fbpx

Conheça os principais Equipamentos de Proteção Individual para prevenção de Covid-19

equipamentos de epi
16/12/2020

Conheça os principais Equipamentos de Proteção Individual para prevenção de Covid-19

Quem trabalha na indústria sabe que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é conduta básica para evitar riscos à saúde e aumentar a segurança na execução de diversas atividades. O foco pode estar no combate a agentes químicos, físicos ou biológicos presentes no ambiente.

Muitos EPIs, inclusive, são aliados na prevenção do contágio de vírus como o coronavírus. O ideal é empregá-los junto a outros recursos capazes de eliminar microrganismos nocivos, seja da pele ou vestimentas dos colaboradores, seja das superfícies do local de trabalho.

Neste artigo, vamos listar os produtos que ajudam a prevenir o contágio dentro das empresas e suas instalações. Acompanhe para saber quais devem estar inclusos no programa de treinamento dos funcionários.

Principais equipamentos contra a Covid-19

Boa parte dos EPIs recomendados para a proteção contra a contaminação por COVID são utilizados nos mais diversos segmentos industriais. Os mais importantes são comumente encontrados em empresas de construção, agricultura, engenharia, alimentação etc. Saiba quais são e de que maneira reduzem ou evitam a disseminação do vírus.

Máscaras e respiradores

Equipamentos de uso estritamente industrial e médico, as máscaras foram elevadas a um item comum do vestuário das pessoas. Hoje, usamos essa peça em toda e qualquer interação social.

Os respiradores mais eficientes e recomendados pela Anvisa para a proteção contra riscos biológicos são os do tipo PFF ou N95 (Peça Facial Filtrante). Entretanto, devido à alta demanda, a maioria das pessoas usa as máscaras de tecido, que funcionam como barreira física contra possíveis contaminações. É importante lembrar que esse tipo de respirador não é recomendado para uso industrial ou médico.

Luva

Estudos preliminares não indicam que a contaminação pelo coronavírus ocorra através da pele, mas o uso de luva é extremamente recomendado por evitar que o vírus se aloje nas mãos e seja transmitido ao próprio usuário (que pode coçar a boca ou o nariz) ou a outras pessoas. A recomendação mais importante para o uso de luvas é: toda vez que trocar de atividade ou o tipo de objeto manuseado, as luvas devem ser imediatamente substituídas.

Vale lembrar, no entanto, que o uso de luvas não elimina a necessidade da lavagem frequente como prática de segurança das mãos. Os colaboradores também devem evitar cumprimentos e compartilhamento de itens, já que isso contribui para o acúmulo de resíduos nas luvas.

Protetor ocular

O novo coronavírus consegue entrar no corpo pelos olhos. Por isso, é fundamental exigir o uso de óculos de proteção. Com esse recurso, o funcionário terá um lembrete constante de que não deve coçar ou esfregar a região, já que encontrará um obstáculo frente a qualquer tentativa.

Da mesma forma que as máscaras e luvas, esse item é de uso exclusivo e jamais deve ser deixado de lado. Tirar e colocar a todo momento só vai favorecer a contaminação da peça, reduzindo sua eficácia no combate ao contágio.

Outros itens indispensáveis para prevenir o contágio

Muitos produtos ou dispositivos não são considerados EPIs, mas podem desempenhar papel relevante no controle ou eliminação do vírus nas indústrias. Listamos alguns exemplos abaixo.

Termômetro

Quem frequentou diferentes estabelecimentos nos últimos meses percebeu algo em comum: a adoção do termômetro para verificar a temperatura corporal das pessoas. Aquelas que apresentam variações associadas à febre (37,5 ºC ou mais) devem sair do ambiente de trabalho para realizar um exame.

Trata-se de uma estratégia eficaz de segurança do trabalho em tempos de pandemia. Afinal, permite identificar grupos potencialmente infectados pelo vírus e isolá-los antes que tenham a chance de entrar em contato com indivíduos sadios.

Álcool

Esse produto também se tornou popular em todos os espaços, dos públicos aos privados. Ele é extremamente eficaz para o processo de higienização das mãos, itens pessoais, como celulares, e objetos de uso coletivo, como maçanetas e corrimãos.

A fórmula mais indicada para eliminar o vírus das superfícies é aquela que contém graduação alcoólica de 70% (álcool 70). O ideal é manter frascos com o produto espalhados por todo o ambiente de trabalho, de modo que todos os colaboradores consigam ter acesso. Para a higienização das mãos, o álcool em gel é o mais recomendado.

Tapete

Frigoríficos e laticínios já fazem uso de materiais específicos para a desinfecção de calçados. Felizmente, a ideia ganhou força no atual cenário e muitas empresas passaram a desenvolver tapetes que despejam líquido desinfetante por toda a sola dos sapatos.

É uma opção atrativa para locais com grande circulação, já que possibilita uma limpeza rápida para prevenir a disseminação do vírus. Para potencializar a higienização e ter melhores resultados, vale a pena instalar um tapete em cada ponto de acesso e nos limites onde diferentes espaços se conectam.

Importância dos treinamentos para o uso de EPIs

Segundo as normas trabalhistas em vigor, os empregadores são obrigados a fornecer os Equipamentos de Proteção Individual e a treinar os usuários desses equipamentos.

Cada produto demanda cuidados específicos para que funcione da maneira esperada. Assim, se a finalidade é reduzir acidentes e prevenir o contágio dentro da indústria, você precisa investir em treinamentos e fornecer as orientações necessárias a todos os funcionários.

O processo deve envolver detalhes como: formas de colocar e retirar os EPIs, práticas recomendadas para evitar danos aos produtos, modo de higienizar determinadas peças, frequência de troca, descarte adequado, entre outras questões relevantes.

Muitas distribuidoras contam com equipes técnicas especializadas para capacitar times inteiros sem nenhum custo. Logo, não deixe de procurar o apoio de quem mais entende do assunto para preparar seus funcionários e enfrentar esse momento difícil.

Por fim, é crucial buscar uma fornecedora de suprimentos reconhecida no segmento em que atua. Assim, você vai garantir Equipamentos de Proteção Individual de qualidade para proteger a parte mais importante da empresa, que é aquela composta por pessoas.

A Nortel fornece boa parte dos recursos citados. Aproveite e entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre os produtos disponíveis.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!