva em um curto espaço de tempo.

Quem tinha um bom estoque industrial acabou saindo na frente. Por isso é importante que os negócios se preocupem com esse processo, investindo na gestão de estoque, na diversificação de fornecedores e na valorização de compra por meio dos distribuidores.

Além disso, é fundamental controlar a quantidade de itens produzidos disponíveis para venda e a gestão adequada da matéria-prima e dos suprimentos utilizados nos processos de produção.

Quais são os impactos da falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de materiais em indústrias?

Mas afinal, qual é a razão real para a falta de insumos e matéria-prima na disponibilidade de ferramentas e outros materiais nas indústrias? Dois fatores principais estão associados a esse momento: a valorização do dólar frente ao real e o aumento repentino na demanda por insumos.

Depois de um período de estagnação, a economia reagiu em velocidade acima da esperada. Dessa forma, configurou-se um descompasso significativo entre a procura e a oferta de produtos.

Com a pandemia, tanto fornecedores quanto produtores e compradores estavam com os estoques mais baixos, em face da baixa demanda generalizada em todo o mercado. A retomada expressiva e repentina acabou refletindo em uma sucessão de problemas:

  • dificuldade das empresas de atender aos seus clientes;
  • falta de estoque;
  • alta procura e incapacidade de aumentar a produção;
  • problemas de logística;
  • inadimplência de clientes.

O grande questionamento é: como lidar com a situação? De que forma os compradores, técnicos e gestores podem lidar com a indisponibilidade de produtos e matéria-prima? Será que existe algum meio termo ou estratégia para diminuir o impacto da falta de insumos no mercado? Confira, a seguir!

Qual a importância da compra de suprimentos por meio de distribuidores?

As distribuidoras são organizações que vendem produtos de grandes empresas que, por sua vez, terceirizam a distribuição dos seus artigos. Os distribuidores são peças fundamentais nessa fase, já que podem alcançar os públicos de forma mais eficiente, contribuindo para o aumento da circulação de produtos no mercado.

Não é por acaso que a busca por um distribuidor se tornou parte essencial da estratégia de negócios, principalmente, nas médias e grandes empresas. Esse movimento começou antes mesmo da pandemia e da crise de indisponibilidade de insumos e matéria-prima.

Manter o contato direto com um distribuidor é uma estratégia para quem quer evitar problemas no fornecimento e aumentar a sua cartela de fornecedores. Quando as empresas têm rotinas de compras baseadas apenas em uma frente, o varejo, por exemplo, correm o risco de se deparar com a indisponibilidade de um produto, justamente em um momento de necessidade.

Manter contato com distribuidores permite às empresas o estabelecimento de relações transparentes. Isso porque, quando o distribuidor tem uma previsão e disponibilidade de produtos para os próximos pedidos, a empresa já consegue disparar o seu próprio processo produtivo de forma organizada, garantindo a entrega na data certa.

Atuar com distribuidores assegura a melhora dos processos e a previsibilidade da fabricação. Isso contribui para que a empresa mantenha os valores mais atrativos, sempre respeitando as demandas do mercado e a qualidade dos seus produtos.

Como destacamos, é importante ter em mente que o cenário atual é de indisponibilidade de matéria-prima em diversos setores do mercado. Por isso, manter o contato com bons distribuidores pode ser uma oportunidade de preparar a sua empresa para a normalização da economia. Enquanto isso, o gerenciamento da crise também pode facilitar a rotina dos processos e atendimento às demandas dos seus clientes.

A Nortel é a maior distribuidora de suprimentos MRO do território nacional. Com uma operação ampla em todo país, a empresa é referência em atendimento de grandes empresas por meio de contratos específicos de fornecimentos. Estes contratos contemplam, entre outros escopos, gerenciamento de estoques, fornecimento de itens indiretos, promoção de treinamentos, entre outros serviços.

Ainda, a empresa oferece serviços de compras online, com o objetivo de fornecer, de forma dinâmica e eficiente, itens essenciais para a continuidade das operações da sua empresa.

Durante a pandemia de Covid-19, a oferta de compras online ajudou muitas empresas que estavam sofrendo com a gestão dos seus processos em face à indisponibilidade de muitos fornecedores. Por isso, o mercado online se tornou fundamental para as empresas que buscam manter os níveis de produtividade.

Deu para entender o contexto do mercado durante a pandemia e a razão para a falta de insumos generalizada que vem afetando as organizações empresárias? Se você está com dificuldades na compra de insumos, entre em contato com a Nortel e descubra como nossas soluções podem contribuir para a gestão e eficiência do seu negócio.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!